Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Sustentabilidade

Natália Cruz
Publicado por Natália Cruz
Última atualização: 22/7/2019

Introdução

A definição de sustentabilidade está relacionada ao conjunto de ações, ideias e estratégias chamadas de ecologicamente corretas, ou seja, que não afetem de forma negativa a natureza e o meio ambiente.

Para que sejam sustentáveis, as ações devem ser economicamente viáveis, culturalmente diversas, socialmente justas e ecologicamente corretas

As preocupações com o desenvolvimento sustentável vieram à tona com mais força quando o termo desenvolvimento sustentável foi usado pela primeira em 1987 pela ex-primeira-ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland, que no momento atuava como presidente da comissão ambiental da Organização das Nações Unidas.

No mesmo ano a ex-primeira-ministra escreveu o livro “Our Commom Future”. Na obra, Brundtland define que desenvolvimento sustentável é suprir as necessidades sem afetar as gerações futuras. Com a publicação da obra, o conceito passou a ser pensado e aplicado em escala mundial com a intenção de proteger o meio ambiente e, consequentemente, as gerações futuras.

Desmatamento Florestal

Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente humano e sustentabilidade

Anteriormente, em 1972, conceito de sustentabilidade foi apresentado pela primeira vez na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano. No evento foram apontadas questões sobre poluição e destruição ambiental e foram levantadas também discussões sobre formas de preservar o meio ambiente e diminuir os impactos negativos causados principalmente após a Revolução Industrial e a emissão de gases e dejetos industriais poluentes.

Em 1992, aconteceu no Rio de Janeiro a Eco-92 e os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável consolidaram-se. Nessa Conferência foram pensadas ações a longo prazo capazes de garantir a manutenção e preservação do meio ambiente para as gerações futuras.

Foi também na Eco-92 que surgiu a Agenda 21, um documento que estabelece a importância da participação de todos os países no que diz respeito a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. As ações da Agenda 21 foram reafirmadas em 2002 na Cúpula da Terra Sobre o Desenvolvimento Sustentável em Johanesburgo.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

As ideias de sustentabilidade

As ideias de sustentabilidade baseiam-se em algumas ideias e pontos bases. São elas:

  • Ser culturalmente diverso: Valorização das diversidades e diferenças locais de forma a gerar benefício para todos os indivíduos sem que haja qualquer distinção.
  • Ser economicamente viável: a sustentabilidade pretende pensar o crescimento econômico sem agredir o meio ambiente. Para isso são estimuladas a reciclagem de materiais, o uso de matérias primas provenientes da reciclagem e a diminuição na emissão de gases poluentes.
  • Ser ecologicamente correto: não esgotar os recursos naturais e promover um equilíbrio entre o que é retirado da natureza e o que é devolvido a ela, evitar o desperdício e evitar o consumo de substâncias destruidoras do meio ambiente.
  • Ser socialmente justo: A ideia de ser socialmente justo envolve educação, responsabilidade ,compreensão e solidariedade ao pensar que as ações individuais podem afetar a todos.

Sustentabilidade e Ações Individuais

A maneira que cada ser lida com o meio ambiente são as ações individuais pela sustentabilidade. Algumas dessas ações merecem destaque pois colaboram com a preservação ambiental:

  • Priorizar o uso de energia vindas de fontes renováveis e não poluentes
  • Dar preferência a alimentos orgânicos de pequenos produtores
  • Usar produtos que sejam biodegradáveis ou pouco poluentes
  • Preservar áreas verdes
  • Evitar o desperdício de água
  • Ter cuidado com a contaminação de água por óleo de cozinha ou produtos de limpeza nocivos ao ambiente
  • Fazer a coleta seletiva de lixo, destinando-o a reciclagem
  • Evitar a caça e destruição de animais silvestres
  • Evitar a extração mineral q vegetal que possam causar algum impacto ambiental.

Detritos vindos de canal de esgoto

Embora a ONU promova campanhas nacionais de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, é importante que cada indivíduo entenda que sua participação individual também colabora para garantia da preservação do meio ambiente para as gerações futuras.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓


Exercícios

Exercício 1
(UFRJ/2016)

A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

O uso dessa expressão tem a finalidade de:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...