A divisão é uma operação matemática em que se deve levar em consideração não somente a regra de sinal mas também as regras de uso da vírgula durante a divisão.
A divisão é uma operação matemática em que se deve levar em consideração não somente a regra de sinal mas também as regras de uso da vírgula durante a divisão.
Em relação à regra de sinal para a divisão saiba que:
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1) Dividir -25 por -5
Solução: Como os dois números possuem o mesmo sinal então o resultado será positivo
\(-25\over -5\) = 5
2) Dividir 52 por -13
Solução: Como os dois números possuem sinais opostos então o resultado será negativo
\(52 \over -13\) = -(\(52 \over 13\)) = -4
Nos exemplos acima os resultados obtidos foram números inteiros. Entretanto, em muitos operações de divisão obtém-se como resultado um número decimal, sendo necessário o estudo de divisões envolvendo esses números.
Antes de falar sobre divisão de números decimais é necessário saber o que é divisor e dividendo:
Já quando a divisão é escrita na forma de fração, é comum aparecerem os termos numerador e denominador:
1) Na divisão de 5 por 3 (5÷3), 5 é o dividendo e 3 é o divisor.
2) Na fração \(-9\over 2\) , -9 é o numerador e 2 é o denominador.
Toda divisão pode ser representada como uma fração em que o numerador é o dividendo e o denominador é o divisor. A representação em fração é muito útil no caso de divisão com números decimais.
Abaixo estão alguns casos de divisão que geralmente causam dúvidas:
Por exemplo, na realização da divisão de 3 por 267:
300 |267
267 0,011____
0330
267
063
O resultado da divisão (número em azul), também conhecido como quociente, foi obtido da forma explicada a seguir.
Quando um número inteiro menor é dividido por outro número inteiro maior, deve-se iniciar colocando \(0\), no quociente e, após fazer isso, adiciona-se um \(0\) ao dividendo (primeiro zero em vermelho adicionado).
Verificou-se então que mesmo após a adição desse zero o dividendo (que agora passou a ser 30) continuava sendo menor do que o divisor.
Desta forma, adicionou-se mais um zero ao quociente e ao dividendo e assim o quociente tornou-se igual a \(300\), sendo possível dividi-lo por 267.
Vale ressaltar que é necessário inserir o \(0,\) no quociente no momento em que o dividendo é menor do que o divisor.
Ao inserir a vírgula, caso o dividendo fique menor do que o divisor novamente durante a operação, insira o primeiro zero no dividendo sem a necessidade de se inserir um zero no quociente.
Somente a partir do segundo zero é necessário se inserir um zero também no quociente.
Na divisão anterior, ao fazer a conta 300 menos 267, o resto foi igual a 33 (número é menor que o divisor).
Foi adicionado então um \(0\) ao dividendo (zero em vermelho mais abaixo) sem ter a necessidade de se adicionar um zero ao quociente e obteve-se 330, valor maior do que o divisor e poderia ser dividido.
Caso 330 fosse menor do que o divisor, seria necessário adicionar mais um zero ao dividendo e também ao quociente.
No exemplo, encerrou-se a divisão para que o resultado tivesse apenas 3 casas após a vírgula. Entretanto, caso fosse necessário um resultado com mais casas decimais, a divisão poderia ter seguido em frente. O número que aparece em verde é chamado de resto da divisão.
Agora como exemplo, a divisão de 16 por 0,4:
Como mencionado anteriormente, é mais simples escrever a divisão que envolve números decimais na forma de fração
Verifica-se desta forma se é possível multiplicar o numerador por 10, 100 ou por qualquer número, desde que o denominador seja multiplicado pelo mesmo número, para que a fração não seja alterada. Assim:
16 \(\div\) 0,4 = \(16 \over 0,4\) = \(16 \over 0,4\) \(\cdot\) \(10 \over 10\) = \(160 \over 4\) = 40
Observação: multiplicar por \(10\) no numerador e no denominador é equivalente a multiplicar por 1 (pois \(10 \over 10\) = 1). Com isso, o valor da divisão não é alterado.
Ou seja, em uma divisão de números decimais é preciso multiplicar tanto o numerador quanto o denominador por alguma potência de 10 até que eles se tornem números inteiros.
Mais um exemplo:
\(0,06 \over 0,2\) = \(0,06 \over 0,2\) \(\cdot\) \(100 \over 100\) = \(6 \over 20\) = 0,3
Resumindo:
Revisado por: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Formado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mestrado na área pela Profmat - Unicamp. Atua como professor de Matemática desde 2012, nos colégios Asther (Campinas-SP) e Villa Lobos (Amparo-SP).
Dividindo-se o número 49 por -7 obtém-se um número x. Somando-se a x o número 4, o valor obtido é