O Quero Bolsa é a ponte entre a sua criança e uma educação de qualidade. Reunimos informações sobre todas as escolas do Brasil, para que você possa encontrar a escola ideal, perto da sua casa e com um orçamento que cabe dentro do seu bolso. Contamos com mais de 4.500 colégios parceiros no país inteiro, com bolsas de até 80%.
O segundo ciclo do Fundamental vai do 6° ao 9° ano e é chamado de Anos Finais, ou Fundamental 2. A criança começa essa etapa com 11 anos e a termina com 14, já adolescente. Por isso, essa é uma fase de transição da infância para adolescência.
Uma das principais características desta etapa é a variedade de professores, que aumenta em relação aos Anos Iniciais. Em geral, há um professor para cada disciplina oferecida, o que contribui para a independência e o senso de responsabilidade do aluno.
Nos Anos Finais, alguns colégios públicos e particulares oferecem aparelhos tecnológicos, como tablets e celulares, para diversificar o processo de ensino e aprendizado, além de deixar a aula mais interativa e interessante para o aluno.
Do mesmo modo que os Anos Iniciais, nos Anos Finais a carga horária é de 800 horas anuais distribuídas em pelo menos 200 dias letivos.
Nos Anos Finais, há a intenção de despertar a autonomia e o protagonismo dos estudantes, preparando eles para o Ensino Médio.
De acordo com o Censo Escolar 2018, 10% das escolas públicas oferecem ensino integral; entre as particulares, esse índice é de 2%.
Ainda segundo o Censo, pouco mais de 63% dos colégios da rede pública têm acesso à internet. Já entre as particulares, esse percentual é de 96%.
O Ensino Fundamental é o ciclo mais longo do Ensino Básico, com nove anos de duração. Voltado para estudantes de 6 a 14 anos de idade, esta fase é subdividida em dois ciclos: Anos Iniciais, também conhecido como Ensino Fundamental 1, e Anos Finais, o antigo Ensino Fundamental 2.
Segundo a BNCC, os Anos Finais do Ensino Fundamental têm como objetivo desenvolver a capacidade de aprendizado dos alunos, através da compreensão do ambiente natural e social, da política, da economia, da tecnologia, das artes, da cultura e dos valores existentes na sociedade.
O Ensino Fundamental II, ou Anos Finais, se referem as séries do 6º ao 9º ano e contempla adolescentes dos 11 aos 14 anos de idade. Nesta fase, os tópicos estudados servem para preparar os alunos para a próxima fase da educação básica, o Ensino Médio.
O Ensino Fundamental - Anos Finais, ou Fundamental 2, vai do 6° ao 9° ano, durando quatro anos. Nesse ciclo, o aluno se depara com desafios mais complexos, aprofunda os conhecimentos e aumenta o repertório.
A transição do 5º para o 6º Ano é motivo de preocupação de muitos responsáveis por se tratar de um período de diversas mudanças não só pedagógicas, mas psicológicas e biológicas. Voltado para crianças de 11 anos, este ano é o marco inicial nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Na maioria das escolas do Ensino Fundamental I, as aulas eram divididas por eixos, já no sexto ano, o estudante tem disciplinas mais específicas e uma quantidade maior de professores.
Ao longo do sexto ano, a criança passar a desenvolver maior autonomia, realizando a maioria das atividades sozinhas. O aprendizado é caracterizado por um aprofundamento maior dos conteúdos, trabalhando a multidisciplinaridade através de conceitos interligados entre diferentes matérias.
A grade curricular do 6º ano varia de escola para escola. Porém, de forma geral, é esperado que o aluno aprenda a:
O 7º ano do Ensino Fundamental é destinado à crianças de 12 anos de idade. Nesta etapa, o aluno é um adolescente, o que o coloca como um estudante atuante e crítico.
Na disciplina de Matemática, espera-se que ele resolva problemas cada vez mais complexos, como razões e proporções, frações e equações de álgebra. Já na língua portuguesa, as noções de interpretação e escrita são aprofundadas.
No 7º ano, os alunos passam a estabelecer conexões entre as diferentes matérias sobre o mesmo tema, desenvolvendo um pensamento crítico, global e interdisciplinar.
A grade curricular do 7º ano varia de escola para escola. Porém, de forma geral, é esperado que o aluno aprenda a:
No 8º ano do Ensino Fundamental, as aulas são voltadas ao processo de ampliação da autonomia do aluno. Através da língua portuguesa e da conexão entre as disciplinas, o estudante estará preparado para utilizar ferramentas de análise para construir um pensamento crítico.
No oitavo ano, é esperado que o aluno aprenda a:
A conclusão do nono ano marca o encerramento de um ciclo importantíssimo, o da educação básica. É nesta série que dúvidas sobre qual caminho seguir, qual curso superior cursar e qual profissão escolher começam a surgir.
Sendo assim, o último ano do Ensino Fundamental serve como preparação para os alunos que irão ingressar no Ensino Médio, aprofundando conceitos e consolidando a capacidade de desenvolverem um pensamento crítico, complexo e multidisciplinar.
No nono ano, é esperado que o aluno aprenda a:
ESCOLA ARCO BALENO
ESCOLA ISAAC NEWTON – VILA MATILDE