Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Ensino Básico

Educação ambiental nas escolas: por que ela deve ser implementada?

por Luiza Padovam Vieira em 15/09/20

Nos últimos dez anos, a população mundial cresceu em um bilhão. Hoje, estima-se que há 7,8 bilhões de habitantes no planeta Terra. O aumento da população global, as constantes crises ambientais e a escassez dos recursos naturais atenta para a importância de conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente e de adquirir hábitos mais saudáveis. Nesse contexto, a educação ambiental nas escolas torna-se ainda mais fundamental, como espaço educativo, colaborativo e de formação de valores.

Criança regando plantas como atividade da educação ambiental nas escolas.



+ Tarefa de casa e o seu papel na educação da criança

+ Saiba como identificar as habilidades do seu filho

No post de hoje vamos abordar de que forma a educação ambiental pode ser abordada nos colégios e também dentro do ambiente domiciliar. 

A educação ambiental no Brasil

Em 27 de abril de 1999 foi criada a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), sancionada durante o governo Fernando Henrique Cardoso. A Lei nº 9795 estabelece diretrizes e tem, como principal objetivo, estimular a conscientização pública sobre o dever de proteger o meio ambiente por meio da educação.

Ainda na legislação, a educação é vista como uma das principais formas de atingir tal consciência pois é por meio dela que “o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." 

Baseado nessa premissa, o Art. 2º determina que a educação ambiental deve estar presente em todos os níveis do ensino brasileiro - em caráter formal ou informal - sendo um direito de todos os cidadãos.  

A importância da educação ambiental nas escolas

A conservação do meio ambiente depende diretamente da conscientização e da mudança de hábitos das pessoas. Tal mudança só é possível através da educação. 

Desde cedo, as instituições de ensino são responsáveis por atuar, em paralelo à educação recebida em casa, na formação de valores e princípios das crianças. Através do conhecimento, da interação entre professores e alunos, e alunos e pares, as crianças aprendem as ferramentas necessárias para se tornarem cidadãos responsáveis e viver em sociedade. 

Sendo assim, é essencial que as escolas incorporem aos seus currículos e às propostas pedagógicas ações e projetos que incentivem práticas ambientalmente corretas, em todas as fases de ensino. 

Como implementar a educação ambiental nas escolas?

A implementação da educação ambiental nas escolas pode acontecer por meio de conteúdos trabalhados em sala de aula e em atividades específicas. Entretanto, sabemos que a conscientização e a mudança de hábitos acontecem com atitudes pequenas e diárias.  

Visto isso, a sustentabilidade deve fazer parte da rotina escolar e das atitudes de seus funcionários, servindo como bons exemplos para as crianças. Ou seja, o que é ensinado ao aluno na teoria deve acontecer na prática. Não adianta o professor falar sobre a importância da reciclagem na aula, porém a própria escola não realiza a coleta seletiva e não possui lixeiras recicláveis espalhadas pelo colégio. 

Abaixo, listamos algumas formas de implementar à educação ambiental na escola. Confira:

  • Incentivar o consumo consciente de recursos como água e energia (colocando placas nos banheiros, bebedouros e salas de aula);

  • Ensinar a importância da coleta seletiva e disponibilizar lixeiras recicláveis;

  • Promover a redução do uso de plástico, dando preferência por produtos que agridam menos o meio ambiente;

  • Fazer o reaproveitamento de materiais e evitar o desperdício; 

  • Fazer uma horta coletiva.


Além das práticas citadas acima, cabe a escola debater sobre a crise ambiental, os  biomas brasileiros, a importância dos diferentes ecossistemas para o funcionamento da vida na Terra e o impacto que certos hábitos podem causar não só ao meio ambiente, mas à vida das próprias crianças. 

Uma ótima forma de adotar a educação ambiental nas escolas é através da realização de eventos para celebrar datas comemorativas, como: Dia Mundial da Água, Dia da Árvore, Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Mata Atlântica. Outras ações como feiras de ciências e passeios extracurriculares à sítios arqueológicos e museus também podem auxiliar no engajamento das crianças com causas ambientais.

Leia também: Veja a importância da feira de ciências na escola

Como incentivar a conscientização ambiental em casa?

Como dito anteriormente, a adoção de novos costumes e hábitos acontece por meio de pequenas ações, feitas de maneira constante. 

Portanto, aliado ao trabalho realizado na escola, é fundamental que os pais incentivem e adotem um consumo mais sustentável dentro de casa também. Isso pode ser feito ao incluindo a criança em pequenas tarefas domésticas, como: separar o lixo, lavar a louça, cuidar do jardim e fazer compras no supermercado. 

Aliás, a ida ao supermercado é uma ótima maneira de ensinar hábitos sustentáveis. Optar por frutas e legumes que não estão embalados, dar preferência por produtos à granel, e utilizar sacolas reutilizáveis são apenas algumas atitudes que auxiliam a preservar o meio ambiente. 

Educação ambiental como ferramenta para conscientização

Como podemos ver, o ambiente escolar é uma das principais ferramentas transformadoras da sociedade, pois é nele que a formação de novos valores, da convivência em sociedade e da aquisição de conhecimento acontece. 

Sendo assim, integrar programas de educação ambiental nas escolas proporciona a aproximação do estudante com a natureza, fazendo com que este perceba que também faz parte do meio ambiente e que, cabe a ele, protegê-lo. 

Além disso, as crianças e adolescentes de hoje serão os responsáveis em tomar decisões no futuro, seja no comando de empresas ou dentro do ambiente político. Conscientizá-los sobre a importância de preservar o meio ambiente, é poupar que a exploração descontrolada dos recursos naturais continuem acontecendo, garantindo uma sociedade mais responsável e conectada com a natureza.

A educação ambiental nas escolas é praticada de maneira distinta conforme a instituição e do método de ensino utilizado. A pedagogia Waldorf, por exemplo, é conhecida por dar muito valor ao contato com à natureza. Quer entender melhor? Clique aqui e saiba mais. 


O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54