Getúlio Vargas foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 e 1945, em um período da história que ficou marcado como a Era Vargas. Depois, reassumiu o poder entre 1951 e 1954, tornando-se o presidente que permaneceu mais tempo no comando da nação. O político gaúcho foi figura central na Revolução de 1930, promoveu intensas mudanças no país e se suicidou em 1954.
Vargas nasceu em 1882, na cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul. Aos 18 anos ingressou na carreira militar, chegando ao posto de segundo sargento. Após sair do exército, Getúlio Vargas concluiu a graduação em direito em 1907, momento em que já se envolvia com a vida política.
Em sua trajetória na política foi deputado estadual, deputado federal, ministro da fazenda e governador do Rio Grande do Sul. Foi na Revolução de 1930 que chegou ao poder como Presidente da República.
O político foi responsável pela modernização e pelo investimento nas indústrias no Brasil, rompendo com a predominância agrária, ruralista e cafeicultora da República Oligárquica. Vargas é também conhecido pelas políticas trabalhistas que o fizeram ficar conhecido como “pai dos pobres”. Além disso, foi em seu governo que a cultura e identidade nacional passaram por transformações e consolidações.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚