O conceito de cultura apresenta vários significados que nem sempre são usados para referir-se às mesmas coisas. Os cientistas sociais Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram 167 definições diferentes sobre cultura. No entanto, todas as explicações e definições apresentadas estão no campo da historiografia, sociologia, antropologia e filosofia.
A definição mais geral sobre esse conceito foi formulada no século XIX pelo antropólogo britânico Edward B. Tylor, que definiu a cultura como sendo o complexo que inclui o conhecimento, a moral, a lei, os costumes, as crenças e todo e qualquer hábito adquirido pelos membros de uma sociedade.
Na Antiguidade romana, o termo cultura adotava o significado de cultivar, podendo significar o cultivo de plantas ou de conhecimento. Na contemporaneidade, a cultura é frequentemente associada a manifestações artísticas, como apresentações de música, dança, teatro, ou exposições de quadros e esculturas.
Entre os séculos XVIII e XIX, o conceito era associado, principalmente pela elite intelectual e financeira europeia, à educação, aos bons costumes, à etiqueta e ao comportamento elevado.