Educação ambiental nas escolas: por que ela deve ser implementada?
Veja como a educação ambiental pode ajudar as crianças a obter hábitos mais sustentáveis. Clique e confira tudo sobre o assunto.
Atualizado em 26/01/2022
+ Encontre bolsa de estudos de até 80% em colégios de todo o Brasil
+ Como conseguir uma bolsa de estudos em uma escola no Quero Bolsa
+ Tarefa de casa e o seu papel na educação da criança
+ Saiba como identificar as habilidades do seu filho
No post de hoje vamos abordar de que forma a educação ambiental pode ser abordada nos colégios e também dentro do ambiente domiciliar.
A educação ambiental no Brasil
Em 27 de abril de 1999 foi criada a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), sancionada durante o governo Fernando Henrique Cardoso. A Lei nº 9795 estabelece diretrizes e tem, como principal objetivo, estimular a conscientização pública sobre o dever de proteger o meio ambiente por meio da educação.
Ainda na legislação, a educação é vista como uma das principais formas de atingir tal consciência pois é por meio dela que “o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.”
Baseado nessa premissa, o Art. 2º determina que a educação ambiental deve estar presente em todos os níveis do ensino brasileiro – em caráter formal ou informal – sendo um direito de todos os cidadãos.
A importância da educação ambiental nas escolas
A conservação do meio ambiente depende diretamente da conscientização e da mudança de hábitos das pessoas. Tal mudança só é possível através da educação.
Desde cedo, as instituições de ensino são responsáveis por atuar, em paralelo à educação recebida em casa, na formação de valores e princípios das crianças. Através do conhecimento, da interação entre professores e alunos, e alunos e pares, as crianças aprendem as ferramentas necessárias para se tornarem cidadãos responsáveis e viver em sociedade.
Sendo assim, é essencial que as escolas incorporem aos seus currículos e às propostas pedagógicas ações e projetos que incentivem práticas ambientalmente corretas, em todas as fases de ensino.
Como implementar a educação ambiental nas escolas?
A implementação da educação ambiental nas escolas pode acontecer por meio de conteúdos trabalhados em sala de aula e em atividades específicas. Entretanto, sabemos que a conscientização e a mudança de hábitos acontecem com atitudes pequenas e diárias.
Visto isso, a sustentabilidade deve fazer parte da rotina escolar e das atitudes de seus funcionários, servindo como bons exemplos para as crianças. Ou seja, o que é ensinado ao aluno na teoria deve acontecer na prática. Não adianta o professor falar sobre a importância da reciclagem na aula, porém a própria escola não realiza a coleta seletiva e não possui lixeiras recicláveis espalhadas pelo colégio.
Abaixo, listamos algumas formas de implementar à educação ambiental na escola. Confira:
-
Incentivar o consumo consciente de recursos como água e energia (colocando placas nos banheiros, bebedouros e salas de aula);
-
Ensinar a importância da coleta seletiva e disponibilizar lixeiras recicláveis;
-
Promover a redução do uso de plástico, dando preferência por produtos que agridam menos o meio ambiente;
-
Fazer o reaproveitamento de materiais e evitar o desperdício;
-
Fazer uma horta coletiva.
Além das práticas citadas acima, cabe a escola debater sobre a crise ambiental, os biomas brasileiros, a importância dos diferentes ecossistemas para o funcionamento da vida na Terra e o impacto que certos hábitos podem causar não só ao meio ambiente, mas à vida das próprias crianças.
Uma ótima forma de adotar a educação ambiental nas escolas é através da realização de eventos para celebrar datas comemorativas, como: Dia Mundial da Água, Dia da Árvore, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Mata Atlântica. Outras ações como feiras de ciências e passeios extracurriculares à sítios arqueológicos e museus também podem auxiliar no engajamento das crianças com causas ambientais.
Leia também: Veja a importância da feira de ciências na escola
Como incentivar a conscientização ambiental em casa?
Como dito anteriormente, a adoção de novos costumes e hábitos acontece por meio de pequenas ações, feitas de maneira constante.
Portanto, aliado ao trabalho realizado na escola, é fundamental que os pais incentivem e adotem um consumo mais sustentável dentro de casa também. Isso pode ser feito ao incluindo a criança em pequenas tarefas domésticas, como: separar o lixo, lavar a louça, cuidar do jardim e fazer compras no supermercado.
Aliás, a ida ao supermercado é uma ótima maneira de ensinar hábitos sustentáveis. Optar por frutas e legumes que não estão embalados, dar preferência por produtos à granel, e utilizar sacolas reutilizáveis são apenas algumas atitudes que auxiliam a preservar o meio ambiente.
Educação ambiental como ferramenta para conscientização
Como podemos ver, o ambiente escolar é uma das principais ferramentas transformadoras da sociedade, pois é nele que a formação de novos valores, da convivência em sociedade e da aquisição de conhecimento acontece.
Sendo assim, integrar programas de educação ambiental nas escolas proporciona a aproximação do estudante com a natureza, fazendo com que este perceba que também faz parte do meio ambiente e que, cabe a ele, protegê-lo.
Além disso, as crianças e adolescentes de hoje serão os responsáveis em tomar decisões no futuro, seja no comando de empresas ou dentro do ambiente político. Conscientizá-los sobre a importância de preservar o meio ambiente, é poupar que a exploração descontrolada dos recursos naturais continuem acontecendo, garantindo uma sociedade mais responsável e conectada com a natureza.
A educação ambiental nas escolas é praticada de maneira distinta conforme a instituição e do método de ensino utilizado. A pedagogia Waldorf, por exemplo, é conhecida por dar muito valor ao contato com à natureza. Quer entender melhor? Clique aqui e saiba mais.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.