Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

UFPE promove cursos gratuitos para a terceira idade

O projeto da UFPE promove a aquisição de conhecimentos, inclusão social e bem-estar de pessoas da terceira idade

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conta com o projeto de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), vinculado ao programa Proidoso. Um dos objetivos é promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas por meio da educação.

(Divulgação: UFPE)
curso terceira idade ufpe
A UNATI está localizada no Prédio do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Federal de Pernambuco

São oferecidos cursos de diversas modalidades que buscam facilitar a aquisição de conhecimentos e integração social. Diante disso, o projeto também tem como propósito fazer entender que nunca é tarde para aprender.

As aulas são formadas por semestre, para 2020.1, há um total de 23 cursos ofertados, entre eles, automassagem, bordado em fita, crochê, espanhol básico, desconstrução da velhice, teatro e outros. Além de alfabetização, voltado exclusivamente para pessoas que ainda não tiveram acesso ao processo de alfabetização.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

As inscrições foram encerradas nesta quinta-feira (20), mas para quem tiver interesse tem a possibilidade de consultar a coordenação do projeto no início de março, pois existe chances de haver vagas disponíveis. A idade mínima exigida para participar é de 60 anos. 

Os cursos são bem flexíveis, de modo que se possa escolher de acordo com a sua necessidade. Além de aulas teóricas, a Unati também conta com cursos manuais e que envolvem o movimento do corpo, como por exemplo, a dança do ventre.

O intuito é promover conhecimento e ao mesmo tempo o bem-estar para pessoas da terceira idade. O momento é marcado com trocas de conhecimentos, onde os docentes também aprendem com os estudantes. Os conteúdos aplicados buscam desenvolver habilidades e novos talentos.

Leia mais:
Hospital das Clínicas da UFPE contribui para o crescimento profissional dos estudantes de saúde
Núcleo de Línguas e Culturas da UFPE oferece cursos de idiomas para alunos e comunidade
UFPE conta com sala de cinema com programação cultural e exibição de filmes de ex-alunos

Todos os cursos são gratuitos, mas alguns exigem pré-requisitos a depender da matéria  que está sendo ofertada. “A Unati tem contribuído de modo positivo para a vida dos idosos, promovendo a inclusão social, aquisição de novos conhecimentos e a  partir disso, influenciando para uma qualidade de vida, à depender do curso optado pelo aluno. Além da promoção da cidadania, com vista ao envelhecimento bem sucedido, que é uma meta da Organização Mundial da Saúde.” relata Ana Paula Marques, coordenadora da programa Unati. 

Além da contribuição de docentes e voluntários externos, a ação conta com o apoio de alunos de graduação e pós-graduação. Entre os contribuintes, existe os com especialidade em gerontologia, que é a ciência que estuda o envelhecimento do ponto de vista biopsicossocial. Nessa parceria, os alunos, sobretudo os bolsistas, desenvolvem um trabalho paralelo ao projeto, não só envolvendo questionamentos e tirando dúvidas, mas também ofertando cursos.

As aulas oferecidas têm agido de maneira positiva na vida dos idosos. Por diversas vezes os alunos comentam que boa parte do conhecimento adquirido em sala de aula é utilizado tanto no dia a dia, quanto para iniciar um empreendimento, como por exemplo,  o crochê que pode ser comercializado, resultando em uma renda extra. 

Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem ligar para o número (81) 2126-3160 / 2126-7366 ou entrar em contato pelo e-mail proidosounati@gmail.com

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações