Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Aquiles

Gabriela Bertelli
Publicado por Gabriela Bertelli
Última atualização: 11/4/2019

Introdução

Escultura representando Aquiles.

Aquiles, filho de Peleu (rei dos mirmidões) e de Tétis (ninfa), é um dos heróis mais conhecidos da mitologia grega. Ele é famoso por suaforça, bravura e beleza. Além disso, Aquiles participou de diversas batalhas, das quais a Guerra de Tróia, ocorrida na Grécia Antiga, foi a mais significativa. Vale ressaltar que não há total consenso sobre a história de Aquiles na mitologia grega. 

Nascimento de Aquiles

Segundo a mitologia grega, Zeus e Poseidon desejavam Tétis. No entanto, Prometeu alertou Zeus sobre uma profecia que envolvia a ninfa. A profecia dizia que o filho de Tétis seria ainda mais grandioso que o pai. Dessa forma, Zeus e Poseidon obrigaram Tétis a se casar com Peleu. A partir dessa união entre Tétis e Peleu nasceu Aquiles.

O calcanhar de Aquiles

De acordo com a mitologia grega, Tétis banha Aquiles no Rio Estige a fim de torná-lo imortal. Esse rio percorre o Tártaro, também conhecido como Reino dos Mortos ou submundo. Entretanto, ao banhar Aquiles, Tétis o segura pelo calcanhar, que fica vulnerável por não ter sido envolto pelas águas do Rio Estige. 

Em outra versão do mito, Tétis recobre Aquiles com ambrósia (doce também chamado de manjar dos deuses do Olimpo) e o coloca no fogo, a fim de torná-lo imortal, queimando toda a sua porção mortal. Peleu resgata o filho, queimado e sem parte do calcanhar, e o deixa sob os cuidados de Quíron, um centauro que dominava diversos campos do conhecimento, inclusive medicina. Quíron cuidou de Aquiles e substituiu parte de seu calcanhar por partes do calcanhar de um gigante extremamente veloz chamado Dâmiso. Segundo esta versão do mito, foi desta maneira que Aquiles adquiriu sua grande velocidade, pela qual é famoso. 

Educação de Aquiles

Peleu, pai de Aquiles, confiou a educação do filho ao centauro Quíron, o qual o ensinou sobre diversas áreas do conhecimento, como a medicina e a caça. Posteriormente, Peleu confiou Aquiles a Fénix, que o ensinou sobre oratória e guerra. Aquiles foi educado juntamente com Pátroclo, seu primo. 

Aquiles antes da Guerra de Tróia

Tétis, mãe de Aquiles, tomou conhecimento de uma profecia que dizia que Tróia seria tomada apenas com o auxílio de seu filho. A ninfa, temendo a morte de Aquiles na guerra, disfarçou-o de mulher e o mandou ao reino de Licomedes. Lá ele continuou sua educação, juntamente com as filhas de Licomedes. Entretanto, a estratégia de esconder seu filho não funcionou, pois Odisseu foi enviado para achar Aquiles após os gregos tomarem conhecimento da profecia. Odisseu, então, encontrou Aquiles, o qual concordou em participar da Guerra de Tróia. Peleu concedeu navios e armas a seu filho. Dessa forma, Aquiles vai para o conflito juntamente com Fénix e Pátroclo.

Durante a estadia de Aquiles no reino de Licomedes ele engravidou uma das filhas do rei. Seu filho se chamava Neoptólemo. Não há consenso quanto a história de seu filho, alguns dizem que Aquiles partiu antes mesmo de conhecer o filho, outros dizem que ele conheceu o filho e posteriormente partiu para a Guerra de Tróia. A obra Ilíada sugere que Aquiles tenha o conhecido antes de partir para o conflito.

Aquiles durante a Guerra de Tróia e sua morte

Aquiles lutou na Guerra de Tróia ao lado dos gregos. Entretanto, ele se retirou da batalha após ter sido traído por Agamenon. Assim que Aquiles saiu da guerra os gregos começaram a perder. Pátroclo se disfarça de Aquiles para tentar reverter esse cenário. No entanto, ele é morto por Heitor, que liderava o exército troiano. Aquiles, após saber da morte de seu primo, Pátroclo, retorna à Tróia para vingá-lo. Aquiles, então, mata Heitor

Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte. De acordo com a mitologia grega, Páris foi guiado pelo deus Apolo para acertar a flecha. 

Artes 

A história de Aquiles foi retratada em diversas obras, como em Ilíada, poema atribuído ao poeta Homero. Esse texto narra a Guerra de Tróia. Aquiles também foi representado em pinturas e esculturas, além do cinema. 

Curiosidades

O termo “calcanhar de Aquiles” é utilizado atualmente simbolizando a vulnerabilidade de alguém. Além disso, utiliza-se o termo “tendão de Aquiles” em anatomia para designar o tendão localizado acima do calcanhar. 


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

O que a ninfa Tétis fez a fim de evitar a morte de seu filho Aquiles?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...