A religião no Antigo Egito era caracterizada pela crença em vários deuses, mitos e simbolismos. A crença em vários deuses recebe o nome de politeísmo e boa parte das religiões da antiguidade fazem o culto a diversos deuses, que representam, em sua grande maioria, elementos da natureza. A prática religiosa era de extrema importância entre os egípcios, tanto que, religião, política e cultura misturavam-se de forma quase que indissociável.
Os deuses do Egito são divindades adoradas na religião egípcia antiga, representando aspectos da natureza, sociedade e espiritualidade. Entre os principais estão Rá (Sol), Osíris (morte e ressurreição), Ísis (magia e maternidade), Anúbis (mumificação), Horus (céu) e Seth (caos). Eles desempenhavam papéis cruciais no cotidiano e no além, refletindo a rica mitologia egípcia.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
Os principais deuses egípcios
Segundo as crenças, existem mais de 2.000 divindades que representam elementos da natureza, que explicam a criação do mundo e atuam diretamente na vida das pessoas, influenciando ações, punindo ou recompensando a população.
Veja os principais:
Amon-Rá ou Rá-Atum
Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo.
É representado com o sol ou com a cabeça de uma ave de rapina no lugar da própria cabeça. Para os egípcios os faraós eram a reencarnação do deus Rá.
Tot
Filho de Rá, patrono da Lua, deus da sabedoria e da cura. Possui corpo humano e cabeça de ave.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Sekhmet
Chamada de deusa poderosa, filha de Rá. Deusa da destruição e protetora do sol. Tem a cabeça de leão e corpo de mulher.
Osíris
O mais importante descendente do deus Rá. Osíris foi o primeiro faraó egípcio. É o deus do julgamento e da vida pós-morte.
Após o falecimento, os homens têm seu coração pesado para determinar a quantidade de benfeitorias realizadas ao longo da vida, no chamado Tribunal de Osíris.
O deus é filho de Geb, deus da terra e Nut, deusa do Céu. Casado com sua irmã Ísis, deusa do amor, da fertilidade e da magia e pai de Hórus, deus do céu.
Ísis
A deusa egípcia Ísis desempenhou um papel significativo na religião dos antigos egípcios, tornando-se tão popular que seu culto se estendeu à Grécia e a Roma. A partir do primeiro milênio a.C., o culto a Ísis ganhou grande popularidade no Egito.
Hórus
Deus dos faraós, dos céus, dos vivos e das famílias, responsável pelo nascimento dos dias, Hórus é filho de Ísis e Osíris. Após o assassinato do pai, Hórus luta pelo trono com o tio Set. É representado com a cabeça de falcão e o corpo de homem.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝
Hator
Esposa de Hórus e filha de Rá, é a guardiã das mulheres e dos amantes apaixonados. É representada com o corpo de mulher e orelhas ou cabeça de vaca.
Set
Deus do caos, das guerras, da escuridão, da inveja e traição. Irmão de Osíris, Set assassina o irmão pois Osíris teria engravidado Néftis, esposa de Set. É representado com a cabeça de um tamanduá.
Néftis
Irmã de Ísis, Osíris e Set. Néftis é esposa de Set. Deusa das terras áridas, dos desertos e da morte. Néftis era considerada infértil, no entanto, teve um caso com Osíris e engravidou de Anúbis.
Assim foi descoberto que Set não poderia ter filhos, o que causou a ira do deus do caos. A deusa tem características humanas e assume a forma de águia.
Anúbis
Deus dos mortos e doentes, responsável por conduzir as almas após a morte. Filho de Néftis e Osíris, foi responsável pelo embalsamamento e mumificação do corpo de Osíris. Representado com corpo humano e cabeça de chacal.
Bastet
Deusa da sorte. Representada por um corpo de mulher e cabeça de gato.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Khnun
Deus guardião da nascente do rio Nilo, rio que possibilitou o nascimento da sociedade egípcia. O deus tem o corpo humano e a cabeça de carneiro.