Vale destacar que as inscrições para o Prouni 2025/2 começaram em 30 de junho e seguem até o 4 de julho. São mais de 211 mil bolsas oferecidas, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, em mais de 370 cursos oferecidos por 887 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil.
Para participar, os estudantes devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, evitando sites de terceiros que possam ser fraudulentos.
As inscrições são gratuitas, mas é fundamental que os candidatos atendam aos critérios de renda e desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com pelo menos 450 pontos de média nas provas e sem zerar a redação.
O Prouni 2025/2 tem terceira chamada?
O processo seletivo do Prouni 2025/2 segue um cronograma com duas chamadas para os candidatos pré-selecionados:
- 1ª chamada: 7 de julho
- 2ª chamada: 28 de julho
O Prouni não prevê uma terceira chamada. Ou seja, não haverá uma nova convocação após as duas primeiras chamadas. No entanto, não há razão para desespero caso você não seja selecionado, pois o Prouni oferece uma alternativa: a lista de espera.
Lista de espera
Caso você não seja aprovado nas duas chamadas, ainda há uma última oportunidade de conseguir uma vaga por meio da lista de espera. Essa lista é destinada a candidatos que não foram selecionados nas chamadas regulares e que desejam concorrer às vagas que eventualmente forem desocupadas.
A manifestação de interesse na lista de espera ocorrerá entre os dias 18 e 19 de agosto. Os candidatos que se manifestarem nesse período serão avaliados caso haja vagas remanescentes. O resultado da lista de espera será divulgado em 22 de agosto.