Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Tecido Nervoso

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 24/4/2019

Introdução

O tecido nervoso é o principal tecido atuante na capacidade dos seres vivos de entender e interagir no ambiente onde habitam, a partir dos estímulos que recebem. 

As mudanças nas condições ambientais, como sons, mudanças de temperatura ou mesmo de luminosidade são percebidas pelo organismo por meio desse tecido, e assim conseguem reagir com uma resposta específica para cada um desses estímulos a depender do que ele informa. 

Quem responde especificamente aos estímulos do ambiente são os músculos, porém quem de fato é responsável pela recepção dos estímulos bem como por escolher a resposta mais adequada é o tecido nervoso.

A origem do tecido nervoso é ectotérmica, nele a substância intercelular é quase inexistente. Assim, os principais componentes celulares desse tecido são os neurônios e as células da glia. 

Neurônios

Os neurônios são células bastantes conhecidas do tecido nervoso. São elas as responsáveis pela transmissão do impulso nervoso que ocorre por conta da diferença de potencial elétrico que existe em sua membrana. 

O corpo celular dos neurônios apresentam regiões de onde partem prolongamentos denominados dendritos e axônios e apresentam também o núcleo e outras organelas. O formato deles varia a depender de sua função, podendo ser mais alongado ou curto, além de possuírem diferentes números de prolongamentos. 

axônio é um prolongamento do neurônio caracterizado por ser mais fino, mais longo e menos ramificado do que os dendritos. Esses axônios podem ser bastante extensos e chegar a 1,5 metros de comprimento.

São eles os responsáveis pela condução de impulsos nervosos para a próxima célula por meio das sinapses. As sinapses transformam esses impulsos nervosos recebidos em sinais químicos para outras células. Já os dendritos são os prolongamentos responsáveis por receber estímulos do meio.

Tipos de Neurônios

  • Neurônio Sensitivo: Os neurônios sensitivos, também conhecidos como neurônios aferentes, são responsáveis por conduzir informações desde a periferia até o sistema nervoso central.
  • Neurônio Motor: Os neurônios motores fazem o papel inverso dos neurônios sensitivos: Conduzem as informações do sistema nervoso central até a periferia, sendo também denominados neurônios eferentes.
  • Neurônio Interneurônio:  Os neurônios interneurônios são os responsáveis por fazer a conexão entre neurônios, por isso sua denominação. São encontrados no sistema nervoso central.

Células da neuróglia ou glia

As células da neuróglia, também conhecidas como células da glia, são células relacionadas com diversas funções, como por exemplo sustentação e nutrição dos neurônios e reparo de todo o sistema nervoso, incluindo os neurônios.

Dessas células pode-se ter como exemplo as células ependimárias, as células da micróglia, os oligodendrócitos, os astrócitos, as células satélites e as células de Schwann, essas duas últimas encontradas no sistema nervosos periférico enquanto que as outras se localizam no sistema nervoso central. 

De toda a neuróglia, os astrócitos são as células encontradas em maior número em todo sistema nervoso central, e se relacionam intimamente com o suporte físico e metabólico dos neurônios.

Já os oligodendrócitos são os neurônios relacionados com a bainha de mielina e seu processo de formação. Essa bainha é uma estrutura que se localiza em volta do axônio e é constituída de membrana plasmática das células, e se enrola várias vezes sobre o prolongamento. 

As células da micróglias são as menores células da glia e são células que possuem ação fagocitária. Por fim, as células ependimárias revestem todos os ventrículos do cérebro além dos ventrículos do canal da medula espinhal. 

Dentre as células localizadas no sistema nervoso central, estão as células satélites e as células de Schwann. As células satélites são células que promovem o isolamento elétrico em volta dos neurônios e atuam como vias para trocas metabólicas. Já as células de Schwann são as células responsáveis por formar a fibra nervosa mielínica do neurônios que estão localizados no sistema nervoso central. 

Neurônios, componentes do tecido nervoso.

Referências

JACOB, Stanley W; FRANCONE, Clarisse Ashworth; LOSSON, Walter J. Anatomia e fisiologia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara 1990. 

DECOURT, Paulo. Anatomia e fisiologia humanas: noções. São Paulo: Melhoramentos 1951.


Exercícios

Exercício 1
(UPE)

O tipo celular que identifica os tecidos do sistema nervoso é o neurônio. Através do sistema nervoso, os animais relacionam-se com o ambiente, dele recebendo estímulos e organizando complexas e elaboradas respostas. O neurônio é responsável por estas atividades. Identifique, na figura abaixo, as partes do neurônio e as funções desempenhadas, respectivamente.

Assinale a alternativa correta.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...