Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Sputnik: veja a história e o que aconteceu com o satélite

Conhecimento Geral - Manual do Enem
Natália Cruz Publicado por Natália Cruz
 -  Última atualização: 27/3/2023

Introdução

A Sputnik foi o primeiro satélite artificial lançado ao espaço, em 4 de outubro de 1957, pela União Soviética. Seu nome em russo significa "companheiro de viagem". O satélite artificial foi produzido durante a Guerra Fria após anos de estudo e investimentos e marcou o início da corrida espacial travada entre Estados Unidos e União Soviética.

A disputa travada na corrida espacial, garantiu tanto a União Soviética quanto aos Estados Unidos, importantes avanços tecnológicos que culminaram na produção de mísseis mais potentes, avanço na precisão dos GPS e refino das tecnologias usadas até hoje no campo das ciências, engenharia e medicina. Descubra abaixo mais informações sobre o satélite Sputnik.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Índice

História da Sputnik

A Sputnik foi lançada pela União Soviética durante a Guerra Fria, em um momento de forte rivalidade entre os Estados Unidos e a União Soviética. A corrida espacial estava apenas começando, e o lançamento da Sputnik foi um marco na história da exploração espacial.

O que foi a corrida espacial?

A corrida espacial foi um dos vários momentos em que Estados Unidos e União Soviética travaram uma disputa, nesse caso, o conflito  foi pela hegemonia na exploração espacial. Além do lançamento do primeiro satélite artificial, chamado Sputnik pelos soviéticos em 1957, outro ponto alto da corrida espacial foi a chegada do primeiro homem à lua, o estadunidense Neil Armstrong em 1969, durante a missão Apollo 11. Antes disso, os soviéticos levaram o primeiro ser vivo ao espaço, a cadela Laika, na expedição Sputnik 2, também em 1957.

Além da disputa para dominar o espaço, foi durante a corrida espacial que Estados Unidos e URSS apresentaram ao mundo diversas e refinadas novidades no campo da tecnologia, das ciências e da indústria bélica. Muitos dos equipamentos descobertos ou aprimorados durante a Guerra Fria ainda são usados nos diversos cantos do mundo, como exemplo temos o GPS, o aparelho de microondas, os computadores, a internet e as câmeras digitais.

Satellite Gc7036ba2c 640

Satélite Moderno, desenvolvido graças à tecnologia da corrida espacial.

Como funcionava a Sputnik?

A Sputnik era um satélite de pequeno porte, com cerca de 58 centímetros de diâmetro e 83 quilogramas de peso. Ela era movida por baterias e possuía quatro antenas que transmitiam sinais de rádio para a Terra.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯 

Lançamentos da Sputnik

O lançamento do Sputnik 1 em 4 de outubro de 1957 pela União Soviética foi um marco histórico na corrida espacial. Ele se tornou o primeiro satélite artificial a ser lançado com sucesso na órbita da Terra. Isso levou a uma reação imediata dos Estados Unidos, que se sentiram ameaçados pelo avanço tecnológico soviético. O lançamento do satélite foi o responsável por dar início a corrida espacial entre soviéticos e estadunidenses.

O Sputnik 2 foi lançado pouco tempo depois, em 3 de novembro de 1957, e se tornou o primeiro satélite a transportar um ser vivo, a cadela Laika. O lançamento foi considerado um grande avanço tecnológico, mas gerou críticas por causa da preocupação com o bem-estar animal.

O Sputnik 3 foi lançado em 15 de maio de 1960 e foi o primeiro satélite a ser projetado especificamente para a realização de experimentos científicos em órbita da Terra. Ele tinha mais de 70 instrumentos a bordo e passou vários meses em órbita coletando dados.

O Sputnik 4 foi lançado em 15 de maio de 1960 e foi o primeiro satélite a transportar uma cápsula com um ser vivo, um manequim de teste. O objetivo era testar o sistema de reentrada na atmosfera da cápsula.

O Sputnik 5 foi lançado em 19 de agosto de 1960 e foi o primeiro satélite a transportar seres vivos de volta à Terra com segurança. Dois cães, Belka e Strelka, foram os primeiros seres vivos a sobreviverem a um voo orbital. O sucesso do Sputnik 5 abriu caminho para o programa espacial soviético, que culminou com o lançamento da primeira nave espacial tripulada, a Vostok 1, em 1961.

A relação entre Sputnik e Guerra fria

O lançamento do Sputnik, em 1957, foi um marco importante na Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética. Os dois países estavam em uma corrida armamentista e tecnológica, e o lançamento do Sputnik foi um golpe duro para a confiança dos estadunidenses em sua liderança tecnológica.

A União Soviética foi o primeiro país a lançar um satélite em órbita, o que causou preocupação nos EUA, especialmente em relação à capacidade soviética de lançar mísseis balísticos intercontinentais. Isso levou os EUA a intensificar seus próprios esforços para desenvolver tecnologia de satélite e mísseis.

O Sputnik também marcou o início da corrida espacial, com os EUA e a União Soviética competindo para alcançar uma série de "primeiros" no espaço, incluindo o primeiro homem no espaço, a primeira caminhada espacial e a primeira estação espacial.

A relação entre o Sputnik e a Guerra Fria foi tão forte que o lançamento do satélite até hoje é lembrado como um momento decisivo na história da Guerra Fria e da corrida espacial.

Legado da Sputnik

O lançamento da Sputnik marcou o início da corrida espacial e foi um marco importante na história da exploração espacial. Ele também representou uma grande vitória para a União Soviética na Guerra Fria, pois demonstrou a superioridade tecnológica do país em relação aos Estados Unidos na época.

Desde então, a exploração espacial tem sido uma das principais áreas de interesse e investimento de diversos países ao redor do mundo, e a Sputnik continua sendo lembrada como um símbolo dessa conquista.

Navigation Gde2e9ff3c 640

GPS, desenvolvido a partir dos legados tecnológicos da Guerra Fria.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓 

Plano de estudo gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Plano de estudo gratuito

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UERJ/2018

Star Trek ou “Jornada nas Estrelas”, um clássico da ficção científica, completou 50 anos de existência em 2016. A série mostrava as aventuras da tripulação da nave USS Enterprise no século XXIII, com mundos e raças alienígenas convivendo. Ao fazer analogias com situações da época, abordava questões sociais contemporâneas em um contexto futurista. O elenco era bem diferenciado, apresentando uma mulher negra, um asiático e um russo, que trabalhavam juntos e com papéis de destaque. O monólogo de introdução em cada episódio afirmava: “Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos, para explorar novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve”                                                                                              

Adaptado de gamehall.uol.com.br.

O desenvolvimento dos conhecimentos no campo da astronomia amplia a visão cósmica, como lembra o texto do físico Marcelo Gleiser, e as novas possibilidades de intervenção humana repercutem na produção de textos e filmes de ficção científica, a exemplo da série televisiva “Jornada nas Estrelas”.

De acordo com a reportagem, os episódios da série fizeram analogias com situações das décadas de 1960 e 1970 ao tematizar os seguintes tópicos:

A avanço científico e controle territorial
B corrida espacial e diversidade étnica
C uniformização cultural e expansionismo militarista
D globalização econômica e dominação imperialista
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail