O termo função foi atribuído ao matemático alemão Gottfried Leibniz em 1694. Este termo descreve que o valor de uma grandeza (tempo, distância, velocidade, altura) depende do valor de outra grandeza.
O termo função foi atribuído ao matemático alemão Gottfried Leibniz em 1694. Este termo descreve que o valor de uma grandeza (tempo, distância, velocidade, altura) depende do valor de outra grandeza.
Antes de estabelecermos uma descrição formal de funções, vamos estabelecer o conceito de funções usando um exemplo simples, por ser um assunto um pouco abstrato e de difícil compreensão.
Exemplo 1: Mães e filhos
Usando o conceito de relações, podemos observar uma relação entre filhos (balão da esquerda) e suas respectivas mães (balão da direita). Com isso, podemos estabelecer algumas regras à essa relação:
Esse simples conceito pode ser expandido para se entender funções.
Uma função é uma relação entre os elementos de um conjunto A qualquer com os elementos de um conjunto B qualquer (ambos não vazios), de modo que, para todo elemento x pertencente à A, ele se relaciona com apenas um elemento pertencente à B. Em linguagem matemática:
\(\forall \space x \in A, \exists!\space y \in B\)
Observação: \(\forall\) significa para todos, para qualquer.
Uma maneira usual de se escrever o Domínio e o Contradomínio de uma função é a seguinte:
\(D_f \rightarrow CD_f\) onde \(D_f\) representa o conjunto domínio da função \(f\) e \(CD_f\) representa o contradomínio da função \(f\)
Há, ainda, o conjunto Imagem, formado por todos os elementos y de B que possuem, ao menos, uma relação com algum elemento x de A. No nosso exemplo, seria um subconjunto formado apenas pelas mães com filhos.
Outro elemento importante de uma função, é a lei que transforma os elementos x de A em elementos y de B. No nosso exemplo, "ser filho(a) de”.
Outra maneira de ver as funções é como pequenas máquinas nas quais você coloca um elemento x de um lado e, após ser aplicada a lei nesse elemento x, sai o elemento y correspondente do outro lado.
É importante levantar uma observação em relação à representação gráfica das funções. Observe a imagem abaixo:
Esse gráfico não representa uma função, pois como podemos ver, o valor x = 1, por exemplo, apresenta dois valores distintos de y como representações.
Uma maneira fácil de verificar se um gráfico representa uma função é observar se, para qualquer corte paralelo ao eixo y, ele corta o gráfico apenas uma vez, como feito na imagem acima.
Através do gráfico, é possível verificar qual o domínio e a imagem da função. Observe a imagem abaixo:
O domínio da função F(x) (reta em vermelho) pode ser calculado projetando o gráfico no eixo x (abscissas). No caso, obtemos a reta em azul e, portanto, o domínio da função vai de 1 até 6.
Já a imagem da função pode ser obtida projetando o gráfico no eixo y (ordenadas). No caso, obtemos a reta em verde e, portanto, a imagem da função vai de 1 até 4.
Considere as funções f, g e h, todas definidas em [m ,n] com imagens em [p, q] representadas pelos gráficos a seguir: