Quimicamente falando, o álcool é um composto orgânico que possui o grupo hidroxila -OH ligado a um carbono saturado (carbono ligado a outras três moléculas com ligações simples), conforme mostrado abaixo:
O álcool pode ser classificado em três categorias: álcool primário, álcool secundário e álcool terciário.
O álcool etílico, também conhecido como etanol ou álcool comum, é classificado como álcool primário, uma vez que sua estrutura é composta por uma hidroxila ligada diretamente a um carbono primário, como pode ser visto na figura:
CH2 – CH2 – OH
O etanol é composto por duas moléculas de carbono, cinco moléculas de hidrogênio e uma molécula de oxigênio, como mostrado na figura acima. Contém apenas ligações simples entre os carbonos. Por isso, em sua nomenclatura oficial, temos o ET- referente à quantidade de carbonos, -AN-, referente à presença de ligações simples apenas, e -OL, referente ao composto orgânico álcool.
O álcool secundário é aquele cuja hidroxila se encontra ligada diretamente a um carbono secundário, ou seja, um carbono ligado a outros dois carbonos; enquanto que o álcool terciário é aquele cuja hidroxila se encontra ligada diretamente a um carbono terciário, ou seja, um carbono ligado a outros três carbonos.
Além disso, o álcool apresenta uma característica muito importante, sendo classificado como uma molécula anfifílica, apresenta em sua estrutura uma parte polar (-OH), solúvel em água, e uma parte apolar (CH2 – CH2 –), que é solúvel em solventes orgânicos, como a gasolina ou óleos.