Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Fontes de Energia

Angelo Carvalho
Publicado por Angelo Carvalho
Última atualização: 20/12/2018

Introdução

Fontes de Energia são basicamente os recursos dos quais se pode obter energia. A energia é extremamente importante para a humanidade, uma vez que se faz necessária para várias atividades essenciais do cotidiano.

As primeiras fontes de energia utilizadas pelo homem foram a de seu próprio corpo e a do Sol. No período da Revolução Industrial, o uso do carvão mineral como fonte de energia deu um grande impulso na evolução da sociedade da época. 

Entretanto, após esse período da Revolução Industrial e especialmente durante o século XX, o impacto da atividade humana sobre o meio ambiente tornou-se muito significativo. E grande parte desse impacto está atrelado à exploração e utilização de energia

Poluição, aquecimento da Terra (por causa da intensificação do efeito estufa), chuva ácida e destruição da flora e da fauna são alguns exemplos dos efeitos dos processos atualmente disponíveis para geração de energia.

Fontes de Energia Não-Renováveis

As Fontes de Energia Não-Renováveis são aquelas cujo as reservas são encontradas em quantidades limitadas na natureza e cujo a utilização leva ao esgotamento das mesmas. Isso se deve ao fato de que foram necessários milhões de anos para que essas fontes se formassem e dificilmente elas voltarão a se formar.

Além de serem um exemplo de fontes de energia não-renováveis, os combustíveis de origem fóssil (como o carvão, xisto, petróleo e o gás natural) também são considerados energias sujas, dado que sua utilização causa graves danos ao meio ambiente e consequentemente para a sociedade.

Fontes de Energia Renováveis

As fontes de energia renováveis são consideradas inesgotáveis, pois possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, sempre estarão disponíveis para serem utilizadas. É o caso das fontes: 

  • Hídrica - Energia da água e dos rios;
  • Eólica - Energia do vento;
  • Solar - Energia do Sol;
  • Geotérmica - Energia do Interior da Terra;
  • Oceânica - Energia das marés e das ondas;
  • Biomassa - Engloba diversas subcategorias, que vai desde a lenha e os resíduos animais e vegetais até o etanol, biodiesel, bagaço de cana e gás de aterros sanitários.

As fontes de energia renováveis pode ser subdividida em:

  • Convencionais - São as tecnologias dominadas e comercialmente disseminadas há muitas décadas, como é o caso das usinas hidrelétricas de grande e médio porte;
  • Novas - São as tecnologias que começaram a competir comercialmente com as fontes tradicionais, sejam elas renováveis ou não. Como exemplo dessa categoria, pode-se citar os painéis solares fotovoltaicos, as turbinas eólicas e as usinas geotermais.

As fontes de energia renováveis são consideradas limpaspois emitem menos gases de efeito estufa que as fontes fósseis, e por isso estão conseguindo boa adesão no mercado mundial e brasileiro.

Fontes de Energia no Brasil

No Brasil, o principal tipo de energia gerada vem das usinas hidrelétricas, que correspondem a cerca de 71% da capacidade do país. A energia proveniente dessa fonte supre 90% da demanda de energia elétrica do Brasil. 

A instalação dessas estruturas iniciaram-se no final do século XIX, mas foi apenas após a Segunda Guerra Mundial que as usinas hidrelétricas se tornaram relevantes na produção da energia brasileira.

A segunda maior fonte de energia do Brasil é proveniente das termelétricas, correspondendo a 28,2% da capacidade do país, sendo composta por: 11,4% a gás, 7,3% por biomassa, 1,7% nucleares e 1,7% por carvão mineral. Ainda que o país possua grande potencial para energia eólicaapenas 0,97% da energia gerada vem dessa fonte.

O Brasil tem potencial para usufruir de importantes Fontes de Energia Renováveis e Não-Renováveis devido à sua diversidade ambiental, estrutura geológica e fatores climáticos do país, que propiciam diversos recursos naturais para captação de energia.

Parque de energia eólica, um tipo de Fonte de Energia Renovável.Parque de energia eólica, um tipo de Fonte de Energia Renovável.


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2002)

"A idade da pedra chegou ao fim, não porque faltassem pedras; a era do petróleo chegará igualmente ao fim, mas não por falta de petróleo".

Xeque Yamani, Ex-ministro do Petróleo da Arábia Saudita. "O Estado de S. Paulo", 20/08/2001.

Considerando as características que envolvem a utilização das matérias-primas citadas no texto em diferentes contextos histórico-geográficos, é correto afirmar que, de acordo com o autor, a exemplo do que aconteceu na Idade da Pedra, o fim da era do Petróleo estaria relacionado:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...