A pressão atmosférica interfere de maneira significativa em muitas situações práticas, por exemplo no cozimento de alimentos, pois pode influenciar no tempo de cozimento.
Com base nos teoremas e princípios abordados acima, o cientista italiano Evangelista Torricelli propôs um experimento simples para obtenção da pressão atmosférica. O aparato e o método são mostrados na figura a seguir:
Foram utilizados uma cuba e um tubo de aproximadamente um metro de comprimento, ambos contendo mercúrio.
O tubo encontra-se completamente cheio de mercúrio, até o nível de sua extremidade aberta. Veda-se a abertura do tubo e, posicionando-o com sua abertura para baixo, é inserido sobre a cuba e abre-se a tampa. Desse modo, parte do mercúrio do tubo escoa para a cuba, até que ocorra o equilíbrio estático do sistema.
Uma vez que a cuba está aberta para a atmosfera, a pressão no ponto \(p_{1}\) é a pressão atmosférica \(p_{1} = p_{atm}\).
A pressão em \(p_{2}\) é a pressão em equilíbrio estático com a coluna de fluido. Logo, é a pressão da massa de mercúrio acima do nível da superfície, uma vez que a pressão em \(p_{1}\) e \(p_{2}\) estão no mesmo nível \(p_{1} = p_{2}\), a pressão \(p_{2}\). Pelo teorema de stevin é \(p_{2}= \mu g h\).
Nesse experimento, Torricelli encontrou uma coluna de mercúrio de 760 mm, e adotou uma escala baseada nesse experimento, de que \(p_{atm} = 760 \,mmHg\).
Conhecendo a massa específica do mercúrio, \(\mu_{Hg} =13,6.10^{3} \frac{kg}{m^3}\), e a gravidade, \(g = 9,81 \, m/s^2\), pode-se determinar a pressão em \(\frac{N}{m^2}\).
\(p_{atm} = 13,6.10^{3}.9,81.760.10^{-3} = 1,01.10^{5} \frac{N}{m^2}\)