Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Decantação

Química - Manual do Enem
Sara Nahra Publicado por Sara Nahra
 -  Última atualização: 28/7/2022

Introdução

A decantação é um dos principais métodos de separação de misturas heterogêneas.

Mas o que são misturas heterogêneas? São aquelas que apresentam mais de uma fase, cada uma delas apresentando propriedades diferentes. Alguns exemplos de mistura heterogênea são água e óleo, água e areia, areia e cascalho, sal e areia etc.

O processo de decantação baseia-se na diferença de densidade dos componentes que formam a mistura. Existem três formas de realizar a separação das misturas por meio da decantação, que dependem da fase em que se encontram os componentes da mistura.

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚 

Índice

Decantação de um sólido insolúvel em um líquido

O processo de decantação para separar um sólido que não se encontra dissolvido em um líquido ocorre da seguinte forma:

O sólido apresenta densidade maior que a do líquido. Logo, ao deixar a mistura em repouso por um certo tempo, todo o sólido é depositado no fundo do recipiente, através da sedimentação. O líquido separado do sólido pode ser transferido para outro recipiente por duas formas:

  • Vira-se lentamente o recipiente onde a mistura se encontra, para que somente o líquido seja transferido para o outro recipiente, conforme é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Representação esquemática do processo de decantação.

Figura 1. Representação esquemática do processo de decantação.

Após a sedimentação da fase sólida, é utilizado um sifão para transferir a fase líquida de um recipiente para outro. O processo é chamado de sifonação e está demonstrado na Figura 2. Note que os recipientes devem estar em elevações diferentes, para que a água passe naturalmente de um recipiente para outro.

Figura 2. Representação esquemática do processo de decantação seguido de sifonação.

Alguns exemplos de aplicação deste processo são: separar água da areia e purificar água barrenta nas estações de tratamento de água.

Decantação acelerada de um sólido insolúvel em líquido - Centrifugação

O processo denominado centrifugação trata-se de uma decantação acelerada, onde é utilizada uma centrífuga, como mostra a Figura 3.

Figura 3. Processo de centrifugação.

A elevada velocidade de rotação deste equipamento permite que, por inércia, as partículas insolúveis da mistura (que apresentam maior densidade) se sedimentam no fundo do tubo da centrífuga, restando a fase líquida (de menor densidade) por cima do sedimento.

Este líquido é chamado de sobrenadante. Ele é, então, separado por decantação do sólido.

Alguns exemplos de aplicação deste processo são: na separação de membranas celulares e do citoplasma, após ruptura de células, e na separação dos elementos do sangue e do plasma sanguíneo. Esta técnica é muito usada em análises laboratoriais, na área de pesquisa e da biotecnologia etc.

Decantação em líquidos imiscíveis

No método de separação de misturas compostas por líquidos imiscíveis é utilizado um equipamento denominado funil de bromo, como mostra a Figura 4.

Figura 4. Representação esquemática da decantação usando funil de bromo.

Neste processo, o líquido mais denso permanece na parte inferior do funil. A torneira localizada na base do funil é aberta e o líquido que está por baixo irá escoar. É a abertura da torneira que irá controlar a velocidade de escoamento do líquido.

Quando todo o líquido mais denso tiver sido transferido para outro recipiente, a torneira é fechada, impedindo a passagem do líquido menos denso.

Alguns exemplos de aplicação deste processo são: na separação de água e óleo, em pesquisas e purificações laboratoriais.

Decantação de sólido em um gás

No processo de decantação para separar partículas sólidas de um meio gasoso é utilizado um equipamento composto por vários obstáculos que apresentam formato de zigue-zague.

À medida que a mistura vai passando pelos obstáculos, as partículas sólidas vão perdendo velocidade e vão sendo depositadas pelo caminho, até que o gás saia limpo do outro lado do equipamento.

O equipamento que é utilizado pelas indústrias para realizar este método de decantação é denominado câmara de poeira ou chicana, que pode ser observado no esquema da Figura 5.

Figura 5. Representação esquemática do processo de decantação gasosa.
Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UERJ/2006

A técnica de centrifugação é usada para separar os componentes de algumas misturas. Pode ser utilizada, por exemplo, na preparação de frações celulares, após o adequado rompimento das membranas das células a serem centrifugadas.

Em um tubo apropriado, uma camada de homogeneizado de células eucariotas rompidas foi cuidadosamente depositada sobre uma solução isotônica de NaCl. Esse tubo foi colocado em um rotor de centrífuga, equilibrado por um outro tubo.

Considere as seguintes massas médias para algumas organelas de uma célula eucariótica:

  • Mitocôndria: 2 x 10-8 g;
  • Lissoma: 4 x 10-10 g;
  • Núcleo: 4 x 10-6 g.

Dentre os sistemas a seguir, aquele cujos componentes podem ser separados por centrifugação é:

A Petróleo
B Álcool hidratado.
C Solução de sacarose em água.
D Suspensão de leite de magnésia.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail