Nesta segunda-feira (09), ocorre o segundo dia da segunda fase do vestibular de 2025 da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em que os candidatos respondem a 12 questões dissertativas de Linguagens e também fazem uma redação.
Na edição de 2025, o tema de redação da Unesp foi “A medicalização da vida: de quem é o interesse?“. O resultado final com a lista de aprovados na segunda fase será divulgado no dia 31 de janeiro de 2025, no próximo ano.
Confira mais sobre o tema a seguir e veja todas as próximas datas do calendário oficial da Unesp 2025!
Qual foi o tema de redação da Unesp 2025?
O tema de redação da Unesp 2025 foi sobre “A medicalização da vida: de quem é o interesse?“. Segundo o professor de redação do colégio Oficina do Estudante, André de Freitas Barbosa, o tema é muito atual, pertinente e diz respeito a diversas facetas da sociedade.
De acordo com o professor, falar da medicalização da vida é uma questão bastante delicada porque não envolve só a área de saúde, apesar do tema central ser esse, não há a segmentação para algum aspecto específico, ficando a cargo do estudante incorporar isso durante o texto.
“Falar da medicalização da vida é falar de uma sociedade que se vê doente e que procura o médico como uma espécie de novo sacerdote, é aquele que dá a palavra final a respeito de todos os aspectos da vida, e é como se o medicamento fosse a antiga poção mágica, ou fosse algo como uma oração, ou aquilo que nos vai dar uma libertação dos nossos problemas. De certo modo, então, se vê o remédio e a prática médica como coisas divinizadas, como coisas colocadas como superiores às outras atividades sociais”, completa.
A redação da Unesp exige que os candidatos elaborem um texto dissertativo-argumentativo de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, com uma estrutura do texto que contenha introdução, desenvolvimento e conclusão.
A redação também deve conter entre 20 e 30 linhas, no entanto, diferente do Enem, a Unesp não exige uma proposta de intervenção na conclusão.
Segundo o Manual do Candidato da Unesp, a prova de redação terá, na sua correção, a atribuição de nota de 0 a 28 pontos.
Os critérios avaliados serão: atendimento ao tema proposto, atendimento ao gênero/tipo de texto e coerência das ideias, uso da modalidade formal da língua portuguesa (gramática, concordância, regência, ortografia, acentuação, pontuação, etc) e o uso dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.)
Temas que já caíram na redação da Unesp
Segundo a autora de língua portuguesa do Fibonacci Sistema de Ensino, Margarete Xavier, a redação da Unesp geralmente possui temas em formato de perguntas, abordando questões sociais, filosóficas ou culturais e incentivando o candidato a refletir criticamente.
Veja alguns dos temas já cobrados nas edições anteriores da redação da Unesp:
2024 – “É possível um futuro off-line?” 2023 – “A ‘lógica’ do condomínio’: o espaço público está em declínio?” 2022 – “Tudo bem não estar bem? A tristeza em tempo de felicidade compulsória” 2021 – “Tempo é dinheiro?” 2020 – “O carro será o novo cigarro?”
As principais bolsas de estudo para você!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Quando sai o resultado da segunda fase da Unesp?
Segundo o calendário oficial divulgado pela instituição, a divulgação do resultado com a lista geral composta por todos os candidatos aprovados na Unesp será divulgada no dia 31 de janeiro de 2025, a partir das 10h, no site da Vunesp e também da própria Unesp.
Entre na faculdade com bolsa de estudos
Além da Unesp, existem outras possibilidades de você fazer faculdade. Uma delas é com a ajuda da Quero Bolsa, que oferece bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos de graduação.
Confira as ofertas disponíveis em instituições de ensino de todo o Brasil: