Gastronomia na UNIVÁS
- 25 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 27,00

Muito boa
(1)
Como é o curso de Gastronomia na UNIVÁS?
Gastronomia é a arte, a ciência e a cultura de preparar e apreciar alimentos. Vai muito além do simples ato de cozinhar, envolvendo conhecimentos sobre ingredientes, técnicas culinárias, tradições regionais, nutrição e até estética dos pratos.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Gastronomia
Duração: de 2 a 4 anos
O que você vai aprender?
Nutrição E Dietética
Antropologia E História Da Alimentação / Língua Brasileira De Sinais (libras)
Microbiologia De Alimentos E Higiene E Controle Dos Alimentos
Habilidades De Cozinha
Como é a faculdade UNIVÁS
Avaliação dos Alunos
Muito boa
1 avaliação
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 2.090 alunos matriculados
- mais de 160 docentes
- 24 cursos de graduação
- 4 unidades no estado de Minas Gerais
Dúvidas mais frequentes
Um dos grandes diferenciais da Univás é a sua sintonia com o mercado de trabalho do Sul de Minas Gerais, com uma formação alinhada com a prática e com as necessidades da região. Além disso, a instituição também mantém programas de iniciação científica, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Como instituição a serviço da sociedade, a Univás é comprometida com a formação de cidadãos conscientes e competentes para o mercado de trabalho.
Para atender às necessidades de formação profissional do sul de Minas, a Fuvs criou em 1972, a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Eugênio Pacelli (Fafiep). Inicialmente, foram implantados os cursos de Pedagogia, História, Letras e Ciências Biológicas. Com a ideia de criação da Universidade, as autoridades começaram a procurar um novo local para alocar novos cursos e adquiriram das Irmãs Dorotéias o espaço onde funciona hoje a Unidade Fátima da Univás.
O curso de Gastronomia é voltado para quem deseja se profissionalizar na arte culinária, combinando teoria e prática para formar chefs e outros especialistas da área.
Geralmente oferecido como tecnólogo ou bacharelado, o curso aborda desde técnicas básicas de cozinha até temas como segurança alimentar, gestão de restaurantes, nutrição, enologia (estudo dos vinhos), confeitaria e cozinha internacional.
As aulas são majoritariamente práticas, realizadas em cozinhas-escola bem equipadas, onde os estudantes aprendem cortes, preparo de pratos, montagem, apresentação e controle de qualidade.
Também há disciplinas teóricas que tratam de história da alimentação, microbiologia dos alimentos, empreendedorismo e sustentabilidade na gastronomia.
O estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso (TCC) costumam ser exigidos, especialmente no bacharelado. Ao final da formação, o aluno está apto a trabalhar em restaurantes, buffets, hotéis, cruzeiros, consultorias gastronômicas, produção de conteúdo culinário ou abrir o próprio negócio.
Como é o curso tecnológico em Gastronomia?
O curso de tecnologia em Gastronomia possui uma carga horária mínima de 1.600 horas e duração média de dois anos, com foco na formação prática e na capacitação concisa do profissional. A estrutura curricular explora a ciência dos alimentos, técnicas culinárias nacionais e internacionais, harmonização de pratos e bebidas, e gestão de estabelecimentos gastronômicos.
Além do direcionamento teórico, o programa integra atividades práticas, realizadas em cozinhas experimentais e laboratórios específicos. O estágio supervisionado também está presente, com obrigatoriedade condicionada à grade de cada instituição. Quando exigido, ele possibilita a vivência prática em ambientes reais, treinando o estudante para o mercado de trabalho.
Como é o bacharelado em Gastronomia?
O bacharelado em Gastronomia é uma formação superior mais abrangente e longa, com duração média de 4 anos. O curso combina aulas práticas de cozinha com uma base teórica sólida, permitindo ao estudante entender a gastronomia não só como prática culinária, mas também como fenômeno cultural, social e econômico.
Durante a graduação, o aluno estuda técnicas gastronômicas nacionais e internacionais, confeitaria, panificação, enologia, nutrição, microbiologia dos alimentos e segurança alimentar.
Além disso, há disciplinas voltadas para gestão de negócios gastronômicos, controle de qualidade, sustentabilidade, antropologia da alimentação, comunicação e até marketing aplicado à área.
Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores definido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gastronomia deve preparar o profissional para, entre outros itens:
Conceber planejar, gerenciar e operacionalizar produções culinárias nas diferentes fases dos serviços de alimentação;
Criar preparações culinárias e valorizar a ciência dos ingredientes;
Diferenciar e coordenar técnicas culinárias;
Validar a segurança alimentar;
Identificar novas perspectivas do mercado alimentício;
Vistoriar, avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação.
Caso queira dar prosseguimento aos estudos, o aluno pode ingressar numa pós-graduação na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, por exemplo.
Quais são as melhores faculdades de Gastronomia do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Gastronomia do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Instituição | Nota | Cidade |
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (Belas Artes) | 5 | São Paulo-SP |
Centro Universitário Senac (SENAC-SP) | 5 | Águas de São Pedro-SP |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) | 5 | Porto Alegre-RS |
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) | 5 | Recife-PE |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Su (UNIJUI) | 5 | Ijuí-RS |
Centro Universitário Senac (SENAC-SP) | 5 | Campos do Jordão-SP |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) | 4 | Santos-SP |
Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Gastronomia? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
Gastronomia é a arte, a ciência e a cultura de preparar e apreciar alimentos. Vai muito além do simples ato de cozinhar, envolvendo conhecimentos sobre ingredientes, técnicas culinárias, tradições regionais, nutrição e até estética dos pratos.
A gastronomia também abrange a história dos alimentos, seus contextos culturais e sociais, além das inovações que surgem com o tempo, como a gastronomia molecular e as tendências da alimentação sustentável.
É uma área que une criatividade, técnica e sensibilidade, sendo fundamental para a valorização da cultura e para a promoção de experiências sensoriais únicas.