Antes da guerra, uma nova profecia afirmava que Troia só poderia ser conquistada com a presença de Aquiles. Para protegê-lo, Tétis o escondeu na corte do rei Licomedes, disfarçando-o de mulher. No entanto, Odisseu descobriu o disfarce e convenceu Aquiles a lutar ao lado dos gregos.
Na guerra, Aquiles foi peça-chave para várias vitórias gregas. No entanto, um desentendimento com Agamenon o fez abandonar o campo de batalha. Durante sua ausência, os troianos ganharam vantagem. Seu amigo e primo, Pátroclo, vestiu sua armadura para liderar os gregos, mas foi morto por Heitor. A morte de Pátroclo despertou a ira de Aquiles, que retornou ao combate determinado a se vingar.
Ele desafiou Heitor para um duelo e o matou brutalmente, arrastando seu corpo pelo campo de batalha. Esse ato marcou um dos momentos mais intensos da Ilíada.
Como Aquiles morreu?
A morte de Aquiles aconteceu pouco tempo depois da vingança contra Heitor. Páris, irmão do guerreiro troiano, disparou uma flecha envenenada, que foi guiada pelo deus Apolo e acertou seu calcanhar – o único ponto vulnerável de seu corpo. O herói caiu morto, cumprindo a profecia de que teria uma vida curta, porém gloriosa.