A transmissão da gonorreia se dá, principalmente, por via de relações sexuais sem uso de preservativo. O contágio pode acontecer de maneira silenciosa, uma vez que é possível que a mulher seja portadora da bactéria mas não tenha sintomas e, por isso, acabe sem querer levando a gonorreia para o(a) parceiro(a).
Quem está com gonorreia pode ter relação sexual?
A principal forma de transmissão da infecção se dá via relação sexual, por isso, é importante evitá-la. Ainda que se utilize camisinha, o ato de colocá-la pode fazer com que parte da secreção da gonorreia infecte outras partes do corpo humano. Assim, o contágio do parceiro pode acabar ocorrendo mesmo com o uso de preservativo.
Gonorreia na gravidez
Quanto à gonorreia na gravidez, é necessário atenção ainda maior. Mulheres com gonorreia têm maior risco de sofrer aborto espontâneo. Além disso, é possível que a bactéria atinja o líquido amniótico, o que faz com que o bebê tenha contato com a infecção.
Também é possível que a bactéria seja transmitida para a criança durante o parto. Nesse caso, o bebê poderá desenvolver a conjuntivite gonocócica.