logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Veja qual faculdade é mais fácil de passar em Medicina

por Camilla Freitas em 24/01/22

Medicina é o curso mais concorrido quando o assunto é vestibular. Estabilidade financeira, empregabilidade e até mesmo status são alguns dos motivos que levam os estudantes a optarem por essa graduação.

No Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2021, por exemplo, foram ofertadas 4.276 vagas nas diversas instituições espalhadas pelo Brasil.  Já no Prouni (Programa Universidade para Todos), foram ofertadas 915 vagas para essa graduação.

Então, se você vai prestar vestibular ou Enem para esse curso tão concorrido, saiba que é fundamental se dedicar aos estudos, porque a concorrência é alta. Para te ajudar nessa preparação, listamos as faculdades mais fáceis de passar em Medicina, segundo as notas de corte da última edição do Sisu.

Leia mais: + Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação
Medicina: conheça os detalhes dessa formação

faculdade mais fácil de passar em Medicina

O que é nota de corte?

Antes de apresentar a faculdade mais fácil de passar em Medicina, a Revista Quero vai te explicar o que é essa nota e qual a finalidade dela. A nota de corte é a menor nota para conseguir ser aprovado no vestibular ou em programas do governo que utilizam a nota do Enem para o ingresso ao ensino superior.

No caso de vestibulares de universidades como a Universidade Estadual Paulista Júlio De Mesquita Filho (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP), a nota de corte serve também para classificar o candidato para a segunda fase.

No Sisu, Fies e Prouni, é possível acompanhar a variação das notas de corte durante o período em que as inscrições dos programas estiverem abertas, geralmente três dias. Com isso, o aluno consegue ter uma noção do seu desempenho em relação a outros candidatos.

Saiba mais: + Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu
Como funciona a nota do Enem

Menor nota de corte de Medicina no Sisu

A nota varia conforme a universidade, a quantidade de vagas ofertadas e o número de inscritos. Por isso, considerando a última edição do programa, apresentamos as faculdades com as menores notas de corte do curso de Medicina na ampla concorrência e no sistema de cotas.  

Confira:

Menor nota na ampla concorrência:

Veja outras 5 universidades com as notas mais baixas em Medicina na ampla concorrência:

Universidade

Campus

Nota de corte

Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Campus Paricarana

781.09

Universidade Do Estado De Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat)

Campus Universitário De Cáceres

782.61

Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Campus - Teresina - Pirajá

784.81

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Campus Vitória Da Conquista

785.66

Fundação Universidade Federal Do Tocantins

Campus Universitário De Araguaína - Emvz

786.12

Menor nota nas cotas:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): 629,52 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Veja as 3 menores notas de corte de Medicina na categoria escola pública:

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Macaé: 793,74

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro: 793,49

  • Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba: 782,72

Veja as 3 menores notas de corte de Medicina na categoria PNE:

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - Caicó): 629,52 

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - Natal): 637,84 

  • Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPAR (Parnaíba): 639,03

Veja as 3 menores notas de corte de Medicina para cotas raciais:

  • Universidade de São Paulo (USPBauru): 825,82

  • Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão Preto): 823,16

  • Universidade de São Paulo (USP - São Paulo): 810,82

Simulador de Notas de corte

O resultado do Enem 2021 será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2022, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Se você fez a prova, com certeza já está se planejando para usar a nota nos programas do governo e nas diversas instituições espalhadas pelo país. 

Para te ajudar a ver em qual faculdade vai conseguir entrar e em qual programa vai ser possível utilizar a sua nota, você pode utilizar a ferramenta de simulador de notas de corte da Quero Bolsa. 

A simulação é simples, e o melhor de tudo: é de graça! Basta acessar o botão abaixo, colocar a sua nota, cidade, o curso pretendido, o e-mail e pronto!

Simulador de notas de corte

Saiba a diferença entre Sisu, ProUni e Fies

Confira a seguir como funciona os programas do governo que facilitam o acesso ao ensino superior e entenda a diferença entre cada um deles:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): como programa, você concorre a vagas no ensino superior público, ou seja, universidades e institutos federais e estaduais. É possível escolher até duas opções de cursos ou faculdades para iniciar os seus estudos.

  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): oferece bolsas de estudo de 50% e 100% para quem deseja ingressar em instituições de ensino superior privado com um preço mais acessível. Para participar, o candidato precisa cumprir alguns requisitos, dentre eles, ter a renda per capita familiar mensal entre 1,5 e 3 salários mínimos;

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): usando sua nota, você pode ingressar no ensino superior privado por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades. Para se inscrever, dentre todos os requisitos, o candidato precisa ter renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Veja também: + MEC publica os editais do Sisu, Prouni e Fies 2022
MEC divulga datas de inscrições do Sisu, Prouni e Fies 2022

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54