Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Física

Usinas Hidrelétricas

Miguel Bertelli
Publicado por Miguel Bertelli
Última atualização: 22/7/2019

Introdução

Uma usina hidrelétrica é um tipo de construção que utiliza o fluxo de água para gerar energia elétrica.

A utilização da água como fonte de energia não é algo recente, existem registros antigos da utilização da energia hidráulica sendo transformada em energia mecânica utilizando quedas d’água e moinhos.

As usinas hidrelétricas são responsáveis por 16% da produção de energia do planeta.

A construção de uma hidrelétrica envolve equipes multidisciplinares, e regiões enormes, que muitas vezes são alagadas, e por esse motivo cada projeto de usina deve ser analisado individualmente, levando em conta a fauna, flora e cidades ao redor ou na zona de alagamento.

Funcionamento de uma usina hidrelétrica 

Esquema de funcionamento de uma usina hidrelétrica

  • Primeiro temos um reservatório, que é feito represando a água, e alagando uma região.
  • Essa água é escoada por um duto, e ela se desloca pela pressão que a água represada exerce. 
  • A água vai passar e fazer a turbina hidráulica girar, convertendo energia hidráulica em energia mecânica.
  • A turbina hidráulica está ligada a um gerador, que vai transformar a energia mecânica em energia elétrica.
  • A energia elétrica passa pelas linhas de transmissão, e depois disso são ligadas na rede de transmissão, sendo possível distribuir para a população e indústrias.

Nesse processo de geração de energia existem várias perdas, um exemplo é o aquecimento das linhas de transmissão, onde a energia é perdida na forma de calor.

Estruturas para diminuir o impacto ambiental

Existem algumas outras estruturas que não são tão importantes para o processo de geração de energia, mas tem sua importância quanto aos impactos ambientais:

  • Sistema de transposição de peixes: São canais feitos para a migração dos peixes, possibilitando a passagem da barragem. São feitas também áreas com baixa correnteza para o descanso dos peixes.
  • Vertedouros: Sistemas de escoamento de água, para que a barragem não seja transbordada em épocas de cheia.

Vantagens e desvantagens de uma usina hidrelétrica 

Abaixo temos um levantamento de algumas vantagens e desvantagens de uma usina hidrelétrica.

Vantagens

  • Energia renovável: É uma energia que é renovada naturalmente. 
  • Baixo custo: A energia vindo de uma usina hidrelétrica tem um baixo custo quando comparada a uma energia vindo de uma usina nuclear, por exemplo.

Desvantagens

  • Impacto na fauna e na flora: Para uma usina hidrelétrica ser construída é preciso inundar uma grande área, e nisso a fauna e a flora local é prejudicada.
  • Gás metano: Há um aumento da emissão de gás metano, devido a decomposição das plantas na área inundada.
  • Desapropriação de terra: Muitas vezes, para ser possível inundar uma área suficiente para a usina, é preciso desapropriar terras de comunidades.
  • Nível do rio: Ocorre um aumento no nível dos rios.
  • Mudança de temperatura: Pelo represamento, temos um tipo de lago, e isso causa mudanças de temperatura no local.

Usinas hidrelétricas presentes no Brasil

O Brasil é um país que possui 12% da água doce superficial de todo o planeta, e está entre os cinco países com maior potencial hidrelétrico do mundo, estimado de cerca de 260 GW.

Mais de 70% da energia que consumimos é proveniente de usinas hidrelétricas, sendo o restante produzido por combustível, gás, biomassa, óleo diesel, carvão mineral e nuclear. 

Temos uma quantidade superior a 100 usinas no Brasil, e como destaque temos as seguintes usinas (Em ordem de potência elétrica):

  • Usina Hidrelétrica de Itaipu: Está localizada no estado do paraná, e foi construída no rio Paraná, e é dividida com o Paraguai. Tem uma potência instalada de 14000 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Belo Monte: Está localizada no estado do Pará, e foi construída no rio Xingú. Essa usina foi alvo de muitas manifestações pela comunidade ribeirinha. Tem uma potência instalada de 12 233 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Tucuruí: Está localizada no estado do Pará, e foi construída no rio Tocantins. Tem uma potência instalada de 8535 MW. 
  • Usina Hidrelétrica de Jirau: Está localizada no estado do Rondônia, e foi construída no rio Madeira. Tem uma potência instalada de 3750 MW.
  • Usina Hidrelétrica de Santo Antônio: Está localizada no estado do Rondônia, e foi construída no rio Madeira. Tem uma potência instalada de 3568 MW.

Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2017)

[imagem]

Comparando os dados das hidrelétricas, uma característica territorial positiva de Belo Monte é o(a)

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...