O peso de um objeto é a força que ele sofre como resultado da interação gravitacional com o planeta Terra. Seu valor é o resultado do produto entre a massa do objeto e a aceleração da gravidade local (g).
\[ \vec{P} = m \cdot \vec{g} \]
O valor de g varia de acordo com a localização do planeta Terra em que se encontra, oscilando entre 9,76 e 9,83 m/s2, mas é frequentemente aproximada para g=10 m/s2.
Como massa é uma grandeza escalar e a aceleração da gravidade uma grandeza vetorial, o peso é, como toda força, uma grandeza vetorial. O vetor representante da força peso está sempre com direção e sentido para o centro da Terra.
Independente da localização no planeta, a força peso de um objeto está na direção do centro da Terra.
Para um observador na crosta terrestre, o peso estará sempre na direção vertical para baixo.
Como o peso é uma força, sua unidade no Sistema Internacional é o newton (N). Podem ser utilizadas outras unidades, como quilograma-força (kgf) ou libra (lb).
O “peso” de uma pessoa, que usualmente é aferido em uma balança, é, na verdade, a massa da pessoa. Por isso que a leitura da balança é em quilogramas (kg), e não em newtons. Se fosse necessário descobrir realmente o peso, bastaria multiplicar a massa fornecida pela balança pela aceleração da gravidade local.