
Lista de espera do Sisu 2026: resultado é liberado; acesse
Isabella Baliana | 11/02/26Resultado da lista de espera do Sisu 2026 está disponível; saiba onde consultar, como funcionam as chamadas e quais são os próximos passos.
Estudantes têm desabafado nas redes sociais sobre os dois processos seletivos ocorrerem ao mesmo tempo
Em resumo:
Entenda melhor abaixo!
Com o calendário dos programas federais de acesso ao ensino superior avançando quase ao mesmo tempo, muitos estudantes passaram a questionar os prazos definidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), as reclamações se concentram no fato de que o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) acontecem em janelas muito próximas.
Para entender melhor, vale considerar que as inscrições no Prouni vão de 26 a 29 de janeiro, enquanto que o resultado do Sisu será divulgado no dia 29 de janeiro. A proximidade das datas tem levado candidatos a se inscreverem no Prouni antes mesmo da divulgação do resultado do Sisu.
A Coordenadora Pedagógica do Colégio Rio Branco, Ana Maris Goulart, explica que essa sobreposição de calendários pode gerar o “fenômeno da inscrição por precaução”.
“Como o candidato só terá certeza da vaga na universidade pública poucas horas antes do fechamento do Prouni, a tendência é que ele se inscreva no Prouni logo no início da semana, para ‘garantir’ uma alternativa, caso o resultado do Sisu seja negativo”, aponta a especialista.

Leia mais: Posso mudar de curso no Prouni 2026? Entenda!
+ É preciso fazer o vestibular da instituição para concorrer às bolsas do Prouni?
O dilema do estudante consiste no fato do resultado do Sisu ser divulgado no último dia de inscrição do Prouni, ou seja, esta quinta-feira (29). Diante da incerteza sobre a aprovação no Sisu, muitos candidatos têm usado o Prouni como um “plano B” para não ficar sem nenhuma opção de ingresso no ensino superior neste semestre.
Esse movimento tem sido comentado nas redes sociais, com estudantes criticando a sobreposição dos cronogramas e afirmando que, na prática, são obrigados a “apostar” em mais de um programa ao mesmo tempo. Abaixo, veja um dos comentários no X sobre o assunto:

Essa situação ainda pode acarretar em uma “inflação temporária” das notas de corte, segundo a Coordenadora Pedagógica do Colégio Rio Branco.
“Como candidatos com notas altas, potenciais aprovados no Sisu, também se inscrevem no Prouni, as notas de corte parciais dos primeiros dias do Prouni tendem a ser mais altas que o normal. Após o resultado do Sisu, muitos desses candidatos não efetivam a matrícula no Prouni, o que faz a nota ‘real’ cair nas chamadas seguintes”, esclarece Ana Maris Goulart.
A inscrição no Prouni não interfere no resultado do Sisu. São processos seletivos independentes, com regras próprias e sistemas distintos. Isso significa que o candidato pode:
O que exige atenção é que não é possível manter duas matrículas ativas em instituições públicas ou privadas com benefício federal simultaneamente.
“Caso um estudante seja aprovado em ambas as situações, o sistema não cancela automaticamente uma delas; por isso, ele deve escolher uma e desistir formalmente da outra para não infringir a lei de vaga dupla”, alerta Ana Maris Goulart.
Se você pretende entrar na faculdade por meio dos programas estudantis governamentais, a Quero Bolsa pode te ajudar com um simulador de notas de corte gratuito. A ferramenta te ajuda a entender sua chance tanto no Sisu e no Prouni, quanto no Fies. Confira:
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.