A hipérbole é uma figura de linguagem caracterizada por exagerar intencionalmente uma ideia para alcançar um efeito expressivo, enquadrando-se como uma figura de pensamento.
Para isso, quando queremos explicitar uma ideia com exagero, chamando atenção para o seu significado, nos utilizamos do valor conotativo das palavras, ou seja, de seu sentido figurado. Desta forma, o emprego desse recurso linguístico chamado hipérbole nos auxilia na hora de acentuar uma ideia.
Comumente o uso da hipérbole ocorre em locuções, expressões e frases que têm como finalidade intensificar sentimentos (amor, tristeza, alegria, etc), sensações (cansaço, sono, fome, etc), ações (correr, chorar, dançar), etc. Também podemos observar que o uso dessa figura de linguagem ocorre com muita frequência em propagandas, visto que seu intuito é sempre chamar atenção para o produto ou serviço oferecido. Geralmente, quando essas propagandas fazem uso de hipérboles, elas acabam possuindo um caráter mais humorístico, isso acontece devido a maneira exagerada com que as qualidades do produto ou serviço são demonstradas.