Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Conurbação

Giulia Giacomini Kiefer
Publicado por Giulia Giacomini Kiefer
Última atualização: 6/1/2020

Introdução

Imagem aérea de Tóquio, a capital do Japão. A região metropolitana de Tóquio, composta pela capital e cidades próximas, é a maior do mundo, com aproximadamente 37 milhões de pessoas. Créditos a LuxTonnerre pela imagem.

Conurbação é um fenômeno que está relacionado com o crescimento e expansão das áreas geográficas das cidades.

Atualmente, estima-se que 55% da população mundial more em cidades. A projeção é que, em 2050, dois terços de todas as pessoas do mundo estarão morando em cidades - especialmente, em grandes centros urbanos.

A tendência de migração do rural para o urbano, contudo, é relativamente recente: em 1800, aproximadamente 90% da população mundial morava no campo. 

Para comportar esse tanto de gente, as cidades se expandem, formando uma paisagem característica, em escala de cor predominantemente cinzenta e composta por muitos prédios e construções, como é possível ver na imagem acima. Esse tipo de paisagem, em larga escala, forma uma verdadeira mancha urbana, bastante contrastante com uma paisagem rural.  

Mas… e daí? O que é conurbação?

A conurbação se dá pela junção de duas ou mais manchas urbanas, expandindo a extensão da ocupação. O crescimento populacional nas cidades gera o adensamento das áreas urbanas, o que acarreta na expansão da área geográfica de uma cidade. Conforme a contínua expansão, essas cidades acabam unificando suas manchas urbanas, formando uma grande e mais extensa mancha urbana.

Imagem de satélite noturna de 2016, na qual estão destacados os pontos de grande uso de energia elétrica - um indicador de área urbana. É possível observar áreas de adensamento urbano e suas redes ao redor do mundo.

Costumeiramente, a conurbação ocorre a partir de uma grande cidade, que assume um papel central, “aglutinando” as cidades e regiões vizinhas à sua mancha urbana.

Além disso, as regiões conurbadas relacionam-se entre si, e isto tende a impulsionar ainda mais o processo de conurbação. Exemplo disto é o caso das pessoas que trabalham na região central de uma capital brasileira e que moram em sua periferia ou em cidades vizinhas devido ao custo e disponibilidade de moradia e, também, à facilidade de acesso e trânsito entre essas duas cidades.

No entanto, é importante destacar que o histórico e a dinâmica de urbanização de cada região variam, assim como a relação entre as cidades conurbadas. Então, consequentemente, o modo e a rapidez do processo de conurbação pode variar entre uma região e outra

No Brasil e no mundo, as áreas de adensamento urbano que têm relevante dinâmica econômica e sócio-espacial são denominadas regiões metropolitanas

Algumas das cidades conurbadas ao redor do mundo são: 

  • Nova Iorque: a região metropolitana de Nova Iorque é a maior do mundo em extensão. A conurbação da cidade de Nova Iorque aglomerou cerca de 30 cidades nos estados de Nova Iorque, Nova Jersey, Connecticut, e Pensilvânia. 
  • China: o país possui três grandes áreas conurbadas: o Delta do Rio Yangtzé, o Delta do Rio das Pérolas, e Jing-Jin-Ji. Juntas, estas três áreas abrigam aproximadamente 340 milhões de pessoas.  
  • França: o eixo Lille-Roubaix-Tourcoing-Villeneuve-d'Ascq, localizado no norte do país, abrange até cidades localizadas na Bélgica, com quem essas fazem fronteira. Estima-se que 1,2 milhões de pessoas morem nessa região conurbada. 

No Brasil, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são extensamente conurbadas. As manchas urbanas dessas duas cidades se estendem e se juntam, formando a única megalópole brasileira. Além dessas cidades, o país possui outras 33 regiões metropolitanas. 

Imagem de satélite da mancha urbana que compõe a Região Metropolitana de São Paulo.


Exercícios

Exercício 1
(MACKENZIE/2013)

Observe o mapa para responder a questão.

FONTE: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t-368562&page=7

O mapa acima foi retirado de um sítio da internet. A partir dele, alguns cartógrafos discutiam propostas para representar um determinado fenômeno espacial. Assinale a alternativa correta a respeito desse fenômeno.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...