O Quero Bolsa é a ponte entre a sua criança e uma educação de qualidade. Reunimos informações sobre todas as escolas do Brasil, para que você possa encontrar a escola ideal, perto da sua casa e com um orçamento que cabe dentro do seu bolso. Contamos com mais de 4.500 colégios parceiros no país inteiro, com bolsas de até 80%.
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. No Brasil, ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, sendo obrigatória a partir dos quatro anos.
Até os três anos, a criança deve ser matriculada em uma creche; entre quatro e cinco anos de idade, na pré-escola.
Por ser o primeiro contato da criança com a vida escolar, a Educação Infantil é destacada por pedagogos e profissionais da educação como uma etapa importante para o seu desenvolvimento.De acordo com o Censo Escolar de 2018, foram feitas mais de 3,5 milhões de matrículas em creches e mais de 5 milhões de matrículas em pré-escolas no país. Ainda segundo a pesquisa, 32% das crianças de até três anos estão matriculadas em creches, sendo que a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é atingir o índice de 50% até 2024. Já na pré-escola, 91% das crianças com a faixa etária correspondente (quatro e cinco anos) estão matriculadas.
Por ser o primeiro contato da criança com a vida escolar, a Educação Infantil é destacada por pedagogos e profissionais da educação como uma etapa importante para o seu desenvolvimento.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) prevê que aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais devem ser desenvolvidos nessa etapa. Isso de modo que a ação da escola complemente a formação familiar e permita a inserção da criança na comunidade. Outras característica da Educação Infantil é que o brincar e o aprender devem ser conectados. Por isso, há a realização de jogos e brincadeiras no horário escolar; dessa forma, a criança pode desenvolver habilidades motoras, emocionais e técnicas de modo lúdico.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que começa a valer a partir de 2020, não prevê um currículo de conteúdo, mas um conjunto de habilidades que devem ser ensinadas de acordo com o ano escolar.
A BNCC estabelece seis direitos de aprendizado na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Se você reparar, vai perceber que todos os direitos previstos no documento são verbos, portanto indicam ações.
Isso porque o intuito é que a criança aprenda a desempenhar um papel ativo e sinta-se provocada a resolver problemas. Além disso, a BNCC também prevê o campo da experiência, que possui cinco divisões.
Desse modo, é possível garantir que os conteúdos sejam ensinados de modo lúdico, capaz de envolver a criança por experienciação no processo de aprendizado.
De acordo com o Censo Escolar de 2018, foram feitas mais de 3,5 milhões de matrículas em creches e mais de 5 milhões de matrículas em pré-escolas no país. Ainda segundo a pesquisa, 32% das crianças de até três anos estão matriculadas em creches, sendo que a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é atingir o índice de 50% até 2024. Já na pré-escola, 91% das crianças com a faixa etária correspondente (quatro e cinco anos) estão matriculadas.
Os grupos são definidos principalmente pela idade das crianças, indo de 1 a 5 após completar a creche.
A creche ou berçário é o primeiro contato que crianças de 4 a 11 meses têm com o meio escolar, ampliando seu contato social com pessoas e com o mundo que a cerca.
Apesar de não existir uma base curricular comum para a Educação Infantil, em 1999, o Ministério da Educação (MEC) elaborou o Referencial Curricular Nacional (RCN) com o intuito de oferecer diretrizes sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os educadores que atuam com crianças de 0 a 5 anos.
Além do cuidado básico - como banho e alimentação - a creche é responsável também por promover o aprendizado e desenvolvimento integral da criança, desde aspectos cognitivos e psicomotores até emocionais e sociais, respeitando a sua individualidade e diversidade. É durante essa fase da vida que o bebê começa a reconhecer o limite do seu corpo e a se relacionar com o mundo a sua volta, apurando os cinco sentidos.
Todo esse ensinamento é realizado a partir de estímulos sensoriais, motores, jogos e brincadeiras, sempre com o auxílio e interação dos professores e pedagogos.
A Educação Infantil é o primeiro nível da educação básica e atende crianças de zero a cinco anos de idade. Ela é dividida em cinco grupos, sendo o Grupo 1 voltado para crianças de 1 a 2 anos.
Diferente de outros níveis da Educação Básica até o Ensino Médio, não há uma base curricular comum para a Educação Infantil, mas o Referencial Curricular Nacional elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) sugere que as escolas desenvolvam os seguintes eixos de trabalho: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática.
No Grupo 1 da Educação Infantil, o período de desenvolvimento da criança é acelerado e permeado por transformações socioafetivas, motoras, cognitivas e de linguagem. A criança entre 1 ou 2 anos de idade já possui uma autonomia maior e seu aprendizado acontece por meio da exploração do ambiente, curiosidade e imitação.
Este ciclo é caracterizado pelo descobrimento; é quando ela aprende a dar os seus primeiros passos e a se comunicar com palavras e frases curtas.
A escola tem como papel principal desenvolver as habilidades da criança através de brincadeiras e exercícios que estimulem:
O Grupo 2 da Educação Infantil contempla as crianças de 2 anos de idade. Segundo o Referencial Curricular elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), em 1999, é importante que as escolas desenvolvam as capacidades motoras da criança, bem como suas habilidades de se comunicar e relacionar as pessoas.
Nesta fase, o conteúdo pedagógico poderá utilizar atividades lúdicas e multidisciplinares para auxiliar no desenvolvimento pleno da criança.
Ao final deste ciclo, é esperado que a criança aprenda a:
O Grupo 3 da Educação Infantil contempla crianças de 3 anos de idade. Nesta terceira etapa, as escolas deverão proporcionar aos alunos um ambiente alfabetizador através de brincadeiras e atividades que estimulem a fala e a leitura.
Todo conteúdo pedagógico é aplicado conforme o método de cada escola, porém, em 1999, o Ministério da Educação (MEC) criou o Referencial Curricular Nacional com atividades e interações baseadas nos seguintes eixos: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática.
Ao final deste ciclo, é esperado que a criança aprenda a:
O Grupo 4 da Educação Infantil, mais conhecido como pré-escola, é voltado para crianças de 4 anos de idade. Por ser uma etapa importante na alfabetização, a escola tem como objetivo mostrar ao aluno que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito.
As atividades e brincadeiras aplicadas através da ludicidade, servem como instrumentos para o aprimoramento de habilidades já assimiladas e o desenvolvimento de novas capacidades, seguindo o modelo sugerido pelo Ministério da Educação (MEC).
Mas, o que diz esse documento? Em 1999, o MEC criou o Referencial Curricular Comum, um documento com diretrizes de ensino para educadores infantis tendo como base os seguintes eixos: movimento, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, e matemática.
Ao final desta etapa, é esperado que a criança aprenda a:
É importante destacar que cada criança possui um desenvolvimento físico, emocional e cognitivo particular a si mesma, e que as práticas de ensino aplicadas mudam conforme a escola e o método pedagógico utilizado.
O Grupo 5 da Educação Infantil é a etapa que fecha o primeiro ciclo da Educação Básica e prepara alunos de 5 anos de idade para ingressar no Ensino Fundamental.
Nessa fase, a criança deixa de ser dependente e passa a ganhar mais autonomia, sendo capaz de raciocinar sozinha, prever cenários e fazer amizades.
Os eixos de conhecimento sugeridos pelo Ministério da Educação - com base no Referencial Curricular Comum estabelecido em 1999 - como movimento, linguagem oral e escrita, artes, natureza e sociedade, e matemática são ainda mais explorados no Grupo 5. O desenvolvimento da criança é realizado através de experiências e brincadeiras que incentivam a alfabetização, a coordenação motora, a sociabilidade e o raciocínio lógico.
Ao final desta etapa, é esperado que a criança tenha os seguintes aprendizados:
ESCOLA ARCO BALENO