Um oligopólio é uma estrutura de mercado onde poucas empresas dominam grande parte do mercado, limitando a concorrência. Alguns exemplos incluem a indústria aeronáutica, com gigantes como Boeing e Airbus, e o setor de telecomunicações em muitos países, controlado por um pequeno número de operadoras. Entenda melhor a seguir!
A palavra oligopólio tem sua origem etimológica nas palavras gregas “oligo” (poucos) e “polens” (vender). Configura-se oligopólio quando poucas empresas dominam a produção e comercialização de determinado bem ou serviço. O oligopólio se aproxima das práticas do chamado monopólio, entretanto, ao invés de apenas uma empresa centralizar o poder de certo mercado, no oligopólio é um grupo pequeno de empresas que o faz.
Se configura oligopólio quando são poucos os fornecedores de certo produto e cada um deles possui uma quantia considerável do mercado. Nele, os produtos podem ser homogêneos ou possuir certo grau de diferenciação. Geralmente, nos casos de oligopólio, os produtos costumam ser bem parecidos e a concorrência se efetiva mais em níveis de marketing e vantagens, como fidelização e garantias, do que em torno do produto em si.
Outra diferença para o sistema de monopólio é que, no oligopólio o funcionamento, sucesso ou insucesso de uma empresa acaba afetando o desempenho das outras empresas que compartilham o domínio da produção e comercialização de certo produto.
Tanto o oligopólio quanto o monopólio são práticas de concorrência imperfeitas, ou seja, impedem a livre concorrência, a pluralidade de preços e promovem o domínio do mercado por grandes empresas, dificultando o surgimento e sobrevivência de empresas menores.
Um exemplo claro de oligopólio no Brasil é o sistema de telecomunicações, onde cerca de apenas quatro empresas dominam a rede de telefonia de uma país com mais de 200 milhões de pessoas.
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