O período padrão do Curso de Engenharia Civil é de 10 semestres (5 anos), em tempo integral, mas pela flexibilidade e pelo entendimento que a formação exige a participação em estágios, o prazo limite resulta em 15 semestres (6 anos e meio).
Os alunos deverão cursar, por semestre, um conjunto de disciplinas cuja soma das cargas horárias semanais de aula seja no mínimo de 12 horas e no máximo 36 horas.
A grade curricular de 4.140 horas é composta por disciplinas obrigatórias (3.300 horas), disciplinas optativas (360 horas), atividades formativas (120 horas), estágio supervisionado (180 horas) e trabalho de conclusão de curso (180 horas).
Leia também: Tudo sobre a carreira em Engenharia Civil
Você terá disciplinas como:
-
Cálculo Diferencial e Integral
-
Eletricidade Aplicada
-
Geometria Analítica
-
Introdução à Engenharia
-
Mecânica Geral
-
Programação de Computadores
-
Álgebra Linear
-
Construção Civil
-
Métodos Numéricos
-
Estatística
-
Mecânica dos Fluídos
-
Resistência dos Materiais
-
Topografia
-
Introdução à Engenharia Geotécnica
-
Ciências do Ambiente
-
Materiais de Construção Civil
-
Sistemas de Transporte
-
Estruturação Sanitária das Cidades
-
Hidráulica
-
Infraestrutura Viária
-
Laboratório de Mecânica dos Solos
-
Mecânica das Estruturas
-
Equipamentos de Construção e Conservação
-
Hidráulica e Hidrologia Experimental
-
Hidrologia
-
Mecânica dos Solos
-
Engenharia de Recursos Hídricos
-
Engenharia Social
-
Estruturas de Concreto
-
Laboratório de Materiais de Construção
-
Obras Geotécnicas
-
Planejamento de Transportes
-
Saneamento Ambiental
-
Economia de Engenharia
-
Geotecnia de Fundações
-
Pavimentação
-
Administração de Empresas de Engenharia
-
Estruturas de Edifícios
-
Estruturas Metálicas
-
Gerenciamento de Projetos
Leia também:
+Confira o valor médio da mensalidade de Engenharia Civil por instituição
+10 faculdades de Engenharia Civil com menor nota de corte no Sisu
Como entrar na UFPR?
Você pode ingressar na UFPR através do vestibular, pelo Provar e também pelo sistema SISU.
O exame vestibular é realizado anualmente pela UFPR para selecionar candidatos a uma vaga no curso de graduação de Engenharia Civil. Normalmente, as inscrições para o processo seletivo são abertas em agosto e as provas realizadas em dezembro.
O Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) é uma seleção anual da UFPR para preencher as vagas remanescentes a partir do 2º ano dos cursos. O Provar atende os alunos da própria UFPR – com troca de turno e habilitação; alunos de outras instituições; e ex-alunos da UFPR que queiram voltar para seus cursos ou mesmo aqueles profissionais que queiram fazer outro curso de graduação.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.
Quais instituições oferecem cursos de Engenharia Civil com bolsas de estudo?
Além da UFPR, a Quero Bolsa tem parceria com instituições que oferecem bolsas de estudo de até 80% durante toda a graduação.