Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Conhecimento Geral

Principais deuses egípcios

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 12/4/2019

Introdução

Religião Egípcia

A religião no Antigo Egito era caracterizada pela crença em vários deuses, mitos e simbolismos. A prática religiosa era de extrema importância entre os egípcios, tanto que, religião, política e cultura misturavam-se de forma quase que indissociável. 

Os egípcios eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Cada um dos deuses possuía poderes específicos e era responsável pela proteção de plantas, animais ou elementos da natureza também específicos. As figuras femininas também representam a existência de deusas.

Representação antropozoomórfica dos deuses egípcios

Os nobres egípcios agradeciam aos deuses organizando longos rituais, festas e cerimônias, nas quais realizavam oferendas como forma de agradecer pelas conquistas. Os rituais serviam também para a realização de pedidos. A construção de grandes templos também era a forma pela qual os faraós e nobres faziam seus agradecimentos.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Outra característica religiosa dos egípcios estava ligada na crença da vida após a morte. Para conservar o corpo dos mortos, geralmente os faraós e outras figuras importantes, passavam pelo processo de mumificação. A conservação dos corpos e dos bens materiais garantiria que, ao retornar, o morto pudesse encontrar o mesmo corpo e os bens que teria acumulado ao longo da vida.

Múmia egípcia

Características Antropozoomórficas

Outra peculiaridade refere-se a representação dos deuses. As divindades egípcias eram representadas com características humanas e animais. A essa junção dá-se o nome de antropozoomorfismo. Antropo de homem, zoo de animal e morfismo de forma. 

Deus Anúbis

A representação de deuses com formato humano e animal fortalece a crença de que alguns animais possuem características superiores ao humanos, por isso, os deuses com partes humanas e animais teriam o melhor do ser humano e o melhor do animal que compõe sua imagem. 

A fusão entre homem e animal garantiria aos deuses força e sabedoria. Os melhores atributos existentes nos homens e animais diferenciavam os deuses tanto dos animais quanto dos homens comuns, garantindo assim sua superioridade e importância. Apesar da maioria dos deuses terem características humanas e animais, alguns são representados apenas como animais e outros apenas com formas humanas.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Os principais deuses

    Dentre os principais deuses gregos merecem destaque os citados a seguir:

  • Amon-Rá ou Rá-Atum: Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo. É representado com o sol ou com a cabeça de uma ave de rapina no lugar da própria cabeça. Para os egípcios os faraós eram a reencarnação do deus Rá.
  • Tot: Filho de Rá, patrono da Lua, deus da sabedoria e da cura. Possui corpo humano e cabeça de ave. 
  • Sekhmet: Chamada de  deusa poderosa, filha de Rá. Deusa da destruição e protetora do sol. Tem a cabeça de leão e corpo de mulher.
  • Osíris: O mais importante descendente do deus Rá. Osíris foi o primeiro faraó egípcio. É o deus do julgamento e da vida pós-morte. Após o falecimento, os homens têm seu coração pesado para determinar a quantidade de benfeitorias realizadas ao longo da vida, no chamado Tribunal de Osíris. O deus é filho de Geb, deus da terra e Nut, deusa do Céu. Casado com sua irmã Ísis, deusa do amor, da fertilidade e da magia e pai de Hórus, deus do céu.
  • Ísis: Esposa e irmã do deus Osíris. Ísis é a deusa da fertilidade, do amor e da magia, descrita como piedosa e protetora. A deusa é representada com corpo humano e asas de águia.
  • Hórus: deus dos faraós e das famílias, é filho de Ísis e Osíris. Após o assassinato do pai, Hórus luta pelo trono com o tio Set. É representado com a cabeça de falcão e o corpo de homem. 
  • Hator: Esposa de Hórus, é a guardiã das mulheres e dos amantes apaixonados. É representada com o corpo de mulher e orelhas ou cabeça de vaca.
  • Set: Deus do caos, das guerras, da escuridão, da inveja e traição. Irmão de Osíris, Set assassina o irmão pois Osíris teria engravidado Néftis, esposa de Set. É representado com a cabeça de um tamanduá.
  • Néftis: Irmã de Ísis, Osíris e Set. Néftis é esposa de Set. Deusa das terras áridas, dos desertos e da morte. Néftis era considerada infértil, no entanto, teve um caso com Osíris e engravidou de Anúbis. Assim foi descoberto que Set não poderia ter filhos, o que causou a ira do deus do caos. A deusa tem características humanas e assume a forma de águia.
  • Anúbis: Deus dos mortos e doentes, responsável por conduzir as almas após a morte. Filho de Néftis e Osíris, foi responsável pelo embalsamamento e mumificação do corpo de Osíris. Representado com corpo humano e cabeça de chacal.

📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝


Exercícios

Exercício 1
(UFPB/2008)

A religião do Antigo Egito caracterizava-se, entre outros aspectos, pela grande quantidade de deu­ses e pela forte crença na vida após a morte. Sobre essa religião, é correto afirmar:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...