Psicologia Jurídica na DOCTUM
- Bolsas a partir de R$ 60,00

Como é o curso de Psicologia Jurídica na DOCTUM?
Psicologia Jurídica é a área da Psicologia que atua na interface com o Direito, aplicando conhecimentos psicológicos para auxiliar na compreensão e na resolução de questões legais.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Psicologia
Duração: em média, 2 anos
Como é a faculdade DOCTUM
Resumo da faculdade
- mais de 13.000 alunos matriculados
- mais de 850 docentes
- 45 cursos de graduação e 140 de pós-graduação
- 36 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Rede de Ensino Doctum se distingue no cenário educacional por sua abordagem flexível e adaptativa ao ensino. Ela oferece modalidades de estudo presencial, semipresencial e a distância (EaD), além de contar com uma infraestrutura moderna, composta por laboratórios e clínicas especializadas.
A instituição disponibiliza diferentes formas de ingresso, como vestibular tradicional, vestibular agendado, e utilização da nota do Enem, além de opções para segunda graduação e retorno aos estudos.
A Doctum se destaca por seus cursos reconhecidos pelo MEC, estando entre as 50 melhores faculdades do Brasil conforme avaliações do Ministério da Educação. Outro ponto forte é seu compromisso com a educação, evidenciado pelo corpo docente qualificado.
O curso de Psicologia Jurídica fornece uma visão abrangente de como os princípios psicológicos são aplicados no contexto judicial. As disciplinas envolvem os fundamentos da psicologia, teorias do desenvolvimento humano e ética profissional. Tratam-se de alicerces para os estudos mais específicos relacionados ao direito.
À medida que o curso avança, os alunos se deparam com disciplinas especializadas, como psicopatologia forense, avaliação psicológica em contextos legais e psicologia do testemunho. Também são abordados tópicos como mediação de conflitos e análise de comportamento criminal.
A metodologia de ensino inclui aulas teóricas, estudo de casos, simulações de situações judiciais e trabalhos de pesquisa. Frequentemente, são promovidas interações com profissionais atuantes na área, como psicólogos forenses, advogados e juízes.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional de Psicologia da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Psicologia Jurídica é a área da Psicologia que atua na interface com o Direito, aplicando conhecimentos psicológicos para auxiliar na compreensão e na resolução de questões legais.
Seu campo de atuação é amplo, abrangendo desde a avaliação psicológica de indivíduos envolvidos em processos judiciais até o acompanhamento de vítimas, testemunhas e infratores.
Além disso, a Psicologia Jurídica pode contribuir para a formulação de políticas públicas, oferecer suporte em mediações e conciliações e atuar em instituições como tribunais, presídios e varas da infância e juventude.
O profissional da área pode trabalhar em conjunto com juízes, advogados e promotores, fornecendo laudos, pareceres técnicos e intervenções psicológicas que auxiliam na tomada de decisões dentro do sistema de justiça.