
Curso presencial, semipresencial ou ead: qual a melhor opção para você?
Juliana Gottardi | 17/04/25Não existe uma modalidade de ensino melhor que a outra — existe a mais adequada para seu perfil, rotina e objetivos
O curso de Medicina segue sendo um dos mais procurados no Brasil, principalmente, pelas várias oportunidades no mercado de trabalho e crescimento pessoal. No entanto, devido à alta procura, o vestibular de Medicina é o mais concorrido do Brasil, sendo necessário muito empenho para conseguir a tão sonhada aprovação. Neste artigo, vamos falar sobre a melhor faculdade de Medicina, de acordo com o MEC.
Atualmente, a Universidade de Franca (Unifran) é reconhecida como a melhor do país, entre instituições públicas e privadas, conforme Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019, indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC).
Em 2020, foram analisadas 232 graduações de Medicina pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e a Unifran conquistou o conceito 5 (máximo) no CPC Faixa e (CPC Contínuo 4,17), sendo o maior conceito entre todos os cursos de Medicina do Brasil.
A Universidade de Franca fica na cidade de Franca, no interior de São Paulo. No ramo da educação desde 1970, a Unifran atualmente faz parte de um dos maiores e mais reconhecidos grupos educacionais do país, além de ser considerada uma das melhores universidades da América Latina – rankings Times Higher Education e Ranking SCImago.
A Unifran conta com um corpo docente experiente e qualificado para formar os melhores profissionais com posições de destaque no mercado. Em tempos de pandemia, a instituição se destaca também por utilizar algumas das melhores plataformas de ensino on-line.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Entre os cursos de graduação oferecidos pela Unifran, se destaca o curso de Medicina.
A graduação em Medicina na Unifran conta com uma infraestrutura completa: área física própria, dentro do campus, laboratórios com equipamentos e materiais específicos.
Junto disso, a universidade dispõe de um corpo docente de mestres e doutores prontos para fazer a integração perfeita entre teoria e prática na rede pública de saúde e hospitais, em especial, com hospital de ensino no município já com residência médica.
Conheça a grade curricular do curso de Medicina da Unifran:
2° Semestre
FUNÇÕES BIOLÓGICAS
MECANISMOS DE AGRESSÃO E DEFESA
ABRANGÊNCIA DAS AÇÕES DE SAÚDE
HABILIDADES MÉDICAS II
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO/SAÚDE FAMÍLIA II
PERCEPÇÃO, CONSCIÊNCIA E EMOÇÃO
HABILIDADES MÉDICAS III
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO/SAÚDE FAMÍLIA III
NASCIMENTO, CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
4° Semestre
HABILIDADES MÉDICAS IV
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO/SAÚDE FAMÍLIA IV
SAÚDE DA MULHER, SEXUALIDADE HUMANA E PLANEJAMENTO FAMILIAR
PROLIFERAÇÃO CELULAR
DOENÇAS RESULTANTES DA AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE
DOR
HABILIDADES MÉDICAS V
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO/SAÚDE FAMÍLIA V
DOR ABDOMINAL, DIARREIA, VÔMITOS E ICTERÍCIA
FEBRE, INFLAMAÇÃO E INFECÇÃO
PROBLEMAS MENTAIS E DE COMPORTAMENTO
HABILIDADES MÉDICAS VI
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO/SAÚDE FAMÍLIA VI
PERDA DE SANGUE
FADIGA, PERDA DE PESO E ANEMIAS
DISTÚRBIOS SENSORIAIS, MOTORES E DA CONSCIÊNCIA
HABILIDADES MÉDICAS VII
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO/SAÚDE FAMÍLIA VII
LOCOMOÇÃO E APREENSÃO
DISPNEIA, DOR TORÁCICA E EDEMAS
EMERGÊNCIAS
HABILIDADES MÉDICAS VIII
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO/SAÚDE FAMÍLIA VIII
DESORDENS NUTRICIONAIS E METABÓLICAS
MANIFESTAÇÕES EXTERNAS DAS DOENÇAS E IATROGENIAS
CUIDADO EM SAÚDE DA CRIANÇA – PEDIATRIA GERAL E NEONATOLOGIA I
CUIDADO EM SAÚDE DO ADULTO – CLÍNICA E CIRURGIA I
CUIDADO EM SAÚDE DA MULHER – GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I
CUIDADOS NA ATENÇÃO BÁSICA – ADULTO E INFANTIL I
CUIDADO EM SAÚDE DA CRIANÇA – PEDIATRIA GERAL E NEONATOLOGIA II
CUIDADO EM SAÚDE DO ADULTO – CLÍNICA E CIRURGIA II
CUIDADO EM SAÚDE DA MULHER – GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II
CUIDADOS NA ATENÇÃO BÁSICA – ADULTO E INFANTIL II
CUIDADO EM SAÚDE MENTAL E DO IDOSO I
URGÊNCIAS/EMERGÊNCIAS NO ADULTO E CRIANÇA – PRONTO SOCORRO I
CUIDADOS NA ATENÇÃO BÁSICA – VIGILÂNCIA, GESTÃO E PLANEJAMENTO I
ELETIVO I
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
CUIDADO EM SAÚDE MENTAL E DO IDOSO II
URGÊNCIAS/EMERGÊNCIAS NO ADULTO E CRIANÇA – PRONTO SOCORRO II
CUIDADOS NA ATENÇÃO BÁSICA – VIGILÂNCIA, GESTÃO E PLANEJAMENTO II
O curso é oferecido apenas no período integral, sendo na modalidade presencial. A sua duração total é de 12 semestres.
O CPC (conceito preliminar de curso) é o indicador utilizado pelo MEC para realizar este ranking. Este conceito avalia periodicamente grupos de cursos de todos os programas de graduação oferecidos pelas instituições brasileiras a fim de verificar e manter a qualidade do ensino.
Para realizar o ranking, o cálculo do CPC leva em consideração os seguintes requisitos:
O desempenho dos estudantes da instituição no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes);
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD);
Informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho;
Avaliação dos alunos sobre seu processo de formação como um todo na instituição avaliada.
Para a nota final, os cursos são classificados em uma escala de 1 a 5, ou seja, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. No entanto, para efetivar a nota obtida, é feita uma visita in loco das comissões avaliadoras do Inep à instituição. Após isso, é definido um resultado consolidado.
As instituições com notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias, sendo assim, entram obrigatoriamente no cronograma de visitas dos avaliadores. Já os cursos que atingirem a nota 3 podem aceitar a avaliação ou optar por receber a visita a fim de aumentar o conceito com os avaliadores. Por fim, as instituições com notas 4 e 5 podem tornar o CPC em conceito permanente, sem a necessidade de visitas.