História na UVA - Veiga de Almeida
- Graduação
- 8 semestres
- 49 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 106,09
Boa
(20)
Como é o curso de História na UVA - Veiga de Almeida?
História é a área que estuda as ações humanas ao decorrer do tempo, buscando compreender eventos, culturas e transformações que moldaram a sociedade. Por meio da consulta de fontes, como documentos, artefatos e relatos orais, a ciência analisa o passado e traça conexões com o presente, contribuindo para a formação de uma visão crítica sobre o mundo.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Análise Textual
Filosofia
Fundamentos Das Ciências Sociais
História Antiga Ocidental
Como é a faculdade UVA - Veiga de Almeida
Avaliação dos Alunos
Boa
20 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 30.000 alunos matriculados
- mais de 530 docentes
- 78 cursos de graduação e 235 de pós-graduação
- 86 unidades
Dúvidas mais frequentes
A UVA se destaca pela diversidade de cursos de graduação e pós-graduação, além de programas de extensão universitária. Com uma forte presença no Rio de Janeiro, a universidade possui unidades em diversas regiões da cidade.
Entre os principais diferenciais da UVA, é possível destacar a qualificação do corpo docente, que é formado por profissionais experientes, com experiência em diferentes áreas do conhecimento.
Além disso, a UVA investe em tecnologia e inovação, disponibilizando aos alunos uma infraestrutura moderna e avançada, com laboratórios equipados e uma ampla biblioteca.
O curso de História é desenvolvido em nível de bacharelado ou licenciatura, com duração média de quatro anos e uma carga horária que varia entre 3.000 e 3.200 horas. Segundo definido pelo pelo Ministério da Educação (MEC), por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), a formação é agrupada em três eixos que abrangem conteúdos teóricos, metodológicos e práticos. São eles:
Eixo Teórico-Metodológico: Foca no estudo das bases teóricas e historiográficas, como Teoria da História, Historiografia e Epistemologia da História. Nesse período, os alunos aprendem a lidar com diferentes correntes teóricas e metodológicas que orientam o trabalho do historiador, além de desenvolverem um pensamento crítico sobre as narrativas e interpretações do passado.
Eixo de Conteúdo Histórico: É composto por disciplinas que abordam diferentes períodos e áreas geográficas, como História Antiga, História Medieval, História Moderna, História Contemporânea, História do Brasil e História da África. Esse módulo permitem que o aluno entenda os eventos do passado, bem como as interações entre diferentes sociedades ao longo do tempo.
Eixo de Pesquisa e Prática: Envolve a aplicação dos conhecimentos teóricos em atividades práticas, como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a Iniciação Científica, além de estágios supervisionados em instituições culturais, como museus, arquivos e centros de documentação. As atividades práticas também incluem a análise de fontes históricas (documentos, imagens, registros orais).
O curso oferece, ainda, disciplinas optativas e atividades complementares, como seminários, congressos e projetos de extensão, conferindo autonomia ao aluno para que personalize sua formação, focando em áreas de interesse particular.
A metodologia do programa é suportada por modalidades presencial e à distância (EaD), atendendo a demanda de estudantes que buscam consolidar o aprendizado por meio da prática presencial e alunos que desejam conciliar os estudos com obrigações adicionais.
Bacharelado em História
O bacharelado em História forma historiadores, aptos a atuar em áreas que transcendem o meio educacional. O curso tem duração média de 4 anos, com carga horária mínima estipulada pelo MEC de aproximadamente 3.000 horas, podendo variar entre as instituições.
O currículo inclui disciplinas teóricas e práticas, abordando história geral, história do Brasil, métodos de pesquisa histórica e análises interdisciplinares. Atividades práticas, como análises documentais, organização de arquivos históricos e estudos de campo, também são integradas, assim como o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso (TCC).
Os egressos do bacharelado em História têm um campo amplo de atuação, podendo trabalhar em arquivos, museus, bibliotecas, centros culturais, editoras, consultorias para produções audiovisuais, turismo cultural e pesquisas acadêmicas.
Licenciatura em História
A licenciatura em História se propõe a formar professores para os ensinos fundamental e médio. Assim como o bacharelado, a licenciatura tem duração média de 4 anos, mas apresenta uma estrutura curricular voltada para a prática docente.
A carga horária mínima estipulada pelo MEC é de cerca de 3.200 horas, com grades dedicadas às disciplinas pedagógicas e práticas de ensino. Além das disciplinas tradicionais de História, como história geral e história do Brasil, os alunos da licenciatura estudam de didática e psicologia da educação.
A prática pedagógica é enfatizada, e o estágio supervisionado permite que os estudantes vivenciem o ambiente escolar e desenvolvam competências para a sala de aula.
Os licenciados em História encontram sua principal atuação no ensino básico, mas também podem trabalhar com produção de materiais didáticos, formação de professores, educação em espaços não formais, como museus e centros culturais, e desenvolvimento de projetos educativos em instituições públicas e privadas.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Quais são as melhores faculdades de História do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Hist´ória do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5 e, na edição 2024, 32 cursos recebem a avaliação máxima (5).
Instituição | Nota | Cidade |
Universidade de São Paulo - USP | 5 | São Paulo-SP |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) | 5 | Mariana-SP |
Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) | 5 | São João del-Rei-MG |
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF | 5 | Juiz de Fora-MG |
Universidade Federal de Uberlândia - UFU | 5 | Uberlândia-MG |
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG | 5 | Belo Horizonte-MG |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) | 5 | Teresina-PI |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | 5 | Guarulhos-SP |
Universidade de Brasília (UnB) | 5 | Brasília-DF |
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM | 5 | Santa Maria-RS |
Que tal estudar História? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições parceiras da Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
História é a área que estuda as ações humanas ao decorrer do tempo, buscando compreender eventos, culturas e transformações que moldaram a sociedade. Por meio da consulta de fontes, como documentos, artefatos e relatos orais, a ciência analisa o passado e traça conexões com o presente, contribuindo para a formação de uma visão crítica sobre o mundo.
A faculdade de História forma profissionais qualificados para investigar e interpretar eventos e processos históricos. A formação estimula uma visão crítica sobre os eventos que moldaram a sociedade, analisando as transformações culturais, sociais, políticas e econômicas. Além disso, o programa prepara o aluno para atuar de forma ética na preservação da memória e na disseminação do conhecimento histórico.
Durante o curso, os estudantes exploram tópicos de história antiga, medieval, moderna e contemporânea, além de abordagens específicas sobre história do Brasil, história das Américas e história africana. Também estudam metodologias de pesquisa, análise de fontes históricas e teorias da história, desenvolvendo habilidades de investigação e apresentação de informações com rigor acadêmico.
Ao concluir o curso de graduação em História, os egressos podem seguir carreiras docentes, atuando como professores de História em escolas de ensino básico e médio. Também podem trabalhar em museus, arquivos e bibliotecas.