logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Ensino Básico

Melhores filmes da Disney para assistir com as crianças

por Yuri Marques em 19/08/22 18 mil visualizações

Os sucessos alcançados pelos filmes da Disney ultrapassam o público infantil! Por isso, é sempre uma ótima ideia se reunir com os pequenos para assistir as animações que marcaram época. Essa é uma forma de estimular a imaginação ds crianças, assim como o processo criativo delas. 

+ Encontre bolsa de estudos para o ensino básico

E para que todas possam se identificar com as mais variadas histórias, preparamos uma lista dos principais filmes da Disney da categoria infantil. São sucessos de várias gerações, mas que não perdem a graça nunca! Confira abaixo, em ordem alfabética, as sugestões de obras.

10 filmes da Disney para assistir com as crianças

Confira a seguir uma seleção das 10 melhores animações da Disney:

1) Divertida Mente

O filme de 2015 é um verdadeiro convite para refletir sobre emoções que todos temos: alegria, tristeza, raiva, medo e até aquele “nojinho”. A vida de Riley, de apenas 11 anos, vira de cabeça para baixo quando ela se muda para uma nova cidade. 

Como consequência, as emoções da garota ficam agitadas e confusas, o que resulta na Alegria e Tristeza fora da sala de controle do cérebro. A história se desenrola a partir daí, nos dois sentimentos tentando voltar ao local de antes. Neste momento, é abordada a importância de todas as emoções e o porquê devemos dar abertura para senti-las. 

2) Encanto

“Encanto” é mais um grande sucesso, que seguiu a tradição dos filmes da Disney em ter um roteiro brilhante e animações que se destacam. E para este caso, ainda sobrou espaço para bastante magia! A obra foi estreada em 2021, mas está em alta até os dias de hoje. 

A história mostra a família Madrigal, que vive escondida entre as montanhas da Colômbia. O lugar se chama Encanto e faz jus ao nome, por conta da casa mágica e de todas as vibrações que rondam a região. Na família Madrigal, cada integrante tem um dom especial, exceto Mirabel. 

Porém, a garota será encarregada de uma missão: ao descobrir que Encanto está em perigo, Mirabel é a única pessoa que pode proteger o local. Ela embarca nessa aventura, onde aos poucos começa a perceber que todos têm um valor, independentemente de saber fazer magia ou não. 

3) Luca

Separe o seu gelato! Lançado no ano passado, “Luca” já se tornou uma grande referência entre os filmes da Disney. A história mostra a vida do protagonista Luca, um “monstro” marinho que costuma pastorear peixes e vive com os pais no fundo do mar. A narrativa ganha um novo rumo quando Alberto, outro monstro aquático, surge e se aproxima do garoto.

Os dois viram amigos e compartilham de uma mesma vontade: ir à superfície, junto com as pessoas. Ao entrarem em contato com a terra, ambos ficam com corpos de humanos e passam despercebidos pela vila. Eles conhecem Júlia, uma garota humana, e os três divertem-se com gelatos e massas, enquanto os meninos guardam segredo. Reúna toda a família para assistir!

4) Moana

Você e as crianças já assistiram “Moana”? Se não, agora é a hora! A estreia foi em 2017, mas nunca é tarde para apreciar uma boa animação, ainda mais com uma trilha sonora que acompanha o filme do início ao fim. No final, você já vai estar cantando todas as músicas! 

Moana é uma jovem que parte em uma jornada para tentar salvar seu povo. No meio do caminho, ela conhece o poderoso Maui, um semideus um pouco… Diferente. Eles se tornam amigos e compartilham muitas aventuras em uma viagem pelo oceano, dando apoio mútuo aos momentos de dificuldade. 

Veja também:
+ 6 personagens femininas de desenhos infantis inspiradoras

5) Procurando Nemo

O grande clássico entre os filmes da Disney não poderia faltar nesta lista! “Procurando Nemo” foi lançado em 2003, mas até hoje leva as crianças para o mundo da fantasia, enquanto que desperta um sentimento de nostalgia nos mais velhos. 

A história gira em torno de Marlin e Nemo, pai e filho, respectivamente. Os dois são peixes palhaços que vivem em um coral e, aparentemente, levam uma vida normal… Até que Nemo é capturado por humanos e levado para longe do pai. Marlin cruza o oceano atrás do filho e passa por muitas aventuras ao lado de Dory, uma peixinha simpática e que sofre de amnésia recente. 

6) Red: crescer é uma fera

Ninguém disse que seria fácil crescer, não é? Mas se a pré-adolescência foi um período complicado para você, imagine então para a jovem Red, que se torna um panda vermelho toda vez que fica animada. E como explicar isso para os amigos, hein? 

O filme é deste ano e já recebeu vários comentários positivos da crítica, pois além de entreter as crianças, também traz ótimas reflexões aos mais velhos, especialmente para quem já é mamãe ou papai. O amadurecimento de uma jovem de 13 anos também é importante para os pais, assim como é na vida real. Esse é um processo que toda a família deve compartilhar. 

7) Rio

Tendo a primeira edição lançada em 2011, e a segunda da franquia divulgada em 2014, Rio é uma produção da Disney com gostinho brasileiro! A narrativa mostra a história de duas araras azuis, Blu e Jade, que se conhecem no Rio de Janeiro acompanhados de seus donos. 

Os dois são pássaros bem diferentes: enquanto Blu foi criado dentro de casa e tem forte apego por quem cuida dele (Linda), Jade é um espírito livre que não gosta de ficar engaiolada. Porém, quando são capturados por caçadores, eles precisarão trabalhar juntos para fugir do cativeiro.

8) Soul

“Soul”, em tradução literal, significa alma. E este é exatamente o foco desta obra. Lançado em 2020, o filme mostra a história de Joe, um professor de jazz do ensino médio, frustrado com a própria vida porque os planos não saíram como ele planejava. 

Porém, ao precisar viajar para outro local e ajudar uma pessoa “especial” a encontrar sua paixão, ele acaba entrando em contato com novas perspectivas sobre a vida. A reflexão faz com que Joe entenda melhor o que faz com que ele seja quem ele é, e qual a importância disso para sua alma. 

9) Valente

A protagonista de cabelos ondulados e ruivos chama a atenção! E não é por acaso: Merida foi destinada a seguir os costumes da família e se casar com um cavalheiro já selecionado, a partir de um torneio de flechas. Porém, não é esse seu desejo. Desafiando todas as tradições, a jovem decide seguir sua própria jornada, a partir de seus anseios e vontades. 

Mas Merida não contava com alguns empecilhos no caminho, inclusive relacionados às atitudes de sua mãe. A aventura da garota apenas aumenta conforme a narrativa se desenrola. O filme, de 2012, passa aos telespectadores uma mensagem de coragem, principalmente para seguir acreditando nos próprios objetivos. 

10) Viva – A vida é uma festa

Assim como todos os filmes citados, “Viva – A vida é uma festa” promete tocar no fundo do coração, ao mostrar a história de uma família mexicana em que a música era proibida. Na verdade, ficou proibida até o jovem e destemido Miguel decidir correr atrás do sonho em se tornar um músico talentoso, como seu grande ídolo, Ernesto de la Cruz.

Nesta jornada, o garoto acaba indo à Terra dos Mortos, onde faz amizades com quem já está por lá. O objetivo inicial era conhecer Ernesto, mas Miguel também descobre muitos segredos que envolvem sua família, entre outras informações que podem influenciar no mundo dos vivos. A narrativa é criada em meio a canções e muitas cores vibrantes. 

Qual desses filmes da Disney você vai assistir primeiro?

Aproveite esse tempo ao lado dos pequenos e, após o filme, proponha uma roda de conversa: quais foram os personagens preferidos, os mais engraçados, o que eles fariam no lugar do protagonista, entre outras questões. As histórias podem nos mostrar coisas muito além daquilo que está apenas nos desenhos animados!

Veja também:
+ Artes e educação: veja cinco vantagens de aprender arte na escola
Sobre o autor
author
Yuri Marques

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54