No útero existem três regiões denominadas corpo, istmo e colo.
O corpo é a região principal do útero, o istmo é uma pequena região localizada entre o corpo e o colo e por fim o colo do útero ou cérvix é a região do útero que se liga a vagina.
Camadas
As camadas do útero são três: o perimétrio, o miométrio e o endométrio.
-
Perimétrio: é o músculo que envolve a parte externa do útero e garante sua localização na cavidade uterina.
-
Miométrio: é uma camada de tecido muscular liso. Essa é a parede mais grossa do útero e é a camada responsável pelas contrações do momento do parto.
As contrações uterinas causadas pelo miométrio são as responsáveis pela expulsão do bebê, nelas o colo do útero é empurrado pela cabeça do feto até que se abra. O momento da abertura do colo é o causador da dor do parto e também o início dele já que as contrações é que fazem com que o bebê toque o colo para que ele se abra e só depois disso comece a dilatar.
-
Endométrio: é a camada mais interna do útero e reveste toda a cavidade uterina.
É constituída de epitélio e lâmina própria onde são encontradas glândulas que juntas formam células ciliadas e células de excreção.
O endométrio pode ser dividido em duas camadas, a camada basal que é a camada mais profunda e a camada funcional que sofre diversas alterações na fase menstrual.
Ilustração do sistema reprodutor feminino, podendo ser identificado o útero isoladamente e sua posição na pelve feminina.