Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Miopia: o que é, sintomas, causas e tratamento

Física - Manual do Enem
Miguel Bertelli Publicado por Miguel Bertelli
 -  Última atualização: 1/9/2023

Índice

Introdução

A miopia é um distúrbio refrativo ocular comum em que uma pessoa consegue ver claramente objetos próximos, mas tem dificuldade em enxergar objetos distantes. Isso ocorre devido a uma focalização inadequada da luz na retina.

A miopia afeta a visão de forma que os raios de luz provenientes de objetos distantes convergem antes de atingir a retina, resultando em uma imagem desfocada. Isso faz com que os objetos distantes pareçam embaçados e pouco nítidos para os indivíduos míopes.

Para corrigir esse defeito de visão, são usadas lentes divergentes, divergindo o raio de luz e fazendo com que o foco ocorra na retina.

Anatomia do olho

Para entendermos a miopia, vamos dividir o olho em quatro regiões principais: cristalino, pupila, retina e músculo ciliar.

Cristalino

O cristalino se encontra na parte frontal do olho, é transparente e gelatinoso. Ele funciona como uma lente, sendo biconvexa e convergente.

Pupila

A pupila é um orifício que se encontra na parte frontal do olho. Esse orifício tem um diâmetro regulável, funcionando como um diafragma, de forma a controlar a quantidade de luz que entra pelo olho. Como não há nenhum tipo de iluminação dentro dos olhos, o orifício aparenta ser preto.

Retina

Na retina, temos os cones e bastonetes, que são células foto-receptoras. O cristalino vai projetar a imagem na retina, e, assim, a imagem vai ser enviada para o cérebro.

Músculo ciliar

O músculo ciliar é um anel de músculo que comprime o cristalino. Quando isto acontece, a distância focal é alterada.

 

Sintomas da Miopia

Os sintomas da miopia, uma condição ocular comum, podem incluir:

Visão Embaçada de Longe

Um dos sintomas mais comuns da miopia é a visão embaçada ou pouco nítida ao olhar para objetos distantes. As imagens podem parecer borradas, o que pode ser especialmente notado ao assistir TV, dirigir ou ver placas de rua.

Dificuldade em Enxergar Objetos Distantes 

A miopia causa dificuldade em enxergar claramente objetos distantes, mesmo que estejam ao ar livre ou em locais amplos. Pessoas míopes podem ter problemas em reconhecer rostos de pessoas a certa distância, por exemplo.

Fadiga Ocular

Muitas vezes, pessoas com miopia experimentam fadiga ocular, especialmente após períodos prolongados de leitura, uso de dispositivos eletrônicos ou outras atividades que exijam foco visual. Isso ocorre porque os olhos estão se esforçando para compensar a falta de nitidez na visão.

Dores de Cabeça

A fadiga ocular e o esforço visual excessivo podem levar a dores de cabeça frequentes em indivíduos míopes. As dores de cabeça podem ser mais intensas após longos períodos de atividades que requerem um foco visual constante.

Causas da Miopia

A miopia ocorre quando a imagem é formada antes da retina, e isso pode ocorrer por dois motivos:

  • diâmetro horizontal é maior que o normal, ou seja, a distância entre o cristalino e a retina é maior, fazendo com que a imagem não chegue na retina;
  • cristalino tem uma distância focal mais curta que o normal, fazendo com que a imagem também se forme antes da retina.

Algumas possíveis causas para este problema incluem:

Fatores Genéticos

A miopia tem uma forte ligação com a herança genética. Se um ou ambos os pais são míopes, a probabilidade de seus filhos também desenvolverem a condição aumenta significativamente. Os genes desempenham um papel importante na determinação da forma do olho e na predisposição à miopia.

Ambiente e Estilo de Vida

Fatores ambientais e de estilo de vida também desempenham um papel na ocorrência da miopia. Isso inclui hábitos como a leitura ou o uso prolongado de dispositivos eletrônicos em distâncias curtas, que podem sobrecarregar os olhos e contribuir para o desenvolvimento da miopia.

Uso Excessivo de Dispositivos Eletrônicos

O uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets e computadores, com telas próximas aos olhos, tem sido associado ao aumento da miopia em crianças e adultos. Isso é conhecido como "miopia relacionada à idade" e está se tornando mais comum devido à tecnologia moderna.

Exposição à Luz Solar

Alguns estudos sugerem que a exposição insuficiente à luz solar natural, especialmente durante a infância, pode estar relacionada ao desenvolvimento da miopia. A luz solar desempenha um papel importante na regulação do crescimento ocular e na saúde dos olhos.

 

Graus de Miopia 

Os graus de miopia e as dioptrias estão relacionados à medida da dificuldade de focalização da luz pelos olhos. A miopia é quantificada em dioptrias, que representam a potência necessária de uma lente para corrigir a visão embaçada.

Miopia Leve 

A miopia leve é caracterizada por um grau baixo de dioptrias, geralmente até -3.00. Pessoas com miopia leve podem ter dificuldade em enxergar claramente objetos distantes, mas essa dificuldade é menos acentuada do que em casos mais graves.

Miopia Moderada 

A miopia moderada envolve graus de dioptrias entre -3.00 e -6.00 aproximadamente. Indivíduos com miopia moderada experimentam uma visão embaçada significativa ao olhar para objetos distantes e podem precisar de correção visual, como óculos ou lentes de contato, para ver com clareza.

Miopia Alta 

A miopia alta é caracterizada por graus de dioptrias acima de -6.00 ou -7.00. Pessoas com miopia alta têm uma visão muito embaçada de objetos distantes e podem ter dificuldade mesmo em tarefas cotidianas, como reconhecer rostos a certa distância.

Miopia Patológica

A miopia patológica é uma forma mais extrema de miopia, geralmente com graus de dioptrias muito elevados, como -10.00 ou mais. Além de causar uma visão extremamente embaçada de longe, a miopia patológica pode aumentar o risco de complicações oculares, como descolamento de retina e glaucoma.

 

Tratamento da Miopia

O tratamento da miopia pode ser feito de várias maneiras, dependendo do grau da miopia e das necessidades individuais. Aqui estão algumas opções de tratamento:

Óculos e Lentes de Contato

Os óculos e lentes de contato são as opções de tratamento mais comuns para corrigir a miopia. Eles ajudam a focar a luz corretamente na retina, permitindo que os objetos distantes sejam vistos com clareza. A escolha entre óculos e lentes de contato depende das preferências pessoais do paciente.

Cirurgia Refrativa 

A cirurgia refrativa, como o LASIK, é uma opção para pessoas que desejam reduzir ou eliminar sua dependência de óculos ou lentes de contato. A cirurgia remodela a córnea para corrigir a focalização da luz. É uma opção eficaz para muitos pacientes com miopia.

Terapia Ortoceratológica 

A terapia ortoqueratológica envolve o uso noturno de lentes de contato rígidas especiais que temporariamente remodelam a córnea. Durante o dia, a visão é melhorada sem a necessidade de óculos ou lentes de contato. Essa opção é frequentemente usada por pessoas que desejam evitar o uso de correção visual durante o dia.

Cirurgia refrativa

É um tipo de cirurgia que corrige os erros de refração no olho, assim, corrige a distância focal e, consequentemente, a miopia.

 

Lentes Divergentes

http://tinypic.com/r/2dh5qat/9

Esquema de uma lente divergente.

As lentes divergentes são lentes que possuem uma curvatura interna, ou seja, suas bordas são mais grossas que o centro. Por afastarem os raios de luz, são utilizadas no tratamento da miopia, já que, com este afastamento, ocorre o aumento da distância focal.

Tipos de lentes divergente

Temos 3 tipos de lentes divergentes:

  • Bicôncava: Possui as duas faces côncavas.
  • Plano côncava: Possui uma face plana e uma face côncava.
  • Convexa-côncava: Possui uma face convexa e outra face côncava.

Grau de uma lente divergente

O quanto uma lente consegue desviar a luz se chama vergência, e é dada pela seguinte fórmula:

Onde:

  • V é a vergência;
  • F é o foco da lente;

A unidade é dada por dioptria (di), que equivale ao inverso do metro. No dia a dia, contudo, a unidade que usamos é o grau.

Por utilizar lentes divergentes, na miopia, o grau sempre será negativo.

Fórmulas

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UFG/2011

Um médico, ao analisar o exame oftalmológico de um paciente, detectou que o globo ocular é mais alongado horizontalmente que o normal. Para a correção desse defeito visual, prescreveu o uso de óculos com lente divergente. O defeito visual e a justificativa para a escolha da lente são, respectivamente,

A astigmatismo - concentração de raios de luz em um único plano.
B catarata - compensação da distância entre o cristalino e a retina.
C hipermetropia - concentração de raios de luz em um único plano.
D presbiopia - compensação da distância entre o cristalino e a retina.
E miopia - aumento da distância entre o cristalino e o ponto focal.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail