Como funciona?
Encontre a escola

Busque informações sobre séries, etapas de ensino, escolas e preços.

Garanta a bolsa

Pague a pré-matrícula e garanta a bolsa até o fim da etapa de ensino.

Economize a cada etapa de ensino

Você garante a bolsa com o menor preço e matricula o aluno na melhor escola.

Cadastre a sua escola
Imagem de fundo crianças estudando

Ensino Médio

O Quero Bolsa é a ponte entre a sua criança e uma educação de qualidade. Reunimos informações sobre todas as escolas do Brasil, para que você possa encontrar a escola ideal, perto da sua casa e com um orçamento que cabe dentro do seu bolso. Contamos com mais de 4.500 colégios parceiros no país inteiro, com bolsas de até 80%.

Vem cá que eu te conto o que é o Ensino Médio

O ​Ensino Médio​ é o último dos três níveis da Educação Básica. Essa etapa dura três anos e o seu objetivo é aprofundar o conhecimento adquirido no ​Ensino Fundamental​ 2, além de preparar o estudante tanto para o mercado de trabalho como para o ​Ensino Superior​.

Por que o Ensino Médio é importante?

O ​Ensino Médio​ traz mudanças em relação à dinâmica escolar. Nessa etapa, o​ aluno é mais autônomo no processo de aprendizado​, por isso, o esforço relativo aos estudos deve partir dele e não dos professores. A faixa etária recomendada para os estudantes desse nível é de 15 a 18 anos.

O ​Ensino Médio​ é obrigatório no Brasil desde 2013. Atualmente, a carga horária desse nível é de 800 horas anuais; até 2022, serão mil horas. A reforma do ​Ensino Médio​, feita em 2017, deixou o currículo flexível ao estabelecer os chamados itinerários formativos. Assim, os alunos podem escolher a área do conhecimento que desejam se aprofundar.

Ensino Infantil

O que se aprende no Ensino Médio?

Após a reforma do ​Ensino Médio​, as escolas devem implementar o novo currículo, que prevê cinco itinerários formativos: l​inguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas, e formação técnica e profissional.

Assim, o aluno pode construir uma trajetória de conhecimento que esteja de acordo com as próprias aspirações. Desse modo, espera-se que exista uma identificação maior entre o jovem e a escola.

No novo currículo, ​as disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática continuam sendo obrigatórias​. O estudante deverá dedicar uma parte do seu tempo de estudo ao conteúdo geral, previsto na ​BNCC,​ e outra parte a um dos itinerários formativos desejado por ele.

Veja alguns dados do Ensino Médio

Segundo o Censo Escolar 2018, 16% das escolas do país ofertam o ​Ensino Médio​. Em geral, esses colégios possuem uma infraestrutura melhor do que os dos outros níveis da Educação Básica​. De acordo com o Censo, 80% das escolas públicas possuem uma biblioteca ou sala de leitura; entre as particulares, o índice chega a 90%.

Ensino Médio

O ​Ensino Médio ​é o último nível da Educação Básica. Ele é formado por três anos de ensino, sendo o menos extenso dos três níveis. Por ser a última etapa, ela tem um foco no mercado de trabalho, preparando o aluno para um emprego, caso ele também faça um curso técnico, ou para o vestibular, caso ele queira cursar o ​Ensino Superior​.

Fique por dentro das melhores bolsas na sua cidade

Selo do Prêmio Reclame Aqui

Parabéns! Agora você será avisado sobre novas bolsas!

Veja algumas bolsas que estão te esperando