O Quero Bolsa é a ponte entre a sua criança e uma educação de qualidade. Reunimos informações sobre todas as escolas do Brasil, para que você possa encontrar a escola ideal, perto da sua casa e com um orçamento que cabe dentro do seu bolso. Contamos com mais de 4.500 colégios parceiros no país inteiro, com bolsas de até 80%.
O Ensino Médio é o último dos três níveis da Educação Básica. Essa etapa dura três anos e o seu objetivo é aprofundar o conhecimento adquirido no Ensino Fundamental 2, além de preparar o estudante tanto para o mercado de trabalho como para o Ensino Superior.
O Ensino Médio traz mudanças em relação à dinâmica escolar. Nessa etapa, o aluno é mais autônomo no processo de aprendizado, por isso, o esforço relativo aos estudos deve partir dele e não dos professores. A faixa etária recomendada para os estudantes desse nível é de 15 a 18 anos.
O Ensino Médio é obrigatório no Brasil desde 2013. Atualmente, a carga horária desse nível é de 800 horas anuais; até 2022, serão mil horas. A reforma do Ensino Médio, feita em 2017, deixou o currículo flexível ao estabelecer os chamados itinerários formativos. Assim, os alunos podem escolher a área do conhecimento que desejam se aprofundar.
Após a reforma do Ensino Médio, as escolas devem implementar o novo currículo, que prevê cinco itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas, e formação técnica e profissional.
Assim, o aluno pode construir uma trajetória de conhecimento que esteja de acordo com as próprias aspirações. Desse modo, espera-se que exista uma identificação maior entre o jovem e a escola.
No novo currículo, as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática continuam sendo obrigatórias. O estudante deverá dedicar uma parte do seu tempo de estudo ao conteúdo geral, previsto na BNCC, e outra parte a um dos itinerários formativos desejado por ele.
Segundo o Censo Escolar 2018, 16% das escolas do país ofertam o Ensino Médio. Em geral, esses colégios possuem uma infraestrutura melhor do que os dos outros níveis da Educação Básica. De acordo com o Censo, 80% das escolas públicas possuem uma biblioteca ou sala de leitura; entre as particulares, o índice chega a 90%.
Visando reduzir a evasão escolar no Ensino Médio, garantir uma educação de qualidade para todos e atender às novas demandas do mercado de trabalho, o governo propôs uma estrutura diferente para essa etapa da educação básica: o Novo Ensino Médio.
Aprovada em 2017, a Lei nº 13.415/2017 estabelece a reforma do Ensino Médio, alterando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). No novo modelo, o aluno pode escolher se aprofundar em matérias e áreas que mais se relacionam com seus interesses e talentos.
Com o Novo Ensino Médio, o tempo dedicado aos estudos nas salas de aula é ampliado de 2400 para 3000 horas.
O Ensino Médio é o último nível da Educação Básica. Ele é formado por três anos de ensino, sendo o menos extenso dos três níveis. Por ser a última etapa, ela tem um foco no mercado de trabalho, preparando o aluno para um emprego, caso ele também faça um curso técnico, ou para o vestibular, caso ele queira cursar o Ensino Superior.
O 1º ano do Ensino Médio é um período de transição marcado por diversos desafios para o estudante. Voltado para jovens de 15 anos, seu principal objetivo é desenvolver os conhecimentos obtidos durante o Ensino Fundamental, preparando-os para o mercado de trabalho ou para ingressar na universidade.
Sendo assim, é normal que nesta fase muitos alunos optem por escolas que sejam mais voltadas para o Enem e o vestibular.
Além da mudança de colégio, novas disciplinas são introduzidas como química, física, biologia e filosofia, e a pressão de qual curso seguir ou profissão escolher acontece já nos primeiros anos do Ensino Médio.
Diferente das outras etapas da educação básica, neste ciclo, o processo de aprendizado depende ainda mais da dedicação e esforço do próprio estudante que possui maior autonomia e independência.
O 2º ano do Ensino Médio é voltado para jovens de 16 anos. Nesta fase, muitos alunos prestam o Enem para adquirir experiência e se preparar para o vestibular.
No Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) continua sendo referência para a elaboração de currículos escolares que devem ser organizados pelas seguintes áreas de conhecimento:
O 3º ano do Ensino Médio é um período marcado por expectativas, desafios e escolhas. Nele, o estudante encerra sua jornada na educação básica e dá início a uma nova fase de sua vida, seja escolhendo ingressar no mercado de trabalho ou dando continuação aos estudos em uma universidade.
Nesta etapa muitos alunos focam seus estudos para o ENEM e os processos seletivos de diferentes universidades através de simulados, aulões e provas dos vestibulares anteriores. Diversas escolas realizam plantões fora do horário de aulas em que os estudantes podem tirar dúvidas e ter horas extras de estudo.
O último ano do Ensino Médio visa ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo do Ensino Fundamental, formando cidadãos críticos e autônomos e preparando-os para a vida profissional e acadêmica.
ESCOLA ISAAC NEWTON – VILA MATILDE