O Quero Bolsa é a ponte entre a sua criança e uma educação de qualidade. Reunimos informações sobre todas as escolas do Brasil, para que você possa encontrar a escola ideal, perto da sua casa e com um orçamento que cabe dentro do seu bolso. Contamos com mais de 4.500 colégios parceiros no país inteiro, com bolsas de até 80%.
O primeiro ciclo do Ensino Fundamental chama-se Anos Iniciais, ou Fundamental 1. Essa etapa possui cinco anos letivos, do 1° ao 5° ano. Nesse período, a faixa etária adequada dos estudantes é de seis a dez anos.
A alfabetização das crianças acontece neste ciclo, começando no 1° ano e terminando no 2°. Ainda assim, mais importante do que aprender a ler e a escrever, é necessário que a criança desenvolva um desejo pelo aprendizado e conhecimento.
O ciclo dos Anos Iniciais traz mudanças na rotina escolar do aluno. Nessa etapa, ele desenvolve habilidades e competências que serão aprimoradas ao longo da vida escolar. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética.
Além disso, é nessa etapa que ocorre a alfabetização dos alunos. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), toda criança deverá estar plenamente alfabetizada até o fim do 2° ano.
Nos Anos Iniciais, a escola deve oferecer uma carga horária anual mínima de 800 horas, dividida em pelo menos 200 dias letivos.
Além dos conteúdos previstos nas disciplinas, há conteúdos transversais, como educação ambiental e noções de saúde, que são trabalhados para a criança adquirir noções de cidadania.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, nessa etapa, deve haver uma articulação entre o trabalho e as experiências anteriores da crianças, isso em um contexto lúdico de aprendizado.
Compreende-se que há uma maior autonomia da criança em relação aos movimentos e à própria identidade; por isso, há um estímulo ao seu pensamento criativo, crítico e lógico.
Os dados do Censo Escolar 2018 mostraram que há mais de 128 mil escolas que oferecem ao menos um dos ciclos do Ensino Fundamental. De acordo com a pesquisa, o acesso aos Anos Iniciais está universalizado, pois o atendimento escolar é de 99% da população com a faixa etária adequada.
Ainda de acordo com o Censo, a rede privada cresceu 4% entre 2014 e 2018. Em geral, as escolas que oferecem os Anos Iniciais são estabelecimentos pequenos, pois apenas 4% possuem mais de 500 matrículas. Ao mesmo tempo, quase 40% possuem até 50 alunos.
O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração. Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental 1, e Anos Finais, o antigo Ensino Fundamental 2.
Segundo a BNCC, os anos iniciais do Ensino Fundamental têm como objetivo ampliar as experiências vividas pelos alunos na Educação Infantil, através da ludicidade. Em relação aos conteúdos, a criança aprende o domínio da língua falada e escrita, os princípios matemáticos, a noção de espaço e tempo, os princípios científicos, além de ter um convívio com a arte e a estética.
O Ensino Fundamental I, ou Anos Iniciais, vai do 1º ao 5º ano, e é obrigatório para todas crianças a partir dos 6 anos de idade. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), esta fase é responsável pela formação básica do cidadão, desenvolvendo não só habilidades cognitivas e de conhecimento, mas também sociais e éticas.
O Ensino Fundamental - A nos Iniciais, ou Fundamental 1, tem duração de cinco anos. Nessa etapa, além do desenvolvimento socioemocionalcional, a criança aprende a ler e a escrever.
O 1º Ano do Ensino Fundamental tem como objetivo principal introduzir conteúdos de letramento e matemática para as crianças de seis anos de idade. Considerado um período de transição, ele deve garantir a integração e continuidade dos processos de aprendizado adquiridos durante a Educação Infantil.
Sendo assim, o conteúdo pedagógico do 1º Ano busca desenvolver as múltiplas formas de comunicação, expressão, criação e movimento das crianças para a compreensão do ambiente social e natural a partir de vivências lúdicas.
No 1º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
O 2º Ano do Ensino Fundamental tem como foco aprimorar a alfabetização linguística e matemática. Voltado para as crianças de sete anos idade, este ciclo amplia a capacidade de leitura, escrita e discurso dos alunos, preparando-os para assimilar conteúdos mais complexos nos anos seguintes.
No 2º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
O 3º Ano do Ensino Fundamental encerra o chamado Ciclo de Alfabetização. Voltada para crianças de oito anos de idade, esta etapa tem como foco consolidar os conhecimentos relacionados à leitura, à escrita e à matemática.
Conceitos como a compreensão de estrutura e interpretação de texto são abordados no 3º Ano. Já no campo matemático, há a ampliação de operações como adição e subtração, e noções de multiplicação e divisão começam a ser introduzidas.
No 3º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
O 4º Ano do Ensino Fundamental é destinado para as crianças de nove anos de idade e busca aprimorar os conhecimentos adquiridos na área da linguagem. Durante o ciclo, a interpretação de texto é trabalhada através de diferentes gêneros textuais e portadores de texto, como revistas, jornais, e-mail e blogs. O 4ºano busca também consolidar a escrita do aluno, no que se diz respeito ao vocabulário, conteúdo, estrutura, coerência e coesão textual.
Na Matemática, a criança é incentivada a utilizar o seu raciocínio lógico, interpretando e solucionando problemas através de diferentes estratégias. Além disso, ocorre a sistematização das quatro operações e a ampliação do conhecimento numérico.
No 4º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
O 5º Ano é a última série dos Anos Iniciais do Fundamental. Voltado para crianças de 10 anos de idade, o 5º ano procura ampliar e aprofundar conceitos aprendidos ao longo do ciclo, preparando os alunos para absorver os conhecimentos que serão apresentados nos Anos Finais.
Sendo assim, cabe à escola fornecer as ferramentas necessárias para uma transição suave a fim de não provocar rupturas na construção cognitiva e social das crianças ao longo de sua jornada estudantil.
No 5º Ano dos Anos Iniciais, é esperado que o aluno tenha aprendido a:
ESCOLA ARCO BALENO
ESCOLA ISAAC NEWTON – VILA MATILDE