"A Cartomante" é um conto escrito por Machado de Assis, um dos mais renomados escritores brasileiros do século XIX. Publicado em 1884 como parte da coletânea "Várias Histórias", o conto explora temas como destino, traição e ilusão.
A história gira em torno de três personagens principais: Vilela, Rita e Camilo. Vilela é casado com Rita, e Camilo é amigo de Vilela desde a infância. Camilo se apaixona por Rita, a esposa de Vilela, e eles têm um caso amoroso em segredo. Enquanto isso, Vilela visita uma cartomante em busca de respostas sobre seu casamento, preocupado com a fidelidade de sua esposa.
Leia "A Cartomante"!
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Rita: Aos trinta anos, é descrita como uma dama formosa, tonta, graciosa, viva nos gestos e com olhos cálidos. Rita é casada com Vilela e amante de Camilo, amigo de infância do marido. Trata-se de uma típica mulher da sociedade burguesa, que mantém um casamento de aparências e cumpre o seu papel social de esposa apesar de estar em um casamento que não a faz feliz.
Vilela: Tem vinte e nove anos e vive em uma casa em Botafogo, tendo também um escritório de advocacia. É casado com Rita e é a típica figura do homem burguês provedor, que tem uma boa quantia de dinheiro e uma mulher bonita como esposa.
Camilo: Funcionário público de vinte e seis anos. Tem como amigo de infância o advogado Vilela e acaba se apaixonando por Rita, a mulher do melhor amigo, com quem começa um caso amoroso.
A cartomante: Uma mulher com cerca de quarenta anos, italiana, morena e magra e com grandes olhos. A cartomante era tida por Rita e Camilo como um oráculo capaz de adivinhar o futuro, mas na prática, ela não conseguiu prever os acontecimentos trágicos que aconteceriam por conta do caso extraconjugal.
Sobre a narrativa machadiana A Cartomante, apenas NÃO se pode afirmar que: