Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Transgênicos

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 12/4/2019

Introdução

São denominados transgênicos os organismos que passam pelo processo de modificação genética, ou seja, são organismos que contêm genes de outra espécie que foram inseridos via procedimentos provenientes da engenharia genética.

Esse processo visa incluir no material genético de um indivíduo um gene externo que auxiliará na melhora de algum processo, como o aumento da produtividade de uma planta, a diminuição da suscetibilidade a diversas pragas e a produção de substâncias que o organismo original não produzia. 

Principais aplicações

A transgenia pode ser aplicada em diversas áreas:

  • Agricultura: Atualmente, no Brasil e em todo o mundo grande, parte das commodities da agricultura são transgênicas. Neste caso, elas passaram a ser transgênicas com o objetivo de tolerar diversos herbicidas e de resistir a diferentes espécies de insetos. A soja, o milho, o algodão e a canola são exemplos de commodities que, em sua maior parte, são transgênicas.  
  • Alimentos: No caso específico dos alimentos, diz-se que é transgênico o alimento que tem seu DNA modificado pela inserção de um ou mais genes de outro organismo, ou que possui, em sua formulação, ingrediente que passou pelo processo da transgenia. Os alimentos consumidos atualmente cada vez mais fazem parte do grupo dos transgênicos: os maiores exemplos são os grãos, os fungos e as leveduras, que atuam na fermentação e na preservação dos aromas e sabores de diversas comidas e bebidas. 
  • Saúde: A transgenia também tem sido muito utilizada na contribuição para avanços da medicina. Existe um grande número de vacinas que foram desenvolvidas a partir de métodos da biotecnologia. Alguns exemplos são as vacinas contra a Hepatite B e a vacina contra a Dengue, usadas para imunizar animais. Há, ainda, outros tratamentos, diagnósticos e, também, medicamentos que estão sendo desenvolvidos com a ajuda da transgenia. A principal e mais famosa aplicação da transgenia na área da saúde é a produção de insulina por meio de organismos transgênicos. 

Prós e contras

Atualmente, muito se discute acerca dos prós e contras do uso da transgenia, principalmente em relação aos alimentos. É inegável que, devido à maior resistência das plantas transgênicas, é possível disponibilizar mais recursos alimentares para a população mundial - em especial, à população faminta. 

Porém, a distribuição desses alimentos ainda é motivo de estudo, uma vez que não se sabe ao certo quais são as consequências do uso dessa tecnologia a médio e longo prazo

A Organização Mundial de Saúde e a Organização da ONU para Alimentação e Agricultura afirmam que ainda não é possível comprovar malefícios decorrentes do uso de produtos transgênicos que estão sendo comercializados. 

Um outro ponto bastante discutido é o provável aumento da resistência de ervas daninhas e de insetos nas culturas agrárias. Esse aumento pode fazer com que o uso de agrotóxicos também passe a aumentar. Por este motivo, um dos argumento centrais de quem é contra o uso dos transgênicos é o fato de que as principais culturas de transgenia no Brasil, que são as lavouras de soja, milho e algodão, lideram o consumo de agrotóxicos no país.

Existe, ainda, a preocupação quanto ao meio ambiente. O receio é de que ocorra o escape gênico por meio da polinização cruzada entre os organismos transgênicos e os organismos não modificados. Esse fenômeno pode levar à extinção de espécies naturais que são menos resistentes a herbicidas e a pragas. Como resultado, teríamos a perda da variedade genética dentre os vegetais. 


Exercícios

Exercício 1
((ENEM/2014))

Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resistência a pragas específicas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura.

Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...