Serviço Social na Faculdade Pitágoras
- Graduação
- 8 semestres
- 51 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 179,56

Boa
(20)
Como é o curso de Serviço Social na Faculdade Pitágoras?
O curso de Serviço Social, na Faculdade Pitágoras, tem o objetivo de formar profissionais que exerçam atuação em cenários de políticas públicas e programas sociais. Dessa maneira, a formação conta com disciplinas que auxiliem o estudante no desenvolvimento do perfil profissional.
Entre as temáticas abordadas no curso, estão: Acumulação Capitalista e Desigualdade Social, Administração e Planejamento em Serviço Social, Comunicação na Prática do Assistente Social, entre outras.
O curso possui duração de 4 anos (8 semestres), período no qual o aluno desenvolverá seus estudos de forma 100% online. Para isso, a instituição disponibiliza ferramentas para o auxílio do estudante, como o Portal do Aluno, plataforma na qual as videoaulas e materiais digitais podem ser acessados.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciênicas sociais aplicadas
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Direitos Humanos
Filosofia
Formação Social, Histórica E Política Do Brasil
Sociologia
Como é a faculdade Faculdade Pitágoras
Avaliação dos Alunos
Boa
20 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 59.000 alunos matriculados
- mais de 4.000 docentes
- 86 cursos de graduação
- 25 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Pitágoras possui o Canal Conecta, um site gratuito com vagas de emprego exclusivas para os alunos das instituições do grupo Kroton.
O canal conta com ferramentas que auxiliam os estudantes a entrar no mercado de trabalho, como pesquisa comportamental gratuita, combinação de vagas com o perfil do candidato e sistema de geolocalização das oportunidades.
Desde o início do projeto, mais de 50 mil vagas foram publicadas.
O curso de Serviço Social forma profissionais capazes de defender os direitos humanos e incentivar a criação de de políticas públicas voltadas à cidadania e à justiça social.
Durante a formação, o aluno aprende a identificar, analisar e intervir em situações de vulnerabilidade social, utilizando métodos específicos do campo.
A graduação é oferecida em nível de bacharelado, com duração média de 4 anos: período em que o estudante cumpre atividades teóricas, aulas práticas, estágio supervisionado e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
As disciplinas presentes ao decorrer da faculdade enfatizam o papel das políticas públicas para a equidade social, assim como os direitos sociais, fundamentos históricos, sociologia, psicologia social e economia política.
A formação é suportada por modalidades presencial e a distância (EaD), e garante que o egresso saia pronto para atuar como assistente social, comprometido com a defesa dos direitos humanos e da justiça social.
Quanto tempo dura o curso de Serviço Social?
O Ministério da Educação (MEC), estabelece uma carga horária mínima de 3.000 horas para o curso de Serviço Social, totalizando 4 anos.
Quais são as melhores faculdades de Serviço Social do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Serviço Social do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Instituição | Nota | Cidade |
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) | 5 | Franca - SP |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) | 5 | São Luís - MA |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | 5 | Florianópolis - SC |
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) | 5 | Rio de Janeiro - RJ |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) | 4 | Rio de Janeiro - RJ |
Universidade de Pernambuco (UPE) | 4 | Palmares - PE |
Como é a pós-graduação em Serviço Social?
A pós-graduação em Serviço Social é destinado a profissionais já graduados que desejam aperfeiçoar habilidades em pesquisa e planejamento de políticas sociais.
Além de disciplinas teóricas que abordam temas como direitos humanos, políticas públicas e intervenção social, o programa incentiva a realização de pesquisas e a elaboração de uma dissertação.
A pós-graduação em Serviço Social não só amplia o conhecimento teórico e técnico dos profissionais, mas também os capacita a desenvolver uma visão crítica e inovadora sobre as questões sociais.
Quais pós-graduação os formados em Serviço Social podem fazer?
Os profissionais formados em Serviço Social podem se especializar em áreas específicas ligadas à Gestão de Recursos Humanos, Psicologia, Sociologia, e outros, ampliando suas habilidades e conhecimentos. Entre as principais alternativas estão:
Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família: Especialização voltada para profissionais que desejam atuar na promoção da saúde em nível familiar e comunitário.
Saúde da Família: Foca na atuação integrada dos serviços de saúde para melhor atendimento às famílias.
Serviço Social e Previdência: Especialização que prepara o profissional para atuar em questões sociais relacionadas à previdência e seguridade social.
Proteção Integral à Criança e ao Adolescente: Direcionada aos que querem se especializar na defesa e garantia dos direitos infantojuvenis.
Gestão de Recursos Humanos: Habilita o assistente social a atuar na gestão de pessoas e no desenvolvimento organizacional.
Serviço Social é a área responsável por defender os direitos humanos e incentivar a cidadania e o bem-estar social, auxiliando na criação de políticas públicas que visam reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida da população.
Seu objetivo é enfrentar problemas como a pobreza, a exclusão social e a violação de direitos para construir uma sociedade justa e equitativa.
O profissional da área, denominado de assistente social, é aquele que coloca os princípios em prática, trabalhando para identificar e suprir as necessidades sociais de indivíduos e comunidades.
Bolsas de estudo para o curso de Serviço Social
Qual é a função do Serviço Social?
A função do Serviço Social é promover a justiça social, a inclusão e a cidadania através da elaboração e implementação de políticas e programas sociais que atendam às necessidades da população.
Os profissionais dessa área trabalham para garantir o acesso aos direitos básicos, como saúde, educação, moradia e assistência social, especialmente para as comunidades mais vulneráveis.