Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Literatura

A Cartomante

Alanis Zambrini
Publicado por Alanis Zambrini
Última atualização: 21/7/2019

Introdução

Características da obra

A cartomante” é um conto escrito pelo autor brasileiro Machado de Assis, publicado em 1884 na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, e depois publicado em outros livros, como “Várias Histórias” e “Contos: uma antologia”. 

Este conto traz a temática da paixão proibida e do triângulo amoroso, com personagens complexos (apesar da história ser curta) que denunciam a hipocrisia da sociedade burguesa da época. Além disso, em “A cartomante”, podemos ver muitas referências ao cenário urbano, como em muitos outros contos e livros de Machado, em que temos descrições de ruas e de caminhos pelos quais os personagens passavam na cidade.

Resumo do conto

“A cartomante” é narrado em terceira pessoa, com a história se passando em 1869, no Rio de Janeiro. O escritor ainda cita locais como a Rua da Guarda Velha e a Rua dos Barbonos, com um cenário urbano muito rico.

O conto começa apresentando o casal Rita e Vilela. Este último é um advogado, e em um belo dia, acaba por reencontrar Camilo, um de seus amigos de infância, que contrata seus serviços para tratar dos processos judiciais que envolvem a morte de sua mãe. Porém, Rita se apaixona por Camilo e é criado um triângulo amoroso na história, pois os dois se tornam amantes.

De repente, alguém começa a enviar cartas anônimas para Camilo, chamando-o de adúltero, o que faz com que o homem comece a ficar mais cauteloso em relação à Rita, pois isso demonstra que alguém sabe do caso amoroso dos dois. Enquanto isso, Rita começa a duvidar do amor de Camilo por ela, e, em meio a sua insegurança, começa a visitar uma cartomante, ou seja, uma moça que vê a sorte e o destino por meio de cartas.

Após algum tempo, Vilela envia uma carta para Camilo, em que chama o amigo para ir com urgência até a sua casa, não explicando o motivo do convite e nem da urgência do assunto. Preocupado, Camilo encontra a cartomante e pergunta sobre seu destino. Depois de sair mais calmo do local em que a cartomante atendia, ele vai até a casa de Vilela tranquilamente, pois acredita que o marido não desconfia de nada e que não sabe sobre a traição.

Porém, o final de “A cartomante” é muito pessimista, pois quando Camilo chega na casa de seu amigo, encontra Rita assassinada e Vilela atira em seu peito, matando-o também.

Aqui, é importante notarmos que há um final muito aberto, pois não conseguimos saber como Vilela descobriu o caso dos amantes e não sabemos quem mandou as cartas anônimas para Camilo. Assim, não sabemos se a própria cartomante contou o adultério para Vilela, ou se ele viu, ou se uma outra pessoa contou para ele.

Personagens principais

Rita: Aos trinta anos, é descrita como uma dama formosa, tonta, graciosa, viva nos gestos e com olhos cálidos. Rita é casada com Vilela e amante de Camilo, amigo de infância do marido. Trata-se de uma típica mulher da sociedade burguesa, que mantém um casamento de aparências e cumpre o seu papel social de esposa apesar de estar em um casamento que não a faz feliz.

Vilela: Tem vinte e nove anos e vive em uma casa em Botafogo, tendo também um  escritório de advocacia. É casado com Rita e é a típica figura do homem burguês provedor, que tem uma boa quantia de dinheiro e uma mulher bonita como esposa.

Camilo: Funcionário público de vinte e seis anos.Tem como amigo de infância o advogado Vilela e acaba se apaixonando por Rita, a mulher do melhor amigo, com quem começa um caso amoroso.

A cartomante: Uma mulher com cerca de quarenta anos, italiana, morena e magra e com grandes olhos. A cartomante era tida por Rita e Camilo como um oráculo capaz de adivinhar o futuro, mas na prática, ela não conseguiu prever os acontecimentos trágicos que aconteceriam por conta do caso extraconjugal.


Exercícios

Exercício 1
(UFV-MG)

Sobre a narrativa machadiana A Cartomante, apenas NÃO se pode afirmar que:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...