Veja as animações indicadas para o Globo de Ouro 2023
Umas das maiores premiações do audiovisual está chegando. Veja 5 animações que foram indicadas ao Globo de Ouro 2023 e que vale a pena assistir com as crianças.
Para quem está em busca de entretenimento nas férias, nós temos uma sugestão: que tal maratonar todos os desenhos indicados para o Globo de Ouro 2023? Ao todo, são cinco obras que estão concorrendo à categoria de Melhor Animação em Longa-metragem. Anote aí: o evento acontece apenas dia 10 de janeiro de 2023.
Cada história tem um formato único, que variam desde o stop-motion até ilustrações no estilo de anime japonês. Além da variedade de estilos, os filmes também trazem lições diferentes para o público, encantando não só os pequenos, mas também os adultos.
Lista de animações em longa-metragem indicadas ao Globo de Ouro 2023
1) Pinóquio de Guillermo Del Toro
Quem ainda não assistiu Pinóquio, numa versão produzida por Guillermo Del Toro (um cineasta, roteirista e produtor mexicano), pode conferir a obra na Netflix antes do dia da premiação do Globo de Ouro 2023. São quase duas horas de produção e a faixa etária indicativa é de 12 anos.
Esta história se passa na Segunda Guerra Mundial, na Itália, e traz alguns questionamentos críticos sobre o sistema político vigente da época. Entretanto, o filme carrega o contexto clássico do conto original: Pinóquio é criado por um homem solitário, mas que se diferencia das outras crianças da mesma idade. Para lidar com esse sentimento, ele foge e enfrenta várias aventuras e perigos pelo caminho.
2) Inu-oh
A animação japonesa chamou atenção dos espectadores neste ano. Lançada em maio, a produção é um musical que traz muita fantasia, drama e história em pouco mais de uma hora e meia de filme. A classificação indicativa é livre, então esta é uma boa opção para assistir com as crianças antes da premiação.
Inu-oh, o protagonista, nasceu com características físicas diferentes do padrão. Por conta disso, os adultos cobrem cada centímetro do corpo do garoto, até mesmo o rosto. Porém, a história toma um rumo diferente quando Inu-oh conhece Tomona, um menino cego que toca biwa, famoso instrumento tradicional japonês. Por enquanto, nenhum serviço de streaming divulgou o filme no catálogo.
3) Marcel the Shell with Shoes On
Em tradução livre “Marcel: a concha com sapatos” é uma animação no formato stop-motion que concorre ao Globo de Ouro 2023. Com características de comédia, mas também de ser um pseudodocumentário, o filme de 90 minutos tem classificação indicativa para todos os públicos. Apesar de não estar disponível nos canais de streaming, pode-se pré-encomendar no iTunes e Google Play.
A história mostra Marcel, uma conchinha simpática que vive com a avó Connie e um fiapo de estimação. Antes, eles pertenciam a uma comunidade de conchas, mas que misteriosamente acabou em uma tragédia e eles foram os únicos sobreviventes. A rotina de Marcel muda quando ele conhece um documentarista que começa a acompanhar sua trajetória.
4) Gato de Botas 2: O Último Pedido
Livre para todos os públicos, essa é uma das animações mais prestigiadas para o Globo de Ouro 2023, ideal para toda a família assistir. O filme tem duração de uma hora e quarenta minutos e, apesar da primeira parte estar disponível na Netflix, ainda não há previsão de quando a continuação entrará no catálogo.
Para quem não sabe, enquanto que no Brasil acreditamos que os gatos têm sete vidas, no exterior a lenda diz que os felinos têm nove! E a missão do Gato de Botas nessa aventura é restaurar as nove vidas, já que agora resta apenas uma após tantas confusões que ele se envolveu. A paixão pela adrenalina move o gatinho, que encara vários perigos e desafia a própria coragem.
5) Red: Crescer é uma Fera
Antes mesmo de ser anunciado para concorrer como Melhor Animação em Longa-metragem no Globo de Ouro 2023, “Red: Crescer é uma Fera” já vinha sendo elogiado pelos espectadores. A obra pode ser assistida no Disney Plus e é livre para todos os públicos.
A história mostra o dia a dia de Red, uma garota que está na pré-adolescência e passa por todas as turbulências dessa fase. Porém, toda vez que vivencia alguma emoção mais forte, ela se transforma em um panda vermelho gigante. O filme mostra várias situaçõescomuns dessa etapa da vida, desde a relação com os familiares até questões que envolvem bullying e primeiro amor.
Bônus: vale a pena conferir as outras categorias do Globo de Ouro 2023
A maioria das obras são voltadas para o público adulto, mas ainda assim é possível encontrar filmes ou seriados com classificação indicativa livre ou que seja para a criançada/adolescentes. Um exemplo é a série Wandinha, que concorre para Melhor Série de Comédia ou Musical com a participação da atriz Jenna Ortega, a qual também está na disputa pelo prêmio de Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical.
Wandinha fez sucesso no universo teenno segundo semestre de 2022 e está disponível na Netflix, voltada para maiores de 12 anos. A fama foi tanta que o canal de streaming já confirmou uma próximatemporada para contar mais a história da primogênita da família Addams.