Ícone de criança

Saiba mais sobre Educação Infantil

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. No Brasil, ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, sendo obrigatória a partir dos quatro anos.

Até os três anos, a criança deve ser matriculada em uma creche; entre quatro e cinco anos de idade, na pré-escola.

Por ser o primeiro contato da criança com a vida escolar, a Educação Infantil é destacada por pedagogos e profissionais da educação como uma etapa importante para o seu desenvolvimento.

Criança com camiseta branca sorrindo

Porque a Educação Infantil é importante?

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) prevê que aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais devem ser desenvolvidos nessa etapa. Isso de modo que a ação da escola complemente a formação familiar e permita a inserção da criança na comunidade.

Outra característica da Educação Infantil é que o brincar e o aprender devem ser conectados. Por isso, há a realização de jogos e brincadeiras no horário escolar; dessa forma, a criança pode desenvolver habilidades motoras, emocionais e técnicas de modo lúdico.

O que se aprende na Educação Infantil?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não prevê um currículo de conteúdo, mas um conjunto de habilidades que devem ser ensinadas de acordo com o ano escolar, ela estabelece seis direitos de aprendizado na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. O intuito é que a criança aprenda a desempenhar um papel ativo e sinta-se provocada a resolver problemas. Além disso, a BNCC também prevê o campo da experiência, que possui cinco divisões. Desse modo, é possível garantir que os conteúdos sejam ensinados de modo lúdico, capaz de envolver a criança por experienciação no processo de aprendizado.

A Educação Infantil é divida em 6 níveis

Os níveis são definidos principalmente pela idade das crianças, indo de Infantil 1 a 5 após completar a creche.

Creche e Berçário

A creche ou berçário é o primeiro contato que crianças de 4 a 11 meses têm com o meio escolar, ampliando seu contato social com pessoas e com o mundo que a cerca.

Além do cuidado básico - como banho e alimentação - a creche é responsável também por promover o aprendizado e desenvolvimento integral da criança, desde aspectos cognitivos e psicomotores até emocionais e sociais, respeitando a sua individualidade e diversidade. É durante essa fase da vida que o bebê começa a reconhecer o limite do seu corpo e a se relacionar com o mundo a sua volta, apurando os cinco sentidos.

Todo esse ensinamento é realizado a partir de estímulos sensoriais, motores, jogos e brincadeiras, sempre com o auxílio e interação dos professores e pedagogos.

Menina com livro aberto

Cadastre um alerta e fique por dentro das melhores bolsas na sua cidade!

Cidade
Grupo de adolescentes se abraçando e sorrindo