
Unicamp 2026: veja as questões mais difíceis da 1ª fase
Isabella Baliana | 26/10/25Veja quais foram as questões mais difíceis da primeira fase da Unicamp 2026 e confira o calendário completo com as próximas etapas do vestibular.
Com 6,45% de abstenção, a Unicamp registra o menor índice dos últimos 15 anos na primeira fase do vestibular. Confira dados regionais, número de candidatos e as próximas etapas do processo seletivo.
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2026, realizada neste domingo (26 de outubro de 2025), registrou 6,45% de abstenção, o menor índice dos últimos 15 anos.
Dos 61.698 candidatos inscritos, 57.716 compareceram para disputar 2.530 vagas em 69 cursos de graduação.
Em resumo:
Veja mais informações abaixo.

Imagem: Antoninho Perri/SEC/Unicamp
Em 2025, o índice de abstenção havia sido de 7,17%, o segundo menor da década, quando 58.489 candidatos participaram da prova. O resultado atual consolida uma tendência de alta presença dos inscritos no processo seletivo.
A taxa de comparecimento variou entre as regiões onde o exame foi aplicado.

Imagem: Unicamp/Divulgação
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2026 foi aplicada em 31 cidades do estado de São Paulo e em seis capitais fora do estado — Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
O exame contou com 72 questões de múltipla escolha, abordando conteúdos de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia e Inglês. A prova teve início às 9h, com duração máxima de cinco horas.
Os candidatos classificados para a segunda fase farão as provas nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025. Já as provas de Habilidades Específicas, exceto para o curso de Música, estão marcadas para o período de 3 a 5 de dezembro.
A divulgação dos aprovados em primeira chamada será feita em 23 de janeiro de 2026, com matrícula virtual nos dias 26 e 27 do mesmo mês.
Se você pretende fazer faculdade, saiba que a Quero Bolsa é a maior plataforma de bolsas de estudos do país e pode te ajudar a entrar no curso superior que você sempre quis com muito desconto.
A Quero Bolsa oferece descontos de até 80% em milhares de faculdades brasileiras parceiras, em diversos cursos. Para ver as ofertas disponíveis, é só acessar o botão abaixo:
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis: