Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

Ensino Básico

6 personagens femininas de desenhos infantis inspiradoras

por Thales Valeriani em 08/03/21

Menina vestida de superheroína, mostrando que a presença de personagens femininas nos desenhos infantis podem contribuir para a autoestima e autoconfiança das meninas

Até meados da década dos anos 2000 era comum que as personagens femininas de desenhos infantis fossem, em sua maioria, frágeis e ficassem à espera de algum personagem masculino para salvá-las ou ajudá-las em sua empreitada.

Além disso, o desenlace da trama quase sempre resultava em amor romântico, formando um casal no qual a mulher é a protegida, e o homem, protetor. 

Atualmente, porém, há vários exemplos de heroínas que são também cientistas, filósofas ou mesmo princesas, e que o objetivo de vida não é o casamento. Essa mudança acontece em razão de transformações na própria sociedade, que passou a aceitar e a reproduzir outros padrões de comportamento. Os desenhos, é importante dizer, fazem parte de tal mudança.

+ Maioria no Ensino Médio, as mulheres aumentam a presença em Ciência e Tecnologia

Tais transformações são positivas, pois promovem a discussão sobre igualdade de gênero ainda na infância, quando as meninas começam a se enxergar e a sonhar consigo enquanto mulher, no futuro. 

Só que há exemplos de independência feminina no mundo da animação desde, pelo menos, 1941! Quer saber mais? Confira a nossa seleção de 6 personagens infantis femininos que são inspiradores, determinados e independentes, para a família toda assistir.

Veja 6 personagens femininas inspiradoras de desenhos infantis

  1. Moana
    Produção de 2016 da Disney, Moana é uma das principais personagens femininas do estúdio. O desenho mostra a vida de uma princesa de 16 anos pouco convencional, nascida em uma das ilhas da Polinésia, no Oceano Pacífico.  Ao longo da narrativa, Moana descobre mistérios sobre o seu povo e tenta salvá-lo.

    A animação aborda um tema necessário, a conservação do oceano e de seus biomas, por meio de uma perspectiva ainda pouco explorada: a liderança feminina. Moana é uma menina determinada, forte e destemida, pois se arrisca mar à dentro, enfrenta monstros e um semideus, tudo para salvar a própria aldeia. 

  2. Mulan

    Mulan foi produzida pela Disney em 1998, sendo um dos clássicos dos desenhos infantis da década de 1990. A animação é baseada na lenda chinesa Hua Mulan e conta a história de uma mulher guerreira que se fantasiou de homem para poder entrar no exército e ajudar o próprio pai. A guerreira Mulan é uma personagem inspiradora, que age com bravura ao não ter medo de assumir riscos para salvar o seu país, a China, além do pai. Entre as mensagens do desenho, está a de que embora a tradição seja importante, algumas regras devem ser revistas com o tempo. 

  3. Mulher-maravilha
    Criada em 1941 para revista em quadrinhos pela DC Comics, a Mulher-Maravilha é um personagem icônico, símbolo da luta feminista, pois é independente, além de ser a primeira aparição de uma super-heroína nos quadrinhos.

    Atualmente, há várias adaptações das revistas da Mulher-Maravilha, existindo séries televisivas, desenhos e até mesmo filmes com ela como protagonista. A personagem é uma semideusa, filha de Zeus com a guerreira Hipólita, que luta pela paz e justiça.

    Entre as mensagens do desenho, está a de que as mulheres podem fazer e ser o que quiserem, não existindo papel ou ação que seja exclusiva dos homens.


  4. Merida (Valente)

    Valente é uma produção de 2012 que apresenta a princesa Merida, feita pelos estúdios Pixar e Disney. Entre as mudanças está o seu visual, composto por cabelos cacheados que sempre estão soltos, representando a independência da mulher, que pode ter o cabelo que quiser.

    No desenho, Merida é obrigada a casar-se com um pretendente escolhido por sua família, em razão de interesses políticos, mesmo contra sua vontade. Contrariada, a menina foge de casa e descobre um mundo de emoções e aventuras.

    Ágil com o arco e flecha, a princesa é também uma guerreira de excelência. A animação aborda a importância da família e das tradições, além, claro, da independência da mulher. 

  5. Meninas Superpoderosas
    O desenho das Meninas Superpoderosas é mais antigo, de 1998. Desde então, a animação faz sucesso na TV e em plataformas digitais. As irmãs trigêmeas ganham superpoderes após o pai delas, Professor Plutônio, cometer um acidente em um laboratório.

    O humor do desenho está no modo como ele mostra as personalidades distintas das irmãs e como elas se unem para combater o mal. Além de super-heroínas, elas são também crianças que vão à escola, brincam, ajudam o pai e, no tempo livre, salvam a cidade de Townsville.

  6. Velma (Scooby Doo)
    O desenho do Scooby Doo é um clássico da animação que marcou uma geração. Nele, Velma é a personagem mais inteligente, sendo ela quem desvenda, muitas vezes, os mistérios que a turma se propõe a resolver. 

Para se ter ideia do quão inteligente é a Velma, em algumas edições ela chegou a se tornar cientista da NASA. A calma e a esperteza são características marcantes dessa personagem, que pode ser inspiradora para muitas meninas.

A importância da representatividade nos desenhos para o desenvolvimento infantil

Os desenhos infantis têm o intuito não apenas de entreter a criança, mas também de ensinar noções básicas de convivência, cooperação, cidadania, higiene pessoal, maturidade emocional e intelectual, entre outros aspectos. Isso porque as crianças criam laços e memórias afetivas com os personagens e as histórias, inspirando-se neles.

Por isso, a família deve ficar atenta em relação aos conteúdos consumidos e verificar se são adequados à faixa etária da criança. Só que a idade, claro, não é a única característica que deve ser analisada, afinal, existem desenhos e desenhos. O recomendado é que a criança assista animações que tenham algum intuito pedagógico ou instrutivo, principalmente se forem mais novas.

Além disso, é preciso considerar também a representatividade, ou seja, a forma como grupos sociais são representados nas telas. É comum ver a sociedade feminina, negra e as pessoas com deficiência terem sua imagem atreladas a personagens que carregam estereótipos criados pela sociedade.

+ A importância da representatividade negra nas escolas e o longo caminho a ser percorrido
+ Confira 7 dicas de filmes e desenhos infantis que abordam o racismo

Mas, você deve estar se perguntando: o que isso importa?

A representatividade é essencial para o desenvolvimento psicoemocional da criança, bem como para a formação de sua personalidade. Isso porque os pequenos absorvem informações do mundo ao seu redor e os exemplos existentes têm grande influência neste processo.

Se a menina vê uma personagem feminina independente ou cientista, isso pode mostrar a ela que é possível ser muito mais do que se imagina, ou seja, muito mais do que o papel determinado pela sociedade - de que as mulheres possuem mais facilidade com disciplinas de humanas. 

Pensando nisso, a escolha dos desenhos deve ir muito além da diversão. Por que não aproveitar o mês de março, que contém o Dia das Mulheres, e fazer uma maratona de desenho com personagens femininas inspiradoras? 


Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54