Vai ter Sisu no meio do ano de 2024? Descubra!
Diferentemente dos anos anteriores, quando o Sisu acontecia duas vezes ao ano, em 2024 haverá apenas uma edição. Entenda melhor!
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal brasileiro, que seleciona candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Esse é um dos processos seletivos mais aguardados pelos estudantes. Até 2023, o programa tinha duas edições por ano, uma no início e outra no meio do ano. Porém, em 2024, o MEC optou por manter apenas uma edição do Sisu.
Isso significa que, se você pretendia se inscrever no Sisu do meio do ano, terá que adiar os planos. A próxima edição do programa será em 2025, com a nota do Enem 2024.
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Leia mais: Redação Enem: veja 6 citações sobre trabalho e emprego
+ Enem 2024: o que estudar para a prova? Veja matérias e PDF gratuito
Apesar dessa alteração, os candidatos ainda poderão ingressar nas universidades no meio do ano. As vagas remanescentes do primeiro semestre serão disponibilizadas por meio da lista de espera, na qual os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada podem manifestar interesse. As universidades utilizarão essa lista para preencher as vagas que surgirem ao longo do ano letivo.
Portanto, embora o Sisu tenha uma única edição anual, ainda será possível ingressar no segundo semestre, utilizando as vagas que não foram preenchidas inicialmente.
Simulador de notas de corte do Enem
Entenda as mudanças no Sisu 2024
O Sisu 2024 também teve outras mudanças, além da edição única. Para começar, a nova regra da Lei de Cotas estabelece que todos os candidatos, incluindo aqueles que têm direito às cotas, concorrerão inicialmente na modalidade de ampla concorrência. Caso não sejam aprovados nessa categoria, passarão a concorrer nas vagas reservadas para as cotas.
Além disso, o valor definido como teto para a renda bruta familiar mensal per capita foi reduzido de um salário mínimo e meio para um salário mínimo. Isso visa aumentar o número de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica aprovados no processo seletivo.
Veja também: Faculdades particulares com as melhores notas no MEC; veja lista
+ Quanto custa uma faculdade particular? Compare mensalidades e veja preços
Como entrar na faculdade?
Além do Sisu, você pode entrar na faculdade com a Quero Bolsa. A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação. Veja as oportunidades:
São mais de 1.000 instituições de ensino parceiras, como:
- UFBRA
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP