Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Útero

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 17/10/2018

Introdução

O útero é um órgão pertencente ao sistema reprodutor feminino, seu tamanho varia muito de acordo com fatores como o número de filhos, a idade e as condições hormonais nas quais a mulher se encontra. Está localizado na cavidade pélvica logo atrás da bexiga urinária. É o órgão responsável pelos processos da menstruação, da gravidez e do parto. É o útero que abriga o feto desde o momento do encontro dos gametas masculino e feminino até o momento do parto.

Função

O útero atua no processo de reprodução humana sendo responsável por garantir que o óvulo fecundado pelo espermatozóide se torne um feto saudável e se desenvolva o bastante para que ocorra o nascimento. No momento do parto, o útero participa ativamente desenvolvendo as contrações que farão a expulsão do bebê para fora do organismo feminino. É função dele também excretar o endométrio, após sua necrose, no momento da menstruação.

Funcionamento

Período da gravidez

Durante o período da gravidez, o útero apresenta diversas alterações como o aumento dos vasos sanguíneos e o aumento do seu próprio tamanho. Nos momentos finais da gestação, seu tamanho foi aumentado de tal maneira que o útero passa a ocupar uma grande parcela da região abdominal.

Ciclo menstrual

O ciclo menstrual é um ciclo de aproximadamente 28 dias (que podem variar de mulher para mulher) em que o endométrio passa por diversas transformações. Esse ciclo é dividido em três etapas:

  • Etapa Proliferativa: A etapa proliferativa é a etapa que dá início ao ciclo menstrual. Nessa etapa o útero está descamado devido a última etapa do ciclo anterior. É o momento em que o estrogênio presente no útero incentiva a proliferação das células epiteliais e do estroma. Em razão da proliferação, o endométrio passa a ter sua espessura muito aumentada, com novos vasos sanguíneos e novas glândulas exócrinas.
  • Etapa secretora: A etapa secretora é marcada pelo aumento da secreção de estrogênio e progesterona no organismo o que incentiva ainda mais a proliferação celular, e o desenvolvimento da secreção do endométrio. É nessa fase que o endométrio atinge aproximadamente quatro vezes a espessura dele na etapa proliferativa. Essa etapa é de extrema importância pois é ela que prepara o endométrio para condicionar um óvulo fertilizado.
  • Etapa menstrual: A etapa menstrual é a etapa final do ciclo. Nela ocorre uma redução abrupta nos níveis de estrogênio e progesterona do organismo, o que dá início a menstruação. Com essa redução, as células do endométrio são menos estimuladas, o que faz a espessura dele diminuir. Além disso, os vasos sanguíneos do endométrio passam a apresentar mau funcionamento o que faz com que em pouco tempo o endométrio necrose e aos poucos se solte do útero.

Anatomia

No útero existem três regiões denominadas corpo, istmo e colo.
 

O corpo é a região principal do útero, o istmo é uma pequena região localizada entre o corpo e o colo e por fim o colo do útero ou cérvix é a região do útero que se liga a vagina.

Camadas

As camadas do útero são três: o perimétrio, o miométrio e o endométrio.

  • Perimétrio: é o músculo que envolve a parte externa do útero e garante sua localização na cavidade uterina.
  • Miométrio: é uma camada de tecido muscular liso. Essa é a parede mais grossa do útero e é a camada responsável pelas contrações do momento do parto.
     As contrações uterinas causadas pelo miométrio são as responsáveis pela expulsão do bebê, nelas o colo do útero é empurrado pela cabeça do feto até que se abra. O momento da abertura do colo é o causador da dor do parto e também o início dele já que as contrações é que fazem com que o bebê toque o colo para que ele se abra e só depois disso comece a dilatar.
  • Endométrio: é a camada mais interna do útero e reveste toda a cavidade uterina.
     É constituída de epitélio e lâmina própria onde são encontradas glândulas que juntas formam células ciliadas e células de excreção.
     O endométrio pode ser dividido em duas camadas, a camada basal que é a camada mais profunda e a camada funcional que sofre diversas alterações na fase menstrual.

Ilustração do sistema reprodutor feminino, podendo ser identificado o útero isoladamente e sua posição na pelve feminina.Ilustração do sistema reprodutor feminino, podendo ser identificado o útero isoladamente e sua posição na pelve feminina.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

A menstruação é um processo em que o endométrio passa por diversas transformações. No ciclo ocorre seu desprendimento da parede uterina e sua eliminação, junto ao sangue, através da vagina. Esse processo ocorre quando os níveis:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...