Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
História do Brasil

Juscelino Kubitschek

Maria Clara Cavalcanti
Publicado por Maria Clara Cavalcanti
Última atualização: 10/10/2018

Introdução

O médico e político mineiro, Juscelino Kubitschek, foi Presidente da República do Brasil entre os anos de 1956 e 1961. Esse período foi marcado por sua estabilidade e por importantes transformações políticas e econômicas, no qual estiveram inscritas importantes medidas que serão aqui abordadas.

Quem foi Juscelino Kubitschek

Nascido na cidade de Diamantina, em Minas Gerais, JK se formou em medicina em 1927. Ingressou na política como chefe de gabinete de Benedito Valadares e foi eleito Deputado Federal em 1934. Foi prefeito de Belo Horizonte entre 1940 e 1945 e eleito governador de Minas Gerais em 1950.

JK - Presidente da República do Brasil

Após o suicídio de Getúlio Vargas, o Brasil viveu momentos de tensão quanto a sucessão presidencial. Quase dois anos depois que o vice-presidente Café Filho assumiu o poder, em 1954, Juscelino Kubitschek foi eleito e assumiu o poder em janeiro de 1956. JK chega à presidência da República graças a união do PTB e PSD.

Uma das primeiras e mais importantes medidas do Governo JK foi a instituição do chamado Plano de Metas, que possuía o slogan “50 anos em 5”. Esse plano tinha a pretensão de ampliar economicamente o país a ponto de parecer que 50 anos de desenvolvimento se passaram em apenas 5 anos. Transporte, educação, alimentação, energia e indústria eram os principais pontos que esse plano queria desenvolver. Entretanto, foi o transporte e a indústria que mais se desenvolveram nesse período.

O Governo JK é considerado nacional-desenvolvimentista, uma vez que o Estado é o grande responsável pelo desenvolvimento econômico e industrial nacional ao mesmo tempo em que existe certa abertura para o capital estrangeiro. É por conta dessa política que JK acabou por aumentar muito a dívida externa brasileira.

Foi durante esse período que houve um grande crescimento industrial e o consequente aumento do padrão de vida e possibilidade de consumo de uma parcela da população, a classe média. Entretanto, houve também o grande aumento da desigualdade social.  

Algumas das transformações desse governo foram:

  • Criação da capital Brasília, em 1960, na qual trabalharam inúmeros nordestinos em péssimas condições;
  • Ampliação da malha rodoviária em 138%, causando o aumento da produção industrial de automóveis;
  • Crescimento do setor secundário;
  • Fim do estado de sítio e da censura à imprensa;
  • Criação da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste).

As principais medidas adotadas no Governo JK proporcionaram o grande desenvolvimento das áreas urbanas, enquanto foram escassos os investimentos nas áreas rurais. Esse fator levou ao aumento do êxodo rural, ou seja, do deslocamento da população do campo em direção às cidades. Em 1955 foram criadas as Ligas Camponesas, organizações que demandavam a melhor organização das terras.

Apesar do grande desenvolvimento industrial, do aumento do PIB em 7% e da expansão da malha rodoviária no país, o Governo JK também deixou de herança uma grande dívida externa e o aumento da inflação.

Em 1961 o mandato de JK chegou ao fim e foram eleitos Jânio Quadros como Presidente e João Goulart como Vice-presidente. Juscelino Kubitschek faleceu em 1976 em um acidente de carro.

Discurso de Juscelino Kubitschek em Goiás em 1958. Discurso de Juscelino Kubitschek em Goiás em 1958..

Inauguração de fábrica automobilística em 1959. Inauguração de fábrica automobilística em 1959.


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2013)

Meta de Faminto

JK: Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gazolina brasileira. Que mais quer?

JECA: Um prato de feijão brasileiro, seu doutô!

(THÉO. In; LEMOS, R. (Org ). Uma história do Brasil através da caricatura (1840-2001) Rio de Janeiro: Bom Texto; Letras & Expressões, 2001.)

A charge ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, ao:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...