Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Deuses do Egito: veja as principais divindades e suas histórias

Conhecimento Geral - Manual do Enem
Natália Cruz Publicado por Natália Cruz
 -  Última atualização: 18/3/2024

Introdução

A religião no Antigo Egito era caracterizada pela crença em vários deuses, mitos e simbolismos. A crença em vários deuses recebe o nome de politeísmo e boa parte das religiões da antiguidade fazem o culto a diversos deuses, que representam, em sua grande maioria, elementos da natureza. A prática religiosa era de extrema importância entre os egípcios, tanto que, religião, política e cultura misturavam-se de forma quase que indissociável. 

Os deuses do Egito são divindades adoradas na religião egípcia antiga, representando aspectos da natureza, sociedade e espiritualidade. Entre os principais estão Rá (Sol), Osíris (morte e ressurreição), Ísis (magia e maternidade), Anúbis (mumificação), Horus (céu) e Seth (caos). Eles desempenhavam papéis cruciais no cotidiano e no além, refletindo a rica mitologia egípcia.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Os principais deuses egípcios

Segundo as crenças, existem mais de 2.000 divindades que representam elementos da natureza, que explicam a criação do mundo e atuam diretamente na vida das pessoas, influenciando ações, punindo ou recompensando a população.

Veja os principais:

Amon-Rá ou Rá-Atum

Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo.

Amon-Rá ou Rá-Atum

É representado com o sol ou com a cabeça de uma ave de rapina no lugar da própria cabeça. Para os egípcios os faraós eram a reencarnação do deus Rá.

Tot

Filho de Rá, patrono da Lua, deus da sabedoria e da cura. Possui corpo humano e cabeça de ave.

 Deus Tot

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯 

Sekhmet

Chamada de  deusa poderosa, filha de Rá. Deusa da destruição e protetora do sol. Tem a cabeça de leão e corpo de mulher.

Sekhmet

Osíris

O mais importante descendente do deus Rá. Osíris foi o primeiro faraó egípcio. É o deus do julgamento e da vida pós-morte.

Após o falecimento, os homens têm seu coração pesado para determinar a quantidade de benfeitorias realizadas ao longo da vida, no chamado Tribunal de Osíris.

O deus é filho de Geb, deus da terra e Nut, deusa do Céu. Casado com sua irmã Ísis, deusa do amor, da fertilidade e da magia e pai de Hórus, deus do céu.

 Osiris

 

Ísis

A deusa egípcia Ísis desempenhou um papel significativo na religião dos antigos egípcios, tornando-se tão popular que seu culto se estendeu à Grécia e a Roma. A partir do primeiro milênio a.C., o culto a Ísis ganhou grande popularidade no Egito.

Isis

Hórus

Deus dos faraós, dos céus, dos vivos e das famílias, responsável pelo nascimento dos dias, Hórus é filho de Ísis e Osíris. Após o assassinato do pai, Hórus luta pelo trono com o tio Set. É representado com a cabeça de falcão e o corpo de homem. 

Horus

📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝

Hator

Esposa de Hórus e filha de Rá, é a guardiã das mulheres e dos amantes apaixonados. É representada com o corpo de mulher e orelhas ou cabeça de vaca.

Hator

Set

Deus do caos, das guerras, da escuridão, da inveja e traição. Irmão de Osíris, Set assassina o irmão pois Osíris teria engravidado Néftis, esposa de Set. É representado com a cabeça de um tamanduá.

Set

Néftis

Irmã de Ísis, Osíris e Set. Néftis é esposa de Set. Deusa das terras áridas, dos desertos e da morte. Néftis era considerada infértil, no entanto, teve um caso com Osíris e engravidou de Anúbis.

Assim foi descoberto que Set não poderia ter filhos, o que causou a ira do deus do caos. A deusa tem características humanas e assume a forma de águia.

Néftis

Anúbis

Deus dos mortos e doentesresponsável por conduzir as almas após a morte. Filho de Néftis e Osíris, foi responsável pelo embalsamamento e mumificação do corpo de Osíris. Representado com corpo humano e cabeça de chacal.

Anubis

Bastet

Deusa da sorte. Representada por um corpo de mulher e cabeça de gato.

Bastet

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Khnun

Deus guardião da nascente do rio Nilo, rio que possibilitou o nascimento da sociedade egípcia. O deus tem o corpo humano e a cabeça de carneiro.

Khnun

Índice

Os principais deuses egípcios

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UFPB/2008

A religião do Antigo Egito caracterizava-se, entre outros aspectos, pela grande quantidade de deu­ses e pela forte crença na vida após a morte. Sobre essa religião, é correto afirmar:

A Os cultos oficiais egípcios não tinham um ca­ráter popular. As cerimônias eram realizadas em templos aos quais as pessoas comuns não tinham acesso. O povo preferia os rituais de adivinhação e cura, que respondiam aos pro­blemas de sua vida cotidiana.
B A grande quantidade de deuses representava a força dos cultos locais. Os egípcios tinham grande respeito pela diversidade religiosa e sempre procuravam preservar as diferenças entre os deuses de cada região do país, sem tentar unificá-los para todo o Egito.
C Os egípcios não possuíam uma religião de fundo moral. Por isso, para se alcançar a vida eterna, era suficiente realizar, da forma mais correta possível, os ritos de mumificação, que preparavam o corpo para a vida após a morte.
D Uma característica importante da religião egíp­cia era o grande valor dado à observação dos astros e à astrologia. Os sacerdotes eram grandes especialistas em fazer previsões com base no movimento de estrelas e planetas.
E O faraó Amenófis IV, no século XIV a.C., rea­lizou uma grande reforma religiosa, com o objetivo de unificar a religião egípcia em torno do culto de um único deus. Para isso, o faraó buscou o apoio dos sacerdotes do deus mais importante, Amon-Rá, de forma a impe­dir a adoração de outros deuses.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail