As ínguas podem aparecer em diversas partes do corpo e apresentam particularidades que variam conforme o local em que elas se encontram. Por isso, para cada tipo de íngua, se faz necessário um tratamento específico para que a infecção desapareça. Dentre os tipos de íngua mais comuns destacam-se:
-
Íngua no pescoço: Ínguas no pescoço costumam surgir na região da garganta, da nuca, do queixo, do maxilar e do próprio pescoço. Costumeiramente, geram bastante incômodo, pois são doloridas e perceptíveis devido às elevações que causam na pele. Em casos de câncer, as ínguas não causam dores, porém, podem ser igualmente visíveis e incômodas.
-
Íngua na virilha: Ínguas na região da virilha são bastante comuns e costumam causar bastante incômodo, bem como bastante dor. Assim como as ínguas no pescoço, as ínguas na virilha devem ser examinadas, pois podem ser evidência de quadros mais graves. Quando são causadas por doenças sexualmente transmissíveis, costumam apresentar secreções, o que facilita a identificação de sua causa.
-
Íngua na axila: Ínguas na região axilar costumam ser pouco preocupantes e de fácil tratamento. Quando os nódulos crescem com o tempo, ou surgem acompanhadas de outros sintomas, como febre, suor noturno e perda de peso, as ínguas podem indicar doenças imunológicas, infecciosas e câncer.
Ínguas benignas e malignas
Algumas ínguas são consideradas benignas e são facilmente diagnosticadas, pois não crescem e costumam doer.
Quando está associada a um quadro de câncer, ou seja, íngua maligna ou linfoma, elas aumentam, são bastante rígidas e múltiplas, além de estarem associadas a diversos outros sintomas, como febre, vômitos, sudorese. O linfoma é um tipo de câncer que provoca tumores nos linfonodos. Os tumores podem atingir todas as glândulas linfáticas, apenas um linfonodo, ou se espalhar pelo corpo.