Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Vivências em Enfermagem: o que esperar dessa disciplina na Universo

por Nathalia Macedo em 05/04/18 1,5 mil visualizações

O curso de Enfermagem na Universo tem me proporcionado um grande aprendizado. A disciplina Vivências em Enfermagem II, em especial, tem me chamado bastante atenção, por isso, achei interessante compartilhar um pouco esse conhecimento.

No campus São Gonçalo, local em que estudo, os trabalhos em campo começam no 4º semestre justamente com a disciplina Vivências em Enfermagem I. No 5º semestre do curso, existe uma continuidade dela. Basicamente, o estudante aprende os conceitos em sala de aula e também em campo (no caso, hospitais).

O objetivo dessas disciplinas é mostrar para o aluno como funciona o dia a dia do profissional de Enfermagem, como se fosse um estágio mesmo.

Como tudo é feito

O aluno matriculado na disciplina deve imprimir um termo/contrato e um crachá de estudante, que é disponibilizado pelo gestor do curso de Enfermagem, e entregar para o professor (enfermeiro responsável pelos alunos em campo).

Esse professor entregará os termos aos responsáveis pelo hospital para liberação da entrada desses alunos. Os estudantes sempre serão acompanhados pelo professor responsável.

Como existem diversos alunos matriculados, as pessoas são divididas em grupos de até 10 alunos por dia e horário. As turmas são escaladas por semana e intercaladas. Por exemplo: quarta-feira é o meu dia de estágio. Na divisão de grupos, vou uma semana sim e outra não. Isso acontece para não gerar um certo tumulto no hospital e para que todos possam aprender melhor.

Como é isso na prática

Além de vivenciar situações no ambiente hospitalar, aprendemos conceitos em sala de aula também. Possuímos um orientador para tirarmos dúvidas e debatermos situações vividas em campo.

No 4º semestre, o meu local de estágio foi o HLP - Hospital Luiz Palmier. Trata-se de um hospital da rede pública, situado no centro de São Gonçalo, próximo à universidade. Durante o período, estive quinzenalmente no HLP, onde pude colocar em prática alguns cuidados de Enfermagem como: curativos, aferição de sinais vitais, exames físicos, entre outras situações.

Atualmente, no 5º semestre, estou no Espaço Vida, também localizado no centro de São Gonçalo. É um local específico para tratamento de doenças mais graves, como HIV e tuberculose. Precisamos tomar alguns cuidados a mais durante as visitas a esse hospital, como a utilização de máscara N95 (com filtro respiratório).

Pude observar que vai ser um período de muito aprendizado e crescimento profissional. Trata-se de uma grande oportunidade para adquirir experiência antes do famoso estágio propriamente dito.

Durante todas as aulas, teremos que colocar em prática um plano de aula, que será determinado pelo professor do campo. Todas as quintas-feiras iremos debater com o professor de sala o que estamos aprendendo, o que vemos como pontos positivos e negativos do local, para juntos alcançarmos mais um período de campo.

E você? Já vivencia na prática alguma disciplina na Enfermagem?

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54