Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Ensino Básico

Artes e educação: veja cinco vantagens de aprender arte na escola

por Thales Valeriani em 29/01/21


Parede bege com mãos de crianças carimbadas com tinta verde, azul e vermelha. Artes e educação, quando aplicadas de maneira efetiva, podem engajar os alunos e auxiliá-los no seu processo de desenvolvimento intelectual e socioemocional.

Você sabia que a arte pode ser uma ótima ferramenta de aprendizado? A artes e a educação são duas práticas que podem caminhar lado a lado, isso porque elas permitem ao professor trabalhar de modo lúdico com os alunos, além de inserir as crianças e os adolescentes em novos contextos, ampliando as perspectivas deles sobre o mundo.

Nesse sentido, as artes podem auxiliar o estudante na construção de uma perspectiva crítica sobre o mundo, sobre as relações sociais existentes e sobre os modos de se expressar, entre outros ganhos.  

A importância da arte na educação

As expressões artísticas podem melhorar o raciocínio, a memória e a auto estima do aluno, além de fortalecer laços entre ele e os demais estudantes. Outro fator de relevância da arte é a sua característica de abordar as subjetividades, permitindo que os sentimentos, as sensações e as expressões também sejam explorados e trabalhados.

Nesse contexto, a arte deve ser entendida como uma prática capaz de estimular a criatividade e a capacidade de interpretação dos alunos, visto que diferentes abordagens e linguagens podem ser trabalhadas, como o teatro, a fotografia, a dança, o cinema, além das artes plásticas. 

Vale destacar que tal ensino pode ser feito de modo transdisciplinar, isto é, reunindo várias modalidades artísticas com outras disciplinas da grade escolar.

Qual é o papel da arte na educação

O estudo artístico auxilia o aluno a desenvolver e a trabalhar várias características, como o foco e a concentração, a disciplina, a imaginação, o senso crítico, a criatividade, a resiliência, além de aumentar o repertório cultural e histórico do estudante.

+ Saiba a importância da leitura na educação infantil
+ Educação ambiental nas escolas: por que ela deve ser implementada?

Assim, a arte pode ser utilizada nos processos de ensino e aprendizado com o intuito de incentivar o aluno a expressar o que ele sente e também o que ele conhece sobre determinado assunto. E isso pode ser feito a partir de várias linguagens, como a literatura, a pintura, a escultura, a música, a fotografia ou o teatro.

Confira, abaixo, cinco vantagens de aprender arte na escola:


1. Estímulo da criatividade
O ser humano tem a capacidade de ser criativo, só que essa característica deve ser estimulada e aprimorada. Atualmente, é comum ouvirmos a expressão “pensar fora da caixa”, que significa resolver um problema de um modo novo, que não seja óbvio. E isso só é possível se a pessoa tiver a imaginação de criar soluções alternativas para o que precisa ser resolvido.

Assim, a arte mostra-se relevante nos espaços de ensino, pois por meio dela o estudante aprende não apenas os processos criativos, mas a raciocinar de modo lúdico e inovador. 

2. Percepção do mundo
A arte é uma forma de conhecimento, justamente por isso é que ela auxilia na construção de uma percepção de mundo. Uma das principais características da arte é a sua subjetividade, no entanto, ela pode ser relacionada com outros campos da ciência, como geometria e história, com o intuito de alcançar resultados práticos e objetivos. 

Isso acontece quando, por exemplo, uma criança cria uma história em quadrinhos. Nesse caso, ela concilia técnicas de geometria, de desenho, com outras, de narração, de roteirização. Ao fazer isso, o estudante aguça a própria capacidade de observar e de se expressar, além de aprender a representar o mundo ao seu redor, transpondo características dele para o próprio desenho ou narração.

3. Inteligência emocional
A criança aprende a expressar o mundo em que vive na mesma medida que ela consegue compreendê-lo. E o mesmo acontece com as emoções. Conforme ela experimenta e conhece as emoções humanas, a criança desenvolve modos elaborados de expressá-las. Por exemplo, quando bebês, a tristeza, a raiva ou a frustração podem ser expressados por meio do choro; quando ficamos mais velhos, tais sentimentos podem ser manifestados de modos mais elaborados.

+ Educação emocional: o que é e por que é tão importante para o seu filho

Desse modo, a arte oferece ferramentas e mecanismos para que a criança aprenda, com o tempo, a expressar o que e como está se sentindo. Além disso, a linguagem artística possui características próprias que permitem que a criança se manifeste de um modo que ela talvez não conseguisse apenas com o uso da linguagem falada.

4. Desenvolvimento do senso crítico
As brincadeiras de criança são mais do que diversão, elas são estratégias para que algo seja aprendido. Pode ser rabiscar, fazer desenho livre, montar quebra-cabeça ou criar esculturas, no final, todas elas são atividades relacionadas com o desenvolvimento do senso crítico do aluno.

Isso porque tais ações permitem à criança observar e materializar o mundo ao redor com as próprias mãos. Nesse contexto, é possível avaliar o esforço que foi realizado, o processo artístico que foi aplicado e o resultado obtido. Nesse processo, o estudante aprende a assumir um papel ativo e a criar o que for necessário, elaborando os próprios conceitos.   

5. Contextos e associações
De modo geral, o ser humano aprende por meio de associações, ou seja, conectamos temas e acontecimentos para que possamos entendê-los melhor. Por isso a arte auxilia o aprendizado nos espaços formais de ensino, pois ela ajuda a criança a estabelecer conexões, a vivenciar conceitos e a criar a partir de novos aprendizados.

Artes e educação: uma combinação que dá certo

A arte pode ser uma importante ferramenta pedagógica não apenas nos espaços formais de ensino e aprendizado, isto é, nas escolas, mas também fora dela. Como vimos, as artes ampliam a sensibilidade, a percepção e a linguagem dos estudantes, além de desenvolver neles o senso crítico e a capacidade de estabelecer associações.

Assim, a arte na educação escolar permite que a criança e o adolescente se desenvolvam não apenas cognitivamente, mas também socialmente.


Leia também:
+ 15 cantigas fáceis e divertidas para brincar com as crianças


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54