Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Agronomia na Anhanguera

  • Graduação
  • 10 semestres
  • 73 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 89,24
4,2

Boa

(7)

Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Agronomia na Anhanguera?

O curso de bacharelado em Agronomia da Faculdade Anhanguera possui duração de 5 anos (10 períodos) e apresenta duas modalidades de ensino aos estudantes: presencial e semipresencial. Nos primeiros períodos, o aluno terá acesso às disciplinas básicas que envolvem conhecimentos de Ciências Exatas e Ciências Biológicas. As atividades práticas iniciam no segundo ano com disciplinas mais específicas e próximas das atividades profissionais. O estágio é obrigatório para o curso de Agronomia e um dos diferenciais da Faculdade Anhanguera é o Canal Conecta. Um portal exclusivo de vagas de emprego e de estágio para os alunos da instituição.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências agrárias

  • Duração: 5 anos

Qual a grade curricular de Agronomia?

  • Acarologia e Nematologia

  • Agricultura de Precisão

  • Agricultura I

  • Agricultura II

Ver 30 disciplinas da grade curricular

Como é a faculdade Anhanguera

Avaliação dos Alunos

4,2

Boa

7 avaliações

  • Empregabilidade
    3,6
  • Estrutura
    4,6
  • Professores
    4
  • localização
    4,6

Resumo da faculdade

  • mais de 121.000 alunos matriculados
  • mais de 5.000 docentes
  • 99 cursos de graduação e 679 de pós-graduação
  • 1796 unidades

Dúvidas mais frequentes

A Anhanguera conta com uma metodologia de ensino inovadora, que prioriza a prática e o desenvolvimento de habilidades. A equipe de professores, formados por mestres e doutores, valorizam a atualização constante e o diálogo com seus alunos.

Para o desenvolvimento dos estudos, Anhanguera utiliza uma plataforma de ensino adaptativo, baseada em inteligência artificial, que elabora planos de estudo individualizados e gamificados, focando nas áreas de maior dificuldade do aluno.

O sistema educacional inclui atividades interativas e um ambiente virtual de aprendizagem dinâmico. As avaliações são contínuas, permitindo que o desempenho do aluno ao longo do semestre influencie diretamente na sua nota final, integrando cursos complementares e estudos dirigidos.

A Anhanguera também mantém uma estrutura física com laboratórios, bibliotecas e salas de aula equipadas com recursos multimídia. Além disso, o programa de Convênio Empresa possibilita parcerias com empresas para oferecer descontos em cursos.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Agronomia deve incluir os seguintes conteúdos, entre outros:

  • Agrometeorologia e Climatologia;

  • Biotecnologia, Fisiologia Vegetal e Animal;

  • Cartografia, Geoprocessamento e Georeferenciamento;

  • Comunicação, Ética, Legislação, Extensão e Sociologia Rural;

  • Construções Rurais, Paisagismo, Floricultura, Parques e Jardins;

  • Economia, Administração Agroindustrial, Política e Desenvolvimento Rural.

O curso deve oferecer atividades teóricas e práticas, tais como experimentação em condições de campo ou laboratório, viagens de estudo, visitas técnicas, encontros, congressos, exposições, simpósios, etc.

Os conteúdos contemplados pela Agronomia também incluem os conceitos matemáticos. Por meio das temáticas numéricas, os estudantes aprendem a analisar os dados e desenvolver cálculos ligados diretamente à produção agrícola.

O aluno pode desenvolver seus estudos nas modalidades presencial e a distância. Cada modelo possui sua especificidade que impacta na metodologia da formação.

Como exemplo, o curso de Agronomia EaD permite que o estudante acompanhe as aulas e realize as atividades de forma 100% on-line, contando com o apoio dos recursos disponibilizados digitalmente pela instituição de ensino, como videoaulas e materiais didáticos. Já na modalidade presencial, o aluno desenvolve seus estudos nas dependências da instituição, o que inclui os laboratórios e salas especializadas.

A formação em Agronomia abrange os níveis de bacharelado e curso técnico. Ambos os modelos possuem diferenças de enfoque e metodologia. O curso técnico em Agronomia, por exemplo, é voltado para profissionais que desejam adquirir conhecimentos práticos e teóricos na área agrícola em um período de, em média, 2 anos. Ele abrange disciplinas como manejo de culturas, fertilidade do solo, controle de pragas, além de proporcionar habilidades para atuar em projetos e gestão de atividades agrícolas.

O curso técnico em Agronomia Abrange disciplinas como botânica, solos, culturas agrícolas, zootecnia e técnicas de manejo sustentável. A metodologia mescla aulas teóricas com práticas de campo e laboratório, enfatizando a aplicação de conhecimentos em contextos reais. Ele prepara profissionais para atuar em setores como agricultura, pecuária e conservação ambiental, oferecendo uma formação prática e direcionada ao mercado de trabalho.

Por fim, a Agronomia também está disponível em grau de pós-graduação. Ela oferece duas principais vias: especialização e mestrado. A especialização foca no aprofundamento prático de áreas específicas da agronomia, como agroecologia, gestão agrícola ou biotecnologia, adequada para profissionais que buscam habilidades aplicadas. Já o mestrado enfatiza pesquisa e desenvolvimento acadêmico, preparando os estudantes para carreiras na ciência e educação, com forte componente de pesquisa científica, inovação tecnológica e desenvolvimento de novas técnicas.

A Agronomia é a ciência que estuda a produção de alimentos e outros produtos agrícolas. O Agrônomo é responsável por planejar, coordenar e executar todas as etapas de um agronegócio, desde o preparo e cultivo do solo, até o processo de colheita, armazenamento e distribuição dos alimentos.

O curso de Agronomia está voltado para todas as etapas da agropecuária – do plantio e da criação de rebanhos à comercialização da produção.

A agronomia é considerada uma área de estudo multidisciplinar que envolve conhecimentos das ciências exatas e das ciências biológicas. Ela combina elementos plurais, contemplando os conceitos agronômicos.

Ao se formar, o agrônomo está qualificado para aumentar a produtividade agropecuária. Isto é feito por meio da preparação do solo para plantio, do controle de pragas e de armazenamento, conservação e distribuição da produção.

O aluno pode focar em aspectos econômicos, especializando-se no Agronegócio, já que a agricultura é um dos pontos fortes da economia brasileira.

No mercado de trabalho, o agrônomo pode realizar atividades em órgãos públicos, comércio exterior, indústrias de sementes, alimentos e adubos, além da área rural.

A faculdade de Agronomia tem uma duração média de cinco anos e forma profissionais aptos para atuar na produção agrícola, pecuária, manejo de recursos naturais e gerenciamento de agroindústrias.

Embora relacionada às outras áreas do conhecimento, como a Engenharia Agronômica, existem características que diferenciam a Agronomia dos demais campos. A Agronomia refere-se às Ciências Agrárias em geral, abarcando uma gama de áreas, incluindo a Engenharia Agronômica. Já Engenharia Agronômica é a denominação específica da graduação que forma o engenheiro agronômico. O curso se concentra nas etapas de produção agrícola, desde o planejamento até a comercialização, com ênfase no manejo sustentável dos recursos naturais.

Veja também: Tudo sobre o curso de Agrocomputação no site da Quero Bolsa.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da Anhanguera perto de você