Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue

Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Faixa Etária

Angelo Carvalho
Publicado por Angelo Carvalho
Última atualização: 23/11/2018

Introdução

Faixa etária é a divisão da população de determinada sociedade por geração de acordo com a época em que nasceram, ou seja, é uma distribuição de acordo com as idadesTradicionalmente, uma população é dividida em três faixas etárias:

  • Jovens - Indivíduos de até 19 anos;
  • Adultos - Indivíduos com idade entre 20 até 59 anos;
  • Idosos - Indivíduos de 60 anos em diante.

Entretanto, devido ao aumento na expectativa de vida da população mundial, tem-se procurado redefinir essas faixas etárias, uma vez que esse processo acarreta uma elevação da proporção de pessoas idosas. 

Outro fator motivacional para essa alteração, seria a entrada cada vez mais antecipada dos jovens ao mundo definido como adulto, com a expansão das responsabilidades e atividades atribuídas a esse grupo de indivíduos, como permissão para votar ou conduzir automóveis para os maiores de 16 anos e até mesmo responsabilidade penal, que em alguns países inicia aos 14 ou 16 anos.

Devido a isso, em algumas publicações mais recentes é possível encontrar a divisão das faixas etárias da seguinte forma:

  • Jovens - Indivíduos de até 15 anos;
  • Adultos - Indivíduos com idade entre 16 até 64 anos;
  • Idosos - Indivíduos de 65 anos em diante.

Além de constatar o aumento da idade média que o envelhecimento da população promove, também é necessário avaliar a proporção de idosos que a mesma apresenta. Dessa forma, faz-se necessário avaliar a distribuição dos indivíduos por essas faixas etárias, que resulta na estrutura etária da população estudada

A estrutura etária de uma população é uma forma de conhecer suas características e pode ser retratada por meio das pirâmides etárias. Além disso, sua análise é de extrema importância, devido às implicações que a predominância de uma ou outra faixa etária pode trazer para o planejamento econômico de um país.

Pirâmides Etárias

pirâmide etária é uma representação gráfica da distribuição de uma população segundo o sexo e a faixa etária. Em sua composição, os homens são representados do lado esquerdo e as mulheres do lado direito. 

O eixo das ordenadas representa as faixas etárias, sendo que a base da pirâmide representa a população jovem; a parte intermediária simboliza a população adulta e o ápice corresponde à população idosa.

No eixo das abscissas, tem-se o conjunto populacional enquadrado em cada faixa etária, que pode ser representado em números absolutos ou em percentuais.

Tipos de Pirâmides Etárias.

Tipos de Pirâmides Etárias.

A forma da pirâmide etária de um país é constantemente associada ao seu grau de desenvolvimento. Nas nações mais pobres, que estão no início da transição demográficaa base tende a ser mais larga, pois a taxa de fecundidade é alta e, ao mesmo tempo, a pirâmide começa a afinar nas camadas referentes à vida adulta, uma vez que a expectativa de vida nesses países é baixa.

Conforme a transição demográfica vai ocorrendo, a pirâmide vai se transformando, passando a ter um formato cujo centro é tão largo quanto a base. Essa mudança se deve ao aumento da expectativa de vida, elevando dessa forma, a população adulta e idosa. Esse cenário é comum em países em desenvolvimento.

Ao final da transição demográfica, a base da pirâmide tende a ficar mais estreita, tendo um predomínio de indivíduos no topo da pirâmide, sendo típica de países mais desenvolvidos. Esse fenômeno se deve à queda da fecundidade e o aumento da expectativa de vida.

Estrutura Etária Brasileira

Pirâmides Etárias do Brasil em 2010 e 2018 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pirâmides Etárias do Brasil em 2010 e 2018 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

transformação da estrutura etária brasileira se iniciou, de forma tímida, na década de 40, se acentuando após a década de 60, com declínio expressivo nas taxas de fecundidade, causando uma redução na taxa de crescimento populacional e alterando a forma da pirâmide etária.

Atualmente, o Brasil encontra em transição demográfica e por isso a proporção de jovens têm diminuído a cada ano, ao passo que o índice da população idosa aumenta

envelhecimento da população brasileira vem acontecendo de forma mais rápida em comparação a outros países. O IBGE estima que na próxima década, a população idosa crescerá quatro vezes mais rápido que a População Economicamente Ativa (PEA).


Exercícios

Exercício 1
(UEPB)

A estrutura etária da população tem reflexos importantes na economia de um país. Logo, a tendência dos grupos etários representados no gráfico nos leva à reflexão de que:

I - Em 1980, 38% da população tinham entre 0 a 14 anos de idade, em 2000 esse percentual cai para 29%, e, de acordo com as projeções do IBGE, em 2020 as crianças e jovens menores de 14 anos serão apenas 23% da população do país.

II - A participação relativa de idosos na população total vem aumentando significativamente. Em 1980, as pessoas com mais de 60 anos de idade representavam apenas 6%; em 2000 já perfaziam 7% e em 2020 totalizarão 13%.

III - As estatísticas oficiais afirmam que em 2006, 97% da população entre 7 a 14 anos frequentavam a escola. Como a população, nessa faixa etária, tende a diminuir em termos relativos e a permanecer estável em termos absolutos, não será necessário ampliar o número de vagas já existentes nas escolas fundamentais e sim melhorar a universalização do ensino médio e a qualidade das escolas, em todos os níveis.

III - A projeção nos mostra que nas próximas décadas haverá um acelerado crescimento da população de idosos, resultante do aumento da expectativa de vida. Essas alterações no padrão demográfico brasileiro agravam a crise estrutural do sistema de previdência social no Brasil, mas, por outro lado, aumenta de maneira significativa a importância dos idosos no mercado de consumo (casas de repouso, atividades recreativas, educação continuada na área de informática, ensino de línguas estrangeiras e uma boa pedida para a indústria do turismo.

Estão corretas:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...